[Olhares sobre o ESC2022] Reino Unido

Reino Unido
Intérprete(s): Sam Ryder
Tema: "SPACE MAN"



Adão Nogueira - O Reino Unido precisa urgentemente de se encontrar, pois cada ano que passa para mim é sempre uma desilusão. Ao contrário da generalidade, "Space man" não me diz rigorosamente nada, sendo uma canção aborrecida onde a única coisa plausível é mesmo a voz de Sam Ryder. Enquanto o videoclipe oficial é um pouco acriançado, ao vivo torna-se um bocado monótona e até irritante. Pontuação: 3 pontos


Alina Aleixo - Estou confusa relativamente àquilo que penso sobre “SPACE MAN”… A melodia começa de uma forma tranquila, dando a ideia de que toda a canção será nesse registo, só que repentinamente ocorre uma mudança inesperada para um poderoso refrão. A meu ver, essa mudança sem qualquer transição torna a canção um pouco estranha, soa-me como se o “I’m up in space, man” não devesse pertencer ali, ou pelo menos não naquele tom. Todavia, gosto da letra, faz-me lembrar a vontade de ir ao espaço que se costuma ter na infância. Reconheço a grandiosidade desta canção, mas infelizmente não é das que mais aprecio, pelo menos por enquanto… Talvez ainda cresça em mim. Ainda assim, acredito que esta canção tire o Reino Unido da miséria que tem sido ultimamente em termos de classificação. Pontuação: 5 pontos


Fernando Pereira - O homem do espaço e do tik tok chegou, mas será que vai arrasar? Veremos...Boa voz, das melhores deste ano. É diferente de tudo desta edição, ouve-se bem algumas vezes. Penso que aqui é o oposto da lituânia, ou seja o palco irá influenciar muito o resultado final. Por falar em final, ao menos o Reino Unido já lá está obviamente. Pontuação: 7 pontos


João Monteiro - O Reino Unido, com esta música, demonstra que vem com uma imagem muito mais bonita face ao que nós todos sabemos que se passou no ano passado, em Roterdão. Embora a música de James Newman não fosse para esse registo, até porque a meu ver, nenhum país merece 0 pontos. Esta música demonstra, como a de alguns países do Big 5 como é o caso de Itália, Espanha e arrisco dizer França (canção de que gosto muito), parte da cultura britânica e tenho um feeling que vão ter um bom resultado este ano em Turim. Tudo dependerá da apresentação no palco. Pontuação: 10 pontos


Marcelo da Silva - Welcome to the show UK, where’ve you been all this time? O Reino Unido poderá mesmo ir de ‘zero a herói’. Ainda é muito cedo para falar de vitórias, mas se o Reino Unido vencer a Eurovisão, será bem merecido. "Space Man" está no meu Top3, é dos meus temas favoritos, e Sam é tão carismático. Tenho a certeza que o Reino Unido vai arrasar na votação, tanto no júri como no televoto. Winner Vibes Here! Pontuação: 12 pontos


Miguel Braga - REINO UNIDO O QUE É QUE ACONTECEU CONTIGO? A BBC prometeu e cumpriu. A minha favorita! Música completamente viciante e com potencial de ser a grande vencedora desta edição (e mais que merecido). O Sam é fantástico. A voz dele ao vivo é algo fora de série, consegue manter os agudos com aquela rouquidão tão característica e presente em "Space Man". Tenho muita vontade de ver como o Reino Unido vai levar a cabo a sua atuação no festival! Acredito que será algo minimalista e que a canção falará por si. Acredito que facilmente estará no TOP 5 e que com a ajuda do júri e do televoto poderá ser o grande vencedor! Pontuação: 12 pontos


Sofia Oliveira - O Reino Unido, mantendo a tradição dos últimos 3 anos, envia uma balada potente cantada por um homem. No entanto, acredito que Sam Ryder tem um timbre único e "Space Man" traz algo de verdadeiramente diferente para o Reino Unido, a estrutura da canção é interessante.  Acho que esta canção tem muito potencial para ter um staging incomum e que marque pela diferença, e estou muito curiosa para ver se o Reino Unido decidirá apostar verdadeiramente na sua canção selecionada. Acredito que a tradição de obter o último lugar da final será quebrada este ano. Pontuação: 7 pontos


Tiago Ribeiro - O Sam é um belíssimo cantor, desilude pouco ao vivo e por isso posso confirmar que o Reino Unido, FINALMENTE, vem fortíssimo em 2022! Outra das canções em que estou curioso com a atuação em si porque acho que será isso que irá decidir o lugar de "Space Man" na grande final, tanto poderá ser top 10 como poderá estar nos últimos 5... e seria uma pena se isso acontecesse com o Sam. Seja qual for o resultado, valeu o esforço Reino Unido! Pontuação: 8 pontos


Tomás Nabais - Das Terras de Sua Majestade, chega-nos um tema pop intitulado “Space Man” na voz da estrela do TikTok Sam Ryder. A nível instrumental este tema é competente e agradável de se ouvir (apesar de a certa altura já ser um pouco cansativo, principalmente no refrão), contudo tem uma boa batida e é muito radiofónico. Sam Ryder defende bem a canção, contudo não é das minhas favoritas desta edição, mas acredito que ao vivo não desiludirá. Será que o Reino Unido voltará os lugares cimeiros? Acredito que sim, pois “Space Man” já está a ser um sucesso nas plataformas de streaming. Contudo, na Eurovisão tudo pode acontecer…Pontuação: 5 pontos


Média de pontuação do Júri: 8,21 pts

Média de pontuação dos Leitores: 7,26 pts

Média Final: 7,73 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. United Kingdom- Sam Ryder "SPACE MAN": Não estava a contar com esta pequena desilusão, afinal o homem do espaço não quer saber de buracos negros, não pode falar para os satélites, ele nem sequer é astronauta e, vamos lá, ainda sabe pelo menos que a gravidade o puxa para baixo e portanto não pode ir para muito longe. Ainda cheguei a pensar que ele estaria interessado em desenvolver um telescópio suficientemente potente para descobrir lá bem longe no infinito um planeta B, C ou D para salvar a humanidade do descalabro em que se encontra o planeta A. Como é fácil perceber não temos poesia mas uma letra básica que não insinua nada que nos faça pensar e quanto à musicalidade também não nos atira para o espaço e só resta, portanto a voz muito extensa de que é detentor. Pontuo com 2 pontos.

    ResponderEliminar