[Olhares sobre o JESC2022] Polónia

   

Polónia
Intérprete: Laura
Tema: "To The Moon"

Adão Nogueira - Conforme os anos anteriores, a Polónia organizou o Szansa na Sukces como a sua final nacional para escolher o seu representante. A sorte saiu a Laura e a sua “To the moon”. É uma música pop positiva e otimista que fala sobre não termos medo e sonharmos alto, tema que já estou um pouco cansado de ver todos os anos neste concurso. Como pontos positivos a salientar são a presença e voz de Laura.

Alina Aleixo - A Polónia traz-nos um pop dançante. Não desgosto desta canção, mas a meu ver soa demasiado genérica. Não correspondeu às expectativas que eu tinha quando comecei a ouvir os primeiros segundos. A letra transmite uma mensagem sobre não ter medo de sonhar daqui até à lua, adequando-se, portanto, ao instrumental que possui uma atmosfera espacial. Resta- me dizer que não sei o que o futuro reserva para esta canção na tabela de pontuação do JESC, mas desejo a maior das sortes à Laura!

André Pereira - Talvez a pior canção da Polónia desde 2017, mas que poderá ser uma dark horse da edição. A canção não me diz muito e acaba por passar-me despercebida... Mesmo com a boa interpretação da Laura, acho que não é suficiente para tornar a canção fantástica.

Diogo Martins -  A Polónia traz-nos mais uma canção pop, tal como tem sido habitual nos últimos anos. Ao contrário das suas concorrentes diretas, esta proposta polaca tem menos força. Falta algo que faça sobressair. Chega a um ponto da canção que se torna maçadora. Acho que chegou a altura de a Polónia arriscar mais e apostar diferente. Certamente, a Laura irá arrasar no palco e defenderá bem a canção.

Gonçalo Canhoto - A Polónia finalizou 3 das suas últimas 4 participações dentro do top 2 da competição – um leque de resultados invejável à larga maioria dos países concorrentes. Em 2022 o país selecionou Laura e “To The Moon” como representantes. Uma proposta sólida, moderna e bastante comercial, produzida de forma muito competente. Ainda assim, e mesmo que não haja grandes falhas a apontar à aposta polaca, sinto que lhe falta um elemento que a eleve e a faça destacar-se, acabando por parecer insuficiente face aos mais recentes esforços da nação eslava.

Ivo Mendonça - Se a Polónia tem sido muito forte nos últimos anos? Sim, tem insistido numa fórmula de modernidade, levando adolescentes no limite da idade de participando, por forma a potenciar a modernidade das canções. Este ano mantiveram a linha ao nível da canção, mas decidiram levar alguém bem mais jovem, que não se adequa ao estilo de canção. Boa sorte!

Patrícia Gargaté - Dentro das propostas de pop contemporâneo acredito que esta esteja longe de ser a melhor. Espero que me surpreenda mas o facto é que não estou à espera de uma grande prestação vocal… Ainda assim há que admitir que a Polónia costuma saber brilhar no JESC… A ver vamos!

Aceda AQUI às pontuações na íntegra

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JuniorEurovision.tv

Sem comentários