Olhares sobre o FC2017: Poema a Dois (Fernando Daniel)
Tema: Poema a Dois
Intérprete: Fernando Daniel
Compositor: Nuno Feist
Letra: Nuno Marques da Silva
Aaron Garcia-Alvarez: Foi uma canção que, mesmo tentando o compositor adaptar-se ao intérprete, acabou por não conseguir fazê-lo na perfeição. A própria música acaba por ser um pouco confusa, não ficando no ouvido do público. Tem um certo ar de fado, talvez pela presença da guitarra portuguesa. A música cresce à medida que se vai ouvindo, terminando em pop/rock, o que a faz ficar ainda mais estranha. 3 pontos
Eurico Alves: De uma música do Feist já se espera algo que nos arrebate e é já aquele compositor que faz criar mais expectativa, depois de injustamente não ter ido ao ESC com temas como Alvorada e Outra Vez Primavera, espera-se aquela canção que não dá margem para dúvidas. O início deixou a expectativa: caminhará para Gratia Plena ou para Outra Vez Primavera? Confesso que este Poema a Dois me soube a pouco por ser demasiado. Passo a explicar: basicamente a canção parece que das duas uma, não tem um refrão ou só tem refrão, vive demasiado da voz do cantor que dá tudo de si em palco, dando a imagem de que é sempre a mesma melodia cuja única mudança é a intensidade, sendo que chega a um ponto em que o fortíssimo instrumental e o vozeirão do Fernando fazem daquilo tudo demasiado. Falta-lhe estrutura; parece que se está sempre à espera de uma Alvorada e só isso já deixa a exigência lá em cima. Por fim, mas isto é já algo pessoal e quanto a isso ninguém tem culpa: há sons dos quais simplesmente não gosto. Acordeão é um deles e guitarra eléctrica também, por isso aquele final para mim era dispensável (distanciando-se totalmente do início; pessoalmente acho que a guitarra portuguesa e a elétrica não conjugam bem). Tentou-se fazer demasiado, lá está, devia ter um corpo mais percetível que nos preparasse para um refrão brutal. Ainda assim uma das melhores da noite e a sua força no ESC poderia resultar. Porque espero uma nova versão dou a esta 6 pontos
Fabiana Silva: Fernando já mostrou que é um cantor fantástico, mas esse tipo de música não tem nada a ver com ele. Eu imagino o Henrique Feist cantando isso, não ele. Ele parecia desconfortável no palco, mesmo com o vocal impecável. A melodia tem pontos que me agradam muito, como a introdução com guitarra portuguesa e a forma como a canção cresce até a ponte final. Essa, por sua vez, é uma decepção, pois parece tirada de outra música (a guitarra foi totalmente desnecessária). Enfim, quero Fernando em uma outra oportunidade, com um britpop ou uma balada pop, pode ser em inglês ou em português. 4 pontos
João Diogo: Poema a Dois tem um instrumental muito confuso: começa sendo Nuno Feist e depois torna-se mais Fernando Daniel. Tenho pena que não seja Fernando Daniel durante os 3 minutos pois aí seria um sério candidato à vitória na competição. Acho que o próprio Fernando Daniel não está muito à vontade com o tema, não se sente muito confortável a interpretá-lo, apesar de ter feito muito bem o seu trabalho. Poema a Dois foi salvo pela sua interpretação. Este tema quer ser tudo mas talvez lhe falte o mais básico. O hype que se construiu à volta deste tema não foi correspondido e, por mim, teria ficado pela semifinal. 4 pontos
Luís Florindo: O Nuno Feist deu-nos pérolas como Alvorada e Outra Vez Primavera mas não é o caso desta canção. O crescendo da canção arrasta-se mesmo que o final seja forte. O instrumental é eclético mas desconexo. Começa com guitarra portuguesa, passa pelo violoncelo à la banda sonora de filme de Ennio Morricone e termina com guitarra elétrica. Tem lugar na Eurovisão mas com hipóteses remotas de sucesso. 6 pontos
Nelson Costa: Ao contrário do que muitos pensam, na minha opinião Nuno Feist arriscou muito ao escolher Fernando Daniel como seu intérprete: vencedor incontestado e muito recente do líder de audiências The Voice Portugal, habituado a fazer covers de grandes baladas de sucesso internacional, sempre em inglês… as expectativas estavam altas demais e só uma canção perfeita iria convencer os fãs do cantor. Pois, para desilusão de muitos e minha também, Poema a Dois não é uma canção própria para a grande voz do Fernando Daniel e, arrisco dizê-lo, para um jovem de 20 anos de idade. Nada aqui funcionou: balada tensa, chega a ser agreste aos ouvidos; um instrumental que não respira, pois é abafado por uma letra sisuda; uma confusão melódica, sem estrutura ou harmonia. Bem sabemos que o Fernando aceitou o convite antes mesmo de conhecer a canção. Com o tempo, irá aprender que, por vezes, temos de saber dizer Não. Ponto positivo: a forte e potente voz do intérprete. 5 pontos
Nuno Carrilho: Eis a candidatura que mais ansiava conhecer... A qualidade de composição do Nuno Feist é inquestionável e o poder de interpretação de Fernando Daniel é conhecido de todos. Contudo, acabei por depositar as expectativas demasiado altas. O instrumental é soberbo (apesar de parecer a colagem de dois temas distintos, tal é a diferença entre a primeira e a segunda parte), mas "rebenta" tarde demais... No entanto, o ponto mais vulnerável da proposta, na minha perspectiva é o facto do tema não encaixar no que já conhecemos do Fernando Daniel, ao contrário do que aconteceu com Alvorada e Outra Vez Primavera, em que os temas e as intérpretes se fundem num só. A interpretação também ficou marcada pelos nervos, algo que não deverá acontecer na Grande Final. 7 pontos
Patrícia Gargaté: Com toda a "tinta" que correu sobre este tema eu vou tentar opinar da forma mais clara e simples. Estamos perante algo que parece uma fusão forçada de ambas as partes, uma cedência forçada. Sim, porque todos sabemos e conforme foi dito, o tema foi adaptado tanto ao compositor como ao intérprete e parece-me que essa adaptação ao Fernando apenas surge ao minuto 2:25. Não sei se foi a parte mexida após acordo com o cantor... mas se assim foi, porque é que não fizeram o mesmo ao longo de todo o tema? Porque é que 90% do tema tem uma composição monótona e nos últimos segundos se lembram de animar a coisa? É tirar o doce da boca de uma criança, quase. O fim do tema com a fusão das guitarras está fantástico, devia ser obviamente feito noutros momentos da música! O fim não acompanha o resto do tema, soa confuso e isso traduz-se em feedback negativo por parte do público. Eu não vou escolher uma canção pelos últimos 30 segundos, nem eu nem ninguém. Se este tema vencer o Festival da Canção não fico de todo triste, mas adorava que levasse os arranjos que precisa. 10 pontos
Pedro Coelho: Houve problemas notórios de equalização do som, o que prejudicou a canção. Fernando Daniel, mesmo tendo uma voz portentosa, foi abafado pelo instrumental e, por vezes, pareceu mesmo fora de sincronia com a música. A interpretação foi profissional, mas em palco tudo o resto parecia desconcertado, numa mistura de sons que não correu bem. O final, naquela subida de tom tão cara aos fãs eurovisivos, surge, como quase tudo nesta canção, desencaixado. Esperamos que haja espaço para correções até à final de dia 5 de março. 2 pontos
Raquel Costa: Com Nuno Feist uma coisa é certa: ninguém vai ao engano quando ouve as suas composições. Música grandiosa, arranjo musical cheio, com a sempre eterna guitarra portuguesa (não vão os estrangeiros da Eurovisão ter dúvidas de onde somos…), letra dramática, tudo muito certo exceto a conjugação música + intérprete. Fernando Daniel tem uma voz fresca, uma presença jovem e uma legião de fãs, efeito The Voice. Então porquê uma música tão pesada, tão desadequada à idade do cantor? Não teria sido mais interessante aproveitar o potencial pop de Fernando Daniel? 6 pontos
Rui Lavrador: Poema a Dois é uma canção de amor composta por Nuno Feist, escrita por Nuno Marques da Silva e contou com interpretação de Fernando Daniel. O grande destaque do tema é mesmo a voz de Fernando Daniel e a letra extremamente bonita de Nuno Marques da Silva. Peca por na parte instrumental não transmitir, e dar maior suporte à voz do intérprete. 6 pontos
Rui Ramos: As expectativas estavam todas acima dos 100%. Opinião geral. O Fernando poderia ser a arma que a RTP precisava para atrair um público jovem. Mas o convite veio endereçado pelo Nuno Feist. Todos sabemos como são as suas composições e porque é que estas não têm singrado no FC. Temo que este ano vá acontecer o mesmo: Instrumental elevadíssimo, muita mixórdia na música, o nervosismo do Fernando (e a pressão que o sucesso dele lhe trouxe) estiveram muito presentes no palco... Nem à vigésima audição esta música entra. E não esqueçamos que na Eurovisão tudo se decide à primeira... Para mim, esta canção não teria passado à final. 2 pontos
Eurico Alves: De uma música do Feist já se espera algo que nos arrebate e é já aquele compositor que faz criar mais expectativa, depois de injustamente não ter ido ao ESC com temas como Alvorada e Outra Vez Primavera, espera-se aquela canção que não dá margem para dúvidas. O início deixou a expectativa: caminhará para Gratia Plena ou para Outra Vez Primavera? Confesso que este Poema a Dois me soube a pouco por ser demasiado. Passo a explicar: basicamente a canção parece que das duas uma, não tem um refrão ou só tem refrão, vive demasiado da voz do cantor que dá tudo de si em palco, dando a imagem de que é sempre a mesma melodia cuja única mudança é a intensidade, sendo que chega a um ponto em que o fortíssimo instrumental e o vozeirão do Fernando fazem daquilo tudo demasiado. Falta-lhe estrutura; parece que se está sempre à espera de uma Alvorada e só isso já deixa a exigência lá em cima. Por fim, mas isto é já algo pessoal e quanto a isso ninguém tem culpa: há sons dos quais simplesmente não gosto. Acordeão é um deles e guitarra eléctrica também, por isso aquele final para mim era dispensável (distanciando-se totalmente do início; pessoalmente acho que a guitarra portuguesa e a elétrica não conjugam bem). Tentou-se fazer demasiado, lá está, devia ter um corpo mais percetível que nos preparasse para um refrão brutal. Ainda assim uma das melhores da noite e a sua força no ESC poderia resultar. Porque espero uma nova versão dou a esta 6 pontos
Fabiana Silva: Fernando já mostrou que é um cantor fantástico, mas esse tipo de música não tem nada a ver com ele. Eu imagino o Henrique Feist cantando isso, não ele. Ele parecia desconfortável no palco, mesmo com o vocal impecável. A melodia tem pontos que me agradam muito, como a introdução com guitarra portuguesa e a forma como a canção cresce até a ponte final. Essa, por sua vez, é uma decepção, pois parece tirada de outra música (a guitarra foi totalmente desnecessária). Enfim, quero Fernando em uma outra oportunidade, com um britpop ou uma balada pop, pode ser em inglês ou em português. 4 pontos
João Diogo: Poema a Dois tem um instrumental muito confuso: começa sendo Nuno Feist e depois torna-se mais Fernando Daniel. Tenho pena que não seja Fernando Daniel durante os 3 minutos pois aí seria um sério candidato à vitória na competição. Acho que o próprio Fernando Daniel não está muito à vontade com o tema, não se sente muito confortável a interpretá-lo, apesar de ter feito muito bem o seu trabalho. Poema a Dois foi salvo pela sua interpretação. Este tema quer ser tudo mas talvez lhe falte o mais básico. O hype que se construiu à volta deste tema não foi correspondido e, por mim, teria ficado pela semifinal. 4 pontos
Luís Florindo: O Nuno Feist deu-nos pérolas como Alvorada e Outra Vez Primavera mas não é o caso desta canção. O crescendo da canção arrasta-se mesmo que o final seja forte. O instrumental é eclético mas desconexo. Começa com guitarra portuguesa, passa pelo violoncelo à la banda sonora de filme de Ennio Morricone e termina com guitarra elétrica. Tem lugar na Eurovisão mas com hipóteses remotas de sucesso. 6 pontos
Nelson Costa: Ao contrário do que muitos pensam, na minha opinião Nuno Feist arriscou muito ao escolher Fernando Daniel como seu intérprete: vencedor incontestado e muito recente do líder de audiências The Voice Portugal, habituado a fazer covers de grandes baladas de sucesso internacional, sempre em inglês… as expectativas estavam altas demais e só uma canção perfeita iria convencer os fãs do cantor. Pois, para desilusão de muitos e minha também, Poema a Dois não é uma canção própria para a grande voz do Fernando Daniel e, arrisco dizê-lo, para um jovem de 20 anos de idade. Nada aqui funcionou: balada tensa, chega a ser agreste aos ouvidos; um instrumental que não respira, pois é abafado por uma letra sisuda; uma confusão melódica, sem estrutura ou harmonia. Bem sabemos que o Fernando aceitou o convite antes mesmo de conhecer a canção. Com o tempo, irá aprender que, por vezes, temos de saber dizer Não. Ponto positivo: a forte e potente voz do intérprete. 5 pontos
Nuno Carrilho: Eis a candidatura que mais ansiava conhecer... A qualidade de composição do Nuno Feist é inquestionável e o poder de interpretação de Fernando Daniel é conhecido de todos. Contudo, acabei por depositar as expectativas demasiado altas. O instrumental é soberbo (apesar de parecer a colagem de dois temas distintos, tal é a diferença entre a primeira e a segunda parte), mas "rebenta" tarde demais... No entanto, o ponto mais vulnerável da proposta, na minha perspectiva é o facto do tema não encaixar no que já conhecemos do Fernando Daniel, ao contrário do que aconteceu com Alvorada e Outra Vez Primavera, em que os temas e as intérpretes se fundem num só. A interpretação também ficou marcada pelos nervos, algo que não deverá acontecer na Grande Final. 7 pontos
Patrícia Gargaté: Com toda a "tinta" que correu sobre este tema eu vou tentar opinar da forma mais clara e simples. Estamos perante algo que parece uma fusão forçada de ambas as partes, uma cedência forçada. Sim, porque todos sabemos e conforme foi dito, o tema foi adaptado tanto ao compositor como ao intérprete e parece-me que essa adaptação ao Fernando apenas surge ao minuto 2:25. Não sei se foi a parte mexida após acordo com o cantor... mas se assim foi, porque é que não fizeram o mesmo ao longo de todo o tema? Porque é que 90% do tema tem uma composição monótona e nos últimos segundos se lembram de animar a coisa? É tirar o doce da boca de uma criança, quase. O fim do tema com a fusão das guitarras está fantástico, devia ser obviamente feito noutros momentos da música! O fim não acompanha o resto do tema, soa confuso e isso traduz-se em feedback negativo por parte do público. Eu não vou escolher uma canção pelos últimos 30 segundos, nem eu nem ninguém. Se este tema vencer o Festival da Canção não fico de todo triste, mas adorava que levasse os arranjos que precisa. 10 pontos
Pedro Coelho: Houve problemas notórios de equalização do som, o que prejudicou a canção. Fernando Daniel, mesmo tendo uma voz portentosa, foi abafado pelo instrumental e, por vezes, pareceu mesmo fora de sincronia com a música. A interpretação foi profissional, mas em palco tudo o resto parecia desconcertado, numa mistura de sons que não correu bem. O final, naquela subida de tom tão cara aos fãs eurovisivos, surge, como quase tudo nesta canção, desencaixado. Esperamos que haja espaço para correções até à final de dia 5 de março. 2 pontos
Raquel Costa: Com Nuno Feist uma coisa é certa: ninguém vai ao engano quando ouve as suas composições. Música grandiosa, arranjo musical cheio, com a sempre eterna guitarra portuguesa (não vão os estrangeiros da Eurovisão ter dúvidas de onde somos…), letra dramática, tudo muito certo exceto a conjugação música + intérprete. Fernando Daniel tem uma voz fresca, uma presença jovem e uma legião de fãs, efeito The Voice. Então porquê uma música tão pesada, tão desadequada à idade do cantor? Não teria sido mais interessante aproveitar o potencial pop de Fernando Daniel? 6 pontos
Rui Lavrador: Poema a Dois é uma canção de amor composta por Nuno Feist, escrita por Nuno Marques da Silva e contou com interpretação de Fernando Daniel. O grande destaque do tema é mesmo a voz de Fernando Daniel e a letra extremamente bonita de Nuno Marques da Silva. Peca por na parte instrumental não transmitir, e dar maior suporte à voz do intérprete. 6 pontos
Rui Ramos: As expectativas estavam todas acima dos 100%. Opinião geral. O Fernando poderia ser a arma que a RTP precisava para atrair um público jovem. Mas o convite veio endereçado pelo Nuno Feist. Todos sabemos como são as suas composições e porque é que estas não têm singrado no FC. Temo que este ano vá acontecer o mesmo: Instrumental elevadíssimo, muita mixórdia na música, o nervosismo do Fernando (e a pressão que o sucesso dele lhe trouxe) estiveram muito presentes no palco... Nem à vigésima audição esta música entra. E não esqueçamos que na Eurovisão tudo se decide à primeira... Para mim, esta canção não teria passado à final. 2 pontos
Total: 61 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores.
Nota: Os comentários de Fabiana Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores.
Tenho dificuldade em perceber como se escrevem comentários negativos a uma música (o que podia ser vs o que não é) e se atribuem 10 pontos à mesma, um score perfeito.
ResponderEliminarPatrícia Gargaté / Os 10 pontos muito mal justificados. O texto que escreve resultaria no maximo em 7 pontos.
ResponderEliminarO Fernando tem um vozeirão. Espero que regresses em 2018, gosto muito de te ouvir
ResponderEliminarEsta canção bem alterada e aproximada ao perfil do Fernando está em Kiev e com o vozeirão poderoso q tem, o trunfo de lá fora o Fernando ser altamente conhecido e bem afamado só era benéfico a Portugal... A espera da versão em inglês...
ResponderEliminarEle ter recebido dez pontos da assim tanto comichão???
ResponderEliminara canção é bonita, a letra é simples e tem uma bonita mensagem q chega ao coração, o intérprete é soberbo, para mim o grande protagonista da canção e da noite de festival foi o q melhor defendeu o seu tema, deu uma riqueza e fôlego à canção q peca pelo instrumental demasiado "agressivo" q torna esta balada muito tensa. o vozeirão do Fernando chegava. até aos 2:00 a canção é mt Feist, a partir daí começa a ser mais Fernando Daniel até aquele final pra lá de extraordinário em q o Fernando mostra a extensão vocal fabulosa q tem. a Canção deve no seu todo fazer jus ao q é o Fernando e o instrumental diminuir de intensidade para mim essa deve ser a mudança a ser feita. se der para a versão em inglês ser apresentada na final era perfeito. Para mim a melhor desta semi final e o mérito é do Fernando
ResponderEliminara canção é bonita, a letra é simples e tem uma bonita mensagem q chega ao coração, o intérprete é soberbo, para mim o grande protagonista da canção e da noite de festival foi o q melhor defendeu o seu tema, deu uma riqueza e fôlego à canção q peca pelo instrumental demasiado "agressivo" q torna esta balada muito tensa. o vozeirão do Fernando chegava. até aos 2:00 a canção é mt Feist, a partir daí começa a ser mais Fernando Daniel até aquele final pra lá de extraordinário em q o Fernando mostra a extensão vocal fabulosa q tem. a Canção deve no seu todo fazer jus ao q é o Fernando e o instrumental diminuir de intensidade para mim essa deve ser a mudança a ser feita. se der para a versão em inglês ser apresentada na final era perfeito. Para mim a melhor desta semi final e o mérito é do Fernando
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