[OLHARES SOBRE O ESC2020] Finlândia


Finlândia
Intérprete(s): Aksel
Tema: Looking Back



Carina Ferreira - “Looking Back” é para mim um tema fresco e agradável de se ouvir. Gostei muito da voz de Aksel, creio que é mesmo o que se destaca mais neste tema como um todo, mesmo apesar de apreciar os elementos restantes da canção. Provavelmente não teria a vida fácil em Roterdão, mas creio que optar por uma atuação mais dinâmica seria a melhor decisão em Roterdão, algo que poderia levar a Finlândia a ter mais hipóteses de se qualificar.

10 pontos

Gonçalo Canhoto - A Finlândia foi a desilusão de grande parte dos fãs este ano e se, inicialmente me juntei a esse grupo, paulatinamente fui compreendendo que estava errado. Conseguindo aliar a contemporaneidade da sua produção a uma voz doce, para mim esta proposta vale mormente pela história que nos conta: a nostalgia de Aksel dos tempos temerários e inocentes de uma adolescência que não voltará. “Looking Back” é, indubitavelmente, a canção mais subestimada da temporada e que vê o seu principal problema ser a falta de imediatismo que um concurso como a Eurovisão requer. Necessita de ser entendida e assimilada, sobretudo pela ausência de um momento de grande impacto ao longo dos três minutos, o que certamente lhe custaria alguns votos dos telespetadores que a ouvissem pela primeira vez. Por tudo o acima descrito, não a via a atingir um grande resultado no certame – o que me entristece profundamente.
 
8 pontos

João Diogo - A Finlândia escolheu a sua melhor aposta, de entre as possíveis escolhas, para a Eurovisão 2020. É uma canção que Portugal, por exemplo, podia facilmente enviar à Eurovisão mas sem o encanto de ser na sua língua materna. É uma boa canção, com uma melodia bonita, e bem interpretada. Mas falta-lhe alguma coisa, falta-lhe aquele extra que a distingue de todas as outras. Acho que a Finlândia ia enfrentar fortes dificuldades para seguir em frente. É demasiado “lowkey”, tal como “O Jardim”, tal como “Medo de Sentir”.

6 pontos
 
Luís Coelho - É uma balada engraçada, mas tenho dúvidas que se fosse destacar muito no meio das outras baladas que, a meu ver, são mais potentes. No entanto, o Aksel tem uma voz interessante.

7 pontos

Luís Nepomuceno - A emissora estatal finlandesa enviaria a Roterdão Aksel e a canção “Looking Back”, interpretada em inglês. “Looking Back” é uma balada pop com sonoridades muito semelhantes às canções de famosos artistas internacionais. Uma música que facilmente se poderia ouvir nas rádios europeias.  Com uma letra muito bem escrita, é uma música que vende bem, que não desilude e que representa muito bem qualquer país. Dois pontos muito positivos: a voz de Aksel e a excelente produção da emissora finlandesa.  A escolha da Finlândia poderia ter sido outra, algo mais colorido e com mais ritmo... Mas “Looking Back” não desilude ninguém.  Passagem à final mais que merecida, tanto para o Aksel como para a Finlândia.

10 pontos

Paulo Lima - Gostava muito da sonoridade de “Cicciolina”, porque me lembrava da Finlândia dos anos 80 e da língua finlandesa, aglutinadora com enormes palavras, mas parece-me que a Finlândia este ano fez a escolha acerta. Selecionou uma canção séria na sua pretensão. Mostraria este ano uma balada bem construída, bonita e agradável de se ouvir, com um excelente interprete, cuja ambição seria apenas de cantar e bem. É uma das minhas favoritas, não acredito é que chegasse à final, pelos mais variados motivos.

8 pontos

Pedro Fernandes - Hmm... não sei que achar do que nos traz a Finlândia este ano. É ok, mas mais uma vez não se destaca em nada em termos de originalidade, igual a tantas coisas que já vimos. Não há nada que prenda a minha atenção. Não estaria na Final.

7 pontos

Tomás Nabais - Do lote de canções concorrentes para representar a Finlândia optaram a do Aksel “Looking Back”, em vez da “Cicciolina” de Erika Vikman (que era a minha favorita do Uuden Musiikin Kilpailu 2020). Confesso que este tema não me conquistou totalmente o coração, pois não faz o meu género, apesar da boa mensagem que fala em vivermos o presente em vez de ficarmos a remoer o passado. Acho que não se safava nesta edição, por ser uma canção pouco apelativa para um público mais exigente, mas nunca o saberemos.

 
3 pontos
 
Vasco Miguel - Oh Finlândia, tinhas tão melhor na UMK e decidiste trazer mais do mesmo. Não consigo gostar de "Looking Back", uma canção que não me diz mesmo nada. Por mim, ficaria na Semi Final.
 
2 pontos
Total dos 33 comentadores: 174 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. FINLÂNDIA: AkseL "Looking back" Esta composição relata-nos as saudades de uma juventude perdida no tempo que avança depressa e por mais que se pise as mesmas ruas já não se consegue sentir os vestigios desse passado, agora resta apenas a memória de boas recordações. Canção sentimentalóide a que o Aksel empresta a sua voz com bastante competência, embora esta música não dê para muitos festejos. Dou: 3 pontos.

    ResponderEliminar