Olhares sobre o FC2017: Para Perto (Golden Slumbers)


Tema: Para Perto
Intérprete: Golden Slumbers
Compositor: Samuel Úria
Letra: Samuel Úria




Aaron Garcia-Alvarez: Lembra-me uma das musicas da final espanhola, música com base country e em inglês. Mesmo assim, fica muito longe das músicas ouvidas nesta noite. Para mim passou de pontas pela semifinal e da mesma maneira não faria um bom papel como representante de Portugal em Kiev. 4 pontos

Eurico Alves: Muito calma, demasiado calma, boa para passar numa rádio e fazer-nos companhia ao longo de uma viagem porque faz relaxar e cria até uma atmosfera agradável, mas lá vem o problema do ESC… Porque é que a RTP não pediu aos compositores para verem as últimas 2 ou 3 edições do ESC e lhes disse: ‘conseguem fazer algo que se enquadre nisto?’, se a resposta fosse não então o compositor recusava o convite, tão simples. A vantagem de métodos de seleção como 2009/10/11 é que obriga precisamente os compositores a esforçarem-se por causa da concorrência criada; já assim, sem exigência de resultados aos compositores, com garantias de pagamento e de divulgação, parece que qualquer coisa serve. 2 pontos

Fabiana Silva: Simplesmente não consigo entender nenhuma palavra do que as Golden Slumbers cantam. Ainda assim, foi a proposta que mais me agradou e que, se tivesse uma interpretação mais confiante e um pouco mais de peso no instrumental, poderia ser uma excelente representante para Portugal em Kiev - sabemos que um bom country pode facilmente conquistar os corações dos eurofãs. As meninas pareciam perdidas, sem saber como lidar com as câmeras, e também faltou química entre elas; quanto à parte vocal, elas deram conta do recado. 3 pontos

João Diogo: As Golden Slumbers foram, para mim, as piores da noite. Composição muito monótona para uma música country, com as intérpretes com ar de quem não estava muito preocupado com o que se passava. A letra foi impercetível em várias partes da música, o que também não ajudou.  O figurino completamente desajustado. Nada funcionou e por isso a eliminação é justa. 2 pontos

Luís Florindo: Interessante inspiração country, vozes com timbres bonitos mas presença fraca em palco por parte das intérpretes. Podem até ter "vozes angelicais", nas palavras do autor, mas a canção é de rádio. Uma aproximação às suecas First Aid Kit mas sem o mesmo efeito. 3 pontos.

Nelson Costa: Um dos mais criativos compositores da atualidade brindou o Festival da Canção com uma composição datada, desajustada e desadequada para o propósito a que se destinava. Ou pelo menos, para o propósito que nós achamos que deve ter o Festival da Canção. Que desilusão! Uma mescla de country e blues, protagonizada por duas irmãs com voz fofinha… Não sei se foi do áudio ou da própria interpretação, mas a letra tornou-se impercetível em diversos momentos da canção. De louvar a presença do autor no palco. Samuel Úria: volta ao Festival da Canção mas com uma canção mais criativa e original como tão bem sabes fazer! Nota de rodapé: O figurino não é próprio para a canção nem para a jovialidade das duas artistas. 4 pontos.

Nuno Carrilho: O tema mais esquecível da noite. Apesar de ter um dos instrumentais mais interessantes da noite com uns toques de country, Para Perto acabou por perder em todas as outras vertentes: a letra é incompreensível, o figuro foi completamente desajustado, as jovens pareciam ter caído "ali de para quedas" e até a presença do coro pecou pelo excesso de vozes... Acabou por se tornar mais uma boa canção a concurso que poderia vir a ter algum sucesso na Eurovisão, depois de uns grandes arranjos e noutra voz. 3 pontos

Patrícia Gargaté: Como assisti a esta semifinal ao vivo não tinha noção do impacto que isto tinha causado em TV... impacto negativo. Todas as pessoas que conheço que assistiram ao festival vieram dizer-me que não percebiam bem o que elas estavam a cantar... e estavam certas! Realmente as palavras soam arrastadas e está difícil de perceber a letra em certos momentos. Este tema com influência country pode agradar um público específico mas não chega de todo ao agrado do público da Eurovisão. E sim, eu vou sempre analisar as músicas no contexto da Eurovisão, porque é lá que o vencedor vai atuar!!! 5 pontos

Pedro Coelho: As duas vocalistas são carismáticas e muito fofinhas, e foi pena que não se tenha aproveitado estas características para criar um cenário televisivo mais pitoresco, a combinar com este belo country à portuguesa. O instrumental e arranjos são uma marca notória da entrada da nova música portuguesa no Festival da Canção. Uma música que se ouve bem, que não temos vergonha de partilhar com os amigos, com instrumentos reais e uma boa história para contar. 5 pontos.

Raquel Costa: Um toque de country. Uma pitada de blues. Um bocadinho disto, um bocadinho daquilo… mas nada de substancial. Senti, ao ouvir as irmãs Falcão, que faltou trabalhar tudo, exceto as harmonias. A presença em palco, a mise en scène, o à vontade… até as roupas, pesadonas e desadequadas, fizeram da dupla tão fresca e jovem, envelhecida e datada. Quando achamos que a música ia ter ali uma apoteose, nos últimos 40 segundos… nada. Uma pena. 5 pontos

Rui Lavrador: Para Perto da autoria de Samuel Úria na composição e letra, foi interpretado pelas Golden Slumbers. Uma canção com uma mensagem positiva e que teve como curiosidade o facto de Úria fazer parte do coro de suporto às Golden Slumbers. Uma boa atuação, embora tenha sido evidente muito nervosismo. 6 pontos

Rui Ramos: Tive de ir ouvir e ver mais músicas e atuações destas irmãs para perceber se o que assisti no festival era próprio delas ou do nervosismo. É delas. Eu com esta atuação questiono-me para que servem os ensaios... Elas não funcionaram. Esta música não funcionou. Mais uma que passará muito na rádio, mas espero que noutras vozes. Não sou dos que acha que para a Eurovisão tenhamos de levar uma atuação com muita extravagância, fogo, gritaria e mais um frasquinho de purpurina, mas intérpretes com vontade de estarem no palco e darem tudo ai isso já quero ver! Não passagem para a final merecida. Fica para o currículo das Golden Slumbers o festival. 1 ponto


Total: 43 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem da autora.

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