Olhares sobre o ESC2015: Sérvia


Sérvia
Intérprete(s): Bojana Stamenov
Tema: 'Beauty Never Lies'



Aáron García-Álvarez - Bojana consegue misturar de uma maneira quase perfeita a sua potente voz com a mensagem do poema e até mesmo com a melodia. Sérvia vai tentar com esta canção ficar no top, e pode consegui-lo graças a este mix de ritmos, o qual não resulta nada confuso como tem acontecido com algumas tentativas de outros países.

10 pontos

Carlos Coelho - A versão inglesa fez maravilhas por esta canção. Em Sérvio, era uma bonita canção de Vladimir Graic e muito bem interpretada numa língua exótica. Em inglês, a mensagem é eficaz, o tema cresce e temos um hino de tolerância que vai ter muitos fans em Viena, até pelo carisma de Bojana. A Sérvia deixou o orgulho de lado e, com o inglês, não vai só marcar presença a Viena, está na luta pelo top10.

10 pontos

Eurico Alves - Pois a beleza nunca morre e o mau gosto também não. Sem comentários…

1 ponto

Fabiana Silva - Minha maior decepção eurovisiva da história! Como Graic, um dos meus compositores favoritos, faz uma canção aos moldes de Ralph Siegel??? COMO É POSSÍVEL??? Melhor nem comentar muito, pois Bojana é uma artista magnífica e não merece ser duramente criticada por causa de uma música datada e cheirando a flop.

1 ponto

Fernanda Ribeiro - Uma pena que uma voz cheia de soul como a da Bojana Stamenov seja desperdiçada numa canção um pouco plana e sem soul. A batida electro que se ouve em som de fundo não ajuda nada e seria verdadeiramente dispensável quando se tem uma intérprete com este potencial. Penso que esta música poderia ser um hit se tivesse um som mais dos Balcãs, “limando-a” de algum tédio latente, especialmente na parte final.

4 pontos

Gonçalo Vieira - A Sérvia leva este ano ao ESC uma grande artista, em peso e em capacidade vocal! Infelizmente, ficamos por aqui quanto a elogios. O país que outrora venceu o certame na sua primeira participação enquanto nação independente, leva este ano uma canção algo datada e um autêntico déjà-vu a “Crisalide”. Ainda que a composição de “Beauty Never Lies” seja do compositor de “Molitva”, as duas canções estão anos-luz uma da outra. A mudança de língua na canção ainda veio piorar o cenário, já que o país balcã poderá assim não carimbar o passaporte para final do ESC2015. Uma grande desilusão, ainda que a força em palco da Bojana ainda possa trazer algumas esperanças. 

4 pontos

João Diogo - Never Lies nunca me encheu as medidas e ainda tiveram a infeliz ideia de a traduzir para inglês. Cantar em inglês no ESC é, neste momento, totalmente banal e é assim que este tema está. Aquela mudança a meio da canção não soa natural, é abrupta e torna uma balada pop (que até parecia agradável) em mais um techno. Destaca-se a voz e presença da Bojana.

3 pontos

Patrícia Gargaté - E este vídeo a cheirar a “F*ck you” da Lilly Alen? Mas bem, no geral não desgosto ainda assim falta alguma (muita) coisa. A mudança para inglês foi inteligente mas  duvido que seja suficiente. Esta, em conjunto com a da Moldávia, é das mais datadas do ano. Só que a da Moldávia cola, esta não...

4 pontos

Paulo Morais - A Bojana foi uma excelente escolha, o poder vocal dela é imenso... Em relação à canção, esta poderia ser melhor, talvez uma super balada balcânica seria uma melhor opção. Contudo, optaram por uma via mais mexida e renderam-se ao inglês o que, na minha opinião, fizeram mal: em sérvio a canção era bem mais forte.

6 pontos

Rui Ramos - Confesso-me um apaixonado por 'Ceo Svet Je Moj' mas com a mudança para inglês, a música perdeu 50% do seu encanto. Bojana tem uma voz poderosa e acredito que arrancará uma grande ovação. Um reparo só para a apresentação em Viena que terá de ser bastante melhorada.

3 pontos

Total: 46 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

2 comentários:

  1. Que pena! Uma voz fabulosa completamente desperdiçada nesta simples canção... O refrão é "catchy", de facto, mas não o suficiente para salvar esta aposta sérvia no seu regresso às lides eurovisivas. 4 pontos.

    ResponderEliminar
  2. É uma música com um refrão pegajoso, uma letra que pode apelar ao público eurovisivo e uma cantora possuidora de uma excelente voz - digamos que a Bojana é o elo forte nesta proposta na qual não consigo gostar.

    Beauthy Never Lies é simples, começa calma, até certo ponto doce, e depois explode num ritmo frenético - poderia se chamar "Crisalide" pelas semelhanças na estrutura musical.

    5 pontos

    ResponderEliminar