Olhares sobre o FC2017: Ao Teu Olhar (Beea)


Tema: Ao Teu Olhar
Intérprete: Beea
Compositor: Jorge Fernando
Letra: Jorge Fernando



Aaron Garcia-Alvarez: É um fado que vira para o pop e volta a virar ao fado. Bela letra e bonita melodia. A voz de Beatriz é fantástica e poderia ser aproveitada muito mais para outras músicas. Considero, também, que não deveria estar nas apuradas desta noite, porque, nesta semifinal, não me conseguiu transmitir a 100% a melodia e a mensagem da canção. 4 pontos

Eurico Alves: A tão aguardada canção do Jorge Fernando, compositor de grandes sucessos e que por isso fez criar expectativas que infelizmente não vi concretizadas. O festival pede algo mais imediato que rapidamente capte a atenção, algo que não aconteceu, principalmente já depois de uma semifinal que julgamos monótona. Sei que se a continuar a ouvir uma e outra vez acabarei por reparar num e noutro aspecto que torna esta canção especial, mas durante as 2 horas de programa não foi possível captar tudo isso e Ao Teu Olhar acabou por ser julgada juntamente com todas as outras baladas. Verdade seja dita que a certa altura já parecia tudo igual, agora com calma não se nota isso, mas durante o programa foi o que transpareceu. 3 pontos

Fabiana Silva: Ao Teu Olhar segue a linha de Vida Minha, porém, esta peca no arranjo, que é totalmente plano. Sinto falta de uma orquestração mais potente, de um final mais impactante (coisas que tínhamos na entrada de 2012). Beea tem uma voz lindíssima e gostaria de vê-la de volta ao Festival da Canção, mas com um fado um pouco mais emocionante, mais grandioso. Um ponto que ela poderia melhorar é na postura no palco: ela passa muito tempo com os olhos fechados, então ela teria que trabalhar com as câmaras, fazer mais contato visual. 5 pontos

João Diogo: Ano após ano os compositores de fado que aparecem no Festival da Canção desiludem. Tinha altas expectativas para esta música do Jorge Fernando mas saíram completamente defraudadas. É um fado que não é fado, é uma fado-canção completamente plana e sem um pico de interesse. Não me surpreende ter sido eliminada apesar de Ao Teu Olhar não envergonhar ninguém. Nos próximos anos quero um fado à séria no Festival da Canção. Não se acanhem caros compositores! 3 pontos

Luís Florindo: Quem estava à espera de um Umbadá do século XXI, de um Chuva versão 2.0, de um fado tradicional ou de uma canção para a Eurovisão, desiludiu-se. Teve um fado-canção que não é bom nem é mau, que não é carne nem é peixe, que não é intenso nem insípido. A ideia de levar fado à Eurovisão pode parecer antiquada e desajustada. Mas se há fadistas a fazerem carreira internacional e há países que ficam constantemente bem classificados com as suas sonoridades tradicionais, porque não o fado? Para isso a aposta tem de ser assumida e não o meio-termo do fado-canção. 3 pontos  

Nelson Costa:  Jorge Fernando é um dos incontornáveis nomes do fado contemporâneo nacional, autor e compositor de grandes êxitos para as mais internacionais vozes do fado na atualidade. E isto para além de ser intérprete. As expectativas estavam, por isso, altas. Contudo, ainda não foi desta que vimos um fado ser interpretado no Festival da Canção! Não sei até se podemos apelidar Ao Teu Olhar de fado-canção. Confesso que no conjunto desta semifinal, esta canção não me chamou a atenção, o que não deixa de ser negativo; num festival deste género, uma canção tem de ter algo que prenda a atenção do público, um ponto de destaque que nos faça, depois de ouvirmos todas as canções, nos lembrar desta e sentir o ímpeto de votar. Ao Teu Olhar pede um arranjo que a torne mais forte e impactante. Ponto positivo para a interpretação de Beatriz Felício, que agarrou o tema e o interpretou com sentimento. 4 pontos

Nuno Carrilho: A jovem Beea teve a difícil tarefa de defender a proposta de um dos compositores mais respeitados no lote de participantes do Festival da Canção. Contudo, Ao Teu Olhar está longe dos melhores temas compostos por Jorge Fernando: melodia simples e um tanto repetitiva e uma letra demasiado "densa" marcam o tema que termina sem ter qualquer parte que se destaque das restantes.
No entanto, há que destacar a poderosa interpretação de Beea... merecia um tema onde pudesse brilhar mais! Ainda vamos ouvir falar muito dessa menina :) 5 pontos

Patrícia Gargaté: A Beatriz Felício traz um fado que não envergonha ninguém, uma boa interpretação e composição por parte do Jorge Fernando, mas acabou por ficar esquecida no meio das outras músicas a concurso. Se tivesse passado à final não me deixava surpreendida. 6 pontos

Pedro Coelho: Numa época em que o fado voltou a ser mainstream, que vivemos a ouvir a Raquel Tavares, a Ana Moura, a Carminho ou mesmo a Mariza, esta aposta do Jorge Fernando soube a pouco. Não conseguimos perceber onde estava o refrão ou que história esta música nos conta. Andamos às voltas pelo fado, mas é tudo muito vazio e secante. A Beea é vocalmente competente, mas não foi capaz de fazer muito com esta canção pequenina que lhe deram. 1 ponto

Raquel Costa: Belíssima interpretação de uma voz poderosíssima e invulgar. No entanto, esperava algo mais de Jorge Fernando. Talvez um híbrido de fado e world music, algo que fosse mais vendável lá fora. 4 pontos

Rui Lavrador: Beea, nome artístico de Beatriz Felício, subiu a palco para um fado musicado da autoria de Jorge Fernando, intitulado Ao Teu Olhar. Boa presença em palco, uma leitura correta das frases musicais, e dando a intensidade correta a um poema bem escrito, e com um instrumental apelativo. Este tema se tem sido sorteado na primeira semifinal estaria na final, pois foi dos melhores deste Festival da Canção. 10 pontos

Rui Ramos: Claro que não poderia faltar nesta edição do festival o fado. Mas, como quase sempre, são tentativas não conseguidas. Ao Teu Olhar é mais um exemplo de que há composições que parecem terem sido feitas às três pancadas. Melodia simples, letra sem sentimento e uma espera desesperante por algum momento mais pujante mas que não chega a acontecer. Beea seria uma boa miúda para nos representar neste género, mas terá de tentar noutro ano com outra composição. Se é para arriscarmos na Eurovisão com fado, que seja um soberbo fado. 2 pontos


Total: 50 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários