Olhares sobre o FC2014: Nas Asas da Sorte




André Moreira: A Zana mostra-se muito positiva e apaixonada pela música que, com segurança, interpreta em palco. "Nas Asas da Sorte" é bastante diferente de tudo o que se tem ouvido nos últimos anos e poderá ser uma proposta bastante interessante na Eurovisão. A voz potente de Zana consegue arrepiar os fãs eurovisivos. A métrica da letra resulta excelsamente em Português. Mesmo que não se aprecie o tipo de música (verdadeiramente folk e balcânico) é inevitável que esta fique a rodar nas nossas mentes. Em suma, proposta interessante, com potencial e merecedora de ser finalista havendo que corrigir a atividade do coro. A música tem ainda potencial para se juntar elementos cénicos. Gostei.

6 pontos

Eurico Alves: Esta é a grande surpresa do FC2014. Lembro-me perfeitamente de quando a ouvi nos ensaios e de como tudo parou no Convento do Beato para ouvir este tema que arrecadou o maior aplauso dos ensaios. Há aqui um lado original muito bom, a canção tem garra do início ao fim e, embora seja um pouco antiquada (mas isso são todas), tem muita garra e não deixa ninguém indiferente. O instrumental é fortíssimo sendo a primeira canção que há no mundo que me vez gostar de ouvir o tipicamente insuportável acordeão. Voz irrepreensível e uma sonoridade que pode surpreender lá fora, mas a concorrência é forte e a guitarra de “Mea Culpa” faz frente a "Nas Asas da Sorte".

10 pontos

João Diogo: Atuação poderosíssima num instrumental e letra bastante tradicionais. Considero que ao vivo tem muito mais impacto que visto na TV. Aquela que pode ser considerada o "dark horse" deste FC mereceu totalmente o lugar na final. A Zana tem uma performance vocal muito boa mas o ritmo da música pedia mais do que a simples interação com os membros do coro.

7 pontos

Luke Fisher: Adoro cada minuto desta canção! A cantora é irrepreensível, a canção é genuinamente portuguesa e a apresentação em palco é bastante boa. Gosto da expetativa que a canção cria, deixando o público com vontade de ouvir cada vez mais. É a minha canção favorita desta seleção!

12 pontos

Nelson Costa: A intro do tema é bastante cativante e chamativa. Zana é um monstro em palco, muito bem coadjuvada pelos quatro backing singers. O tema está em constante crescendo e, quando acaba, dá-nos vontade de ouvir ainda mais! Apesar da música ser a mais “lusitana” da final, apresenta várias influências de outras regiões europeias. O único senão é mesmo a letra, demasiado local para um tema que pretende ir ao festival Eurovisão e talvez ganhar. Vou-me repetir, mas Zana é a grande surpresa deste festival.

8 pontos

Nuno Carrilho: Na minha opinião, a grande surpresa da edição! A Zana tem um vozeirão que é impossível classificá-lo! O tema (chamem-lhe o que quiserem) é um dos mais festivos da edição, sendo que no seu decorrer é facilmente percetível uma componente bastante tradicional! Votei nessa candidatura, mas não acreditava no seu apuramento! Mas se tal aconteceu, porque não pensar na vitória?  

12 pontos

Patrícia Gargaté: É uma canção interessante, tem ritmo e um início muito forte. Se nos representasse estaríamos muito bem entregues. A voz da Zana é maravilhosa, apenas daria mais dinamismo à atuação.

8 pontos

Paulo Morais: Gosto da sonoridade, assim como gostei da canção Kom da Suécia 2010, é uma canção com força e com uma letra bem popular, os chavões estão lá, o vinho, o vento, a paixão e as marés. A Zana canta muito bem, talvez precisasse de outra coreografia. É uma justa finalista, mas não irá a Copenhaga.

6 pontos

Pedro Sá: Er...um mix das Timoteij com a "Canção de Roda e Fantasia" do FC1989??? AH, e a cantora é a Mariza Koch da Grécia 1977!

5 pontos


Rogério Silva: Não percebo o porquê de tanta euforia em volta desta canção. Está bem que a voz da Zana foi sem dúvida a melhor deste festival, mas a canção parece-me ultrapassada de mais. No entanto, foi das poucas que se percebeu a letra da canção. Não sei se passaria à final na Eurovisão. Com algumas melhorias talvez surpreendesse.

6 pontos

Sânio Silva: Uma canção folclórica com uma sonoridade épica, e que causa um impacto instantâneo - algo muito importante no ESC. A Zana tem uma extensão vocal excelente e muito carisma. Ela consegue vender a canção muito bem, mas a apresentação ainda é bastante inadequada. O arranjo pede uma coreografia mais elaborada e um visual folclórico, já a atuação parece ser de uma balada clássica.

7 pontos

Total: 87 pontos

16 comentários:

  1. Opiniões diversas, nada de unanimidade, tal como aconteceu com os anteriores cantores já comentados. Apenas acho completamente forçada e intencional a comparação com as Timoteij no tema que referiram, algo que surgiu num perfil do youtube criado de propósito para denegrir a canção da Zana. Vamos lá: mais seriedade e menos parcialidade. Mas a maioria dos comentadores esteve bem, mesmo entre aqueles que criticaram, apontando problemas, sempre numa perspetiva construtiva.

    ResponderEliminar
  2. Este comentador Pedro Sá deve ter a mania....três musicas que comenta, três comentários deita abaixo.... até parece que a sua "Tensão" o deixa confortável para falar desta forma!

    Acho que já se tornou uma verdade inegável e unânime que a canção da Zana e da Catarina são as melhores....qualquer uma delas pode garantir um lugar na final do ESC.

    Esta canção especificamente, acho que num recap ninguem fica indiferente a ela, definitvamente é uma canção que marca.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de dizer que a Zana tem uma boa voz, mas isso não chega... A canção é um pouco antiquada, não resultaria no ESC (o júri podia dr alguns pontos,já o televoto não sei se dava)... Já levamos tanta música tradicionalmente portuguesa e nunca resultou, não seria desta vez que resultava. :)

    ResponderEliminar
  4. Esta é a melhor música e a mais adequada para a Eurovisão. Se passar (difícil, porque os tugas vão dar à vitória à Susy), vai deixar muita gente aqui de boca aberta com a aceitação e os resultados que iria ter lá fora. É folk, épica e uma interpretação baseada no poder da voz. É isso que se pretende. Estejam atentos aos fóruns internacionais...esta é a FAVORITA!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não gostei muita da canção da Zana quando a ouvi pela primeira vez, mas notei o impacto causado pela presença marcante em palco da cantora e respetivo coro. Creio que com uma melhor captação de som, Nas Asas da Sorte pode representar muito bem o nosso país. Boa sorte, Zana.

    P.S. - o vestido verde foi uma ótima escolha.

    ResponderEliminar
  6. Ora cá está, o único comentador que não é português a dar 12 pontos à Zana e a dizer que é a melhor música deste festival. Ainda há dúvidas que a Zana é que deveria ganhar? Pena é que haja fãs da Catarina que estejam concentrados em votar nela apenas para vingar algo que se passou há 4 anos atrás. Eu rio imenso quando vejo pessoas a dizerem que a Catarina vai ficar no top 5 ou até mesmo ganhar. É que se passar à final já é uma sorte, mas já tou mesmo a ver a situação: resultado razoável no televoto (nunca conseguimos grandes votações no televoto) e o júri vai arrasá-la! Resultado: não passamos da semi-final.

    Enfim, votem Zana! 760 10 10 03

    ResponderEliminar
  7. Por muito que não se goste, é inegável as semelhanças da música da Zana, com a música Kom das Timotej.

    ResponderEliminar
  8. Ao ler os foruns estrangeiros, 99% gosta mais desta canção! E eu também!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvidas uma optima opção...
    Só tenho pena que as duas melhores musicas nesta final sejam de compositores estrangeiros...será que não temos bons compositores cá? onde andam?

    ResponderEliminar
  10. Três das cinco canções finalistas são de compositores estrangeiros. - marc, jan e andrej. E são as três melhores

    ResponderEliminar
  11. Anónimo says: 12 de Março de 2014 às 17:19 Reply
    Esta é a melhor música e a mais adequada para a Eurovisão. Se passar (difícil, porque os tugas vão dar à vitória à Susy)

    Sera mesmo so os tugas que votarao nela??? tem a certeza??? voce fala de uma maneira como so os tugas é que gostam desse tipo de musica. Deixem-se de coisas porque se ela ganhar que espero bem que nao, a culpa nao sera so dos tugas.

    ResponderEliminar
  12. Tiago Varela - Canção antiquada, completamente ultrapassada, sem uma construção interessante que a torne minimamente orelhuda. Há alguma coisa nos coros que os torna assustadores e aquele som de acordeão aos meus ouvidos soa péssimo. A única coisa que gosto neste projecto é a cantora. A Zana é uma excelente cantora e consegue atrair e causar impacto positivo em quem a ouve. Pena que a canção seja tão fraquinha. Esta canção é daquelas que levará alguns estrangeiros a demonstrarem aquela sua faceta de "carinho pelos desfavorecidos" que Portugal costuma receber. Dão elogios por levarmos algo português mas nunca votariam nisto. É exactamente contra isto que devemos lutar na Eurovisão, esta ideia que Portugal é aquele cantinho coitadinho que leva sempre o seu folclore como se ainda estivéssemos nos anos 90. Posso entender que tendo em conta as finalistas esta nem é mázinha, mas não posso entender tantos elogios e entusiasmo em volta desta composição. Seja como for se ganhar terá o meu apoio e espero que tenham o maior sucesso.

    2 pontos

    Deixem-se só acrescentar uma critica pessoal aos portugueses em geral e que nada já tem que ver com esta canção. Ás vezes questiono-me se os portugueses ainda pensam que as canções para a eurovisão têm que ter um significado do país de origem?! É que me parece uma constante ... É uma obsessão com o folclore nacional que eu nunca consegui entender. Este colar o Festival da Canção ao folclore nacional é algo que me chateia profundamente. Levar uma canção moderna com inspiração em folclore uma vez por outra tudo bem (os Flor de Lis são um belo exemplo) mas haja bom senso. Os fãs querem mudanças, mas acabam sempre por defender o mesmo tipo de cantores e composições.

    | Anterior |

    1.º lugar | 8 pontos | Rui Andrade - Ao teu encontro
    2.º lugar | 5 pontos | Catarina Pereira - Mea Culpa
    3.º lugar | 2 pontos | Zana - Nas asas da sorte

    ResponderEliminar
  13. "Os fãs querem mudanças, mas acabam sempre por defender o mesmo tipo de cantores e composições."
    Peço desculpa Tiago Varela, mas quando coloca, para já, em primeiro lugar o Rui Andrade, com uma proposta igual a milhentas outras que já levámos ao ESC, como é que pode afirmar tal coisa?

    ResponderEliminar
  14. Adoro este tema. O mais falado nas redes sociais entre estrangeiros. Não vai ganhar (esse premio vai para a Suzy) , mas vai ter vida longa. Parabéns pela canção, pela atuação e por ser tão brutal. Zana, em palco

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 09:22

    As 5 finalistas são todas más opções para a Eurovisão. Contudo e uma vez que apenas podemos votar agora nessas 5 canções considero que a do Rui é a menos má. Antes de afirmar que eu adoro uma canção poderia ir aos meus comentários na página de cada canção.

    Como tal eu na semifinal não votei em nenhuma das 5 finalistas. Eu votei na Carla Ribeiro - Mais para dar, pois considero que era a melhor aposta para a Eurovisão. Todas as canções finalistas são mais do mesmo.

    Tiago Varela

    ResponderEliminar
  16. "nas asas da sorte" balcânico????????? oh meu Deus.....

    ResponderEliminar