Olhares sobre o FC2015: A Noite Inteira (Filipa Baptista)

Tema: A Noite Inteira
Intérprete: Filipa Baptista
Compositor: Augusto Madureira
Letra: Augusto Madureira

Eurico Alves: Uma das canções que eu mais aguardava, e talvez por isso me tenha sabido a pouco, a muito pouco! A melodia merecia mais força, o instrumental, devido à banda a vivo, ficou muito suave e o corpo da canção não se ligava ao refrão (parecia até um pouco amador). O melhor foi mesmo a mensagem forte da letra (ainda que muito básica), mas para dupla em questão esperava-se bem mais depois da grande canção de 2009 (no meu ver ainda melhor que Há Dias Assim). Esta sonoridade (do refrão) agrada ao público, mas é mais do mesmo… todos os anos há resmas de músicas assim que acabam por passar despercebidas lá fora, daí que eu ache que Augusto Madureira devesse ter optado por uma segunda versão de O Teu Lugar. Antes de terminar, não posso deixar de referir que a Filipa esteva lindíssima no palco do FC2015, mas como o que conta são as canções:
4 pontos

Fabiana Silva: Esse tipo de música já foi visto tantas vezes pelas seletivas e pelo Eurovisão que acabou se tornando banal. Filipa é uma ótima cantora e tem muito domínio do palco e das câmaras, mas merecia uma entrada mais moderna e com maior impacto. Não gosto nada das quebras repentinas dentro da melodia, que simplesmente não combinaram entre si - é como se Augusto tivesse juntado alguns trechos de músicas para completar os 3 minutos. O que mais me agradou foi a estrutura do começo da música.
2 pontos

Fernanda Ribeiro: Esperava mais desta música, e, apesar de não ter tido a sorte da noite, talvez merecesse um lugar na final. A Filipa estava muito bonita e sensual no seu vestido azul. As mudanças de tonalidade um pouco estranhas ao longo da canção, provavelmente ditaram o seu destino. Tem ritmo, mas falta ali um pequeno nada que não consigo explicar.
7 pontos

João Diogo: Tinha grandes expectativas para esta música mas infelizmente saíram todas defraudadas. A Filipa esteve bem, nada a apontar nesse aspeto, o problema foi mesmo o instrumental. É demasiado confuso, parece não haver um ligação entre as diferentes partes da música, chega a ser vazio. Gosto da parte em que entra o piano, são os melhores segundos de todo o tema, mas depois vem a parte da voz modificada que é simplesmente má. Este tema precisava de ser muito trabalhado mas para isso também era preciso ter dado mais tempo aos compositores.
4 pontos

Luke Fisher: Uma entrada sem graça, nem sequer muito bem interpretada. O refrão não é mau, mas a canção no seu todo parece-me bastante datada.
5 pontos 

Nelson Costa: Confesso que estava à espera de mais do compositor que tão bem conhece a Eurovisão, porque por lá passou em 2010 (e muito bem) e como eurofã dos antigos que também o é. Tal como outras, os arranjos soaram-me a produto inacabado, ficando o som a parecer algo dos finais dos anos 90. Uma melhor produção coreográfica da noite teria posto a Filipa “a dançar a noite inteira” com o bailarino. As mudanças repentinas dentro da canção só teriam sido possíveis com um instrumental mais forte. Assim, ficou algo confuso. 6 pontos

Nuno Carrilho: Uma proposta totalmente diferente das anteriores apresentadas pelo Augusto que infelizmente acabou por ficar pelo caminho... Foi um dos temas que mais gostei e aquele cujo refrão me ficou na cabeça. A Filipa mostrou-se bastante segura mas no início foi perceptível alguns nervos na voz... 
10 pontos 

Patrícia Gargaté: A noite inteira até tinha o seu potencial e surpreendeu-me por não ter passado. Mas precisava de alguns (muitos) arranjos.
7 pontos

Paulo Morais: O Augusto Madureira tentou ir por um caminho mais mexido, mas a experiência terminou numa mescla estranha e desinteressante. Esperava muito, mas muito mais desta dupla, até porque ele viveu a experiência eurovisiva há poucos anos e deveria saber ao que estava a concorrer! Ocupa o 4º lugar do meu Top 6.
3 pontos

Sânio Silva: Talvez um dos melhores temas pop a aparecer no Festival da Canção. A produção e o arranjo são de muita qualidade, e a melodia é envolvente. A apresentação foi simples, mas muito efetiva. Augusto Madureira é um letrista fantástico, e fez mais um belo poema para essa canção. Talvez Filipa não tenha a voz adequada para uma música como essa, mas conseguiu se apresentar com competência.
7 pontos

Total: 55 pontos

Nota: Os comentários de Fabiana Silva e Sânio Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores. Os comentários de Luke Fisher foram traduzidos do inglês.

3 comentários:

  1. Devia estar na final. A canção logo à primeira audição fica na cabeça e a atuação foi muito boa. A Filipa estava lindissima.

    12 Pontos.

    ResponderEliminar
  2. Eis a melhor da primeira meia-final. Claramente. Não lhe dou a pontuação máxima só por causa da mudança sonora desfazada e completamente inútil antes de iniciar a arrancada final. Produto inacabado. Mas superior a qualquer outra concorrente acabada. A paragem no meio transitando repentinamente para um ritmo lento muito contrastante serviu apenas para a afundar. Quando se faz uma boa melodia rápida não se lhe tira o ritmo. Foi uma pena. Porque mesmo com estes defeitos a melodia consegue sobrepor-se às outras que passaram. É estremamente melodiosa.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  3. Não foi das piores mas também não tenho uma opinião positiva deste tema...o compositor nem fez um trabalho muito mau (mas muito longe de 2010)...mas a Filipa esteve a meu ver e ouvir muito mal...pareceu-me não ter voz para a música, e isso comprovou-se quando cantou a música da Anabela...espera muito mais...


    4 pontos

    ResponderEliminar