Olhares sobre o ESC2017: Polónia


Polónia
Intérprete(s): Kasia Mos
Tema: Flashlight



Adão Nogueira - A aposta polaca este ano é uma música que só após a ouvir várias vezes é que comecei a gostar. Possui um bom instrumental, culminando num final arrebatador. Uma música um pouco sombria, principalmente no refrão (em que a voz da Katia a ajuda a tornar-se assim). 

8 pontos

André Pereira - Excelente composição. Gosto da música mas não é a minha favorita, falta um pouco mais de carisma da parte da cantora. Com uma excelente atuação no palco da Eurovisão, a Polónia poderá surpreender.

6 pontos

Fabiana Silva - Muitas músicas deste ano ficaram com facilidade na minha cabeça e Flashlight não é uma delas. Não que a canção seja ruim, é que ela é esquecível mesmo. Lembro de apenas uma frase da música (a do agudo antes do refrão) e, se ela começar a tocar agora, só vou identificá-la quando chegar nessa tal frase. A performance de Kasia também não me empolga muito: ainda que ela seja correta, falta um pouco de carisma no palco. 

4 pontos

Filipe Batista - A Polónia apresenta uma canção muito alternativa, imprevisível, com uma produção fantástica. Não há nenhuma música a concurso como esta. Infelizmente continuo a acreditar que não vai funcionar em palco, e não é por culpa da capacidade vocal da cantora, que até agora tem tratado muito bem do assunto.

3 pontos

Lisa Garden - Gosto muito da interpretação! Consegue fazer-me sentir. Mas por outro lado o instrumental é demasiado "dark" para mim. Como se diz no hiphop mas adaptando: “a cantora matou o beat!” Acho que ela, assim como a melodia de voz e a letra, mereciam um instrumental mais "deep" e não "dark".

8 pontos

Márcia Rodrigues - Nunca percebi todo o entusiasmo à volta desta música. Consigo imaginá-la na final, mas nunca como uma potencial vencedora ou até mesmo num top10. Apesar da voz arrebatadora da Kasia e da sua capacidade de conseguir transmitir drama e um ambiente sombrio para o palco, as rimas óbvias da letra tiram um pouco o encanto ao tema e sinto que falta ali qualquer coisa, especialmente quando chega o refrão. No entanto, gosto da maneira como o ritmo vai evoluindo.

5 pontos

Nuno Carrilho - Depois de ter sido uma das minhas favoritas no ano passado, a Polónia aposta, este ano, numa candidatura que deixa muito a desejar... A Kasia é uma ótima interprete e a canção está acima da média de qualidade, mas falta algo... Garra? Uma atuação mais forte? Não sei... Espero que esses retoques sejam retocados, passo a redundância, e que a Polónia chegue nas melhores condições a Kiev. Contudo, não vejo uma tarefa fácil...

7 pontos

Paulo Morais - Interessante, enigmática, um pouco sombria até, este ano este pais volta a apostar forte. Kasia leva o seu Flashlight ao palco do ESC e acredito que vá pisar o palco na final, se não conseguir vai ficar muito perto. 

4 pontos

Ricardo Matias - Uma das minhas canções favoritas para este ano. Contudo, a minha principal preocupação para a aposta da Polónia este ano será a versão ao vivo vs. estúdio. O instrumental desta canção é algo que se destaca das outras canções, a juntar à própria voz da cantora que, na versão estúdio, se adequa muito bem à canção. Contudo, a cantora ao vivo faz notar algumas das suas dificuldades vocais, que lhe podem retirar algumas das características positivas da canção. Acredito que a Polónia passe à final, mas dada a forte concorrência da semifinal em que se encontra, será por poucos pontos.

5 pontos

Tiago Alves - Flashlight é um exemplo da expressão “primeiro estranha-se e depois entranha-se” , pois começou muito em baixo no meu top e agora já está no meu top20. O ponto mais positivo desta canção é sem dúvida o instrumental muito diferente e obscuro. A nível vocal, Kasia demonstra-se muito competente como vimos na sua performance na final nacional polaca. A letra combina muito bem com o instrumental. Em Kiev, a Polónia irá ter uma boa prestação em palco como já é habitual desde o seu regresso à competição, e muito provavelmente irá passar à final arrecadando um top15. 

7 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora

1 comentário:

  1. Aqui está uma música fria, com muita traça, que nem um clarão ou outro consegue afugentar. Tenho plena consciência de que 5 pontos já devem servir de agasalho para a pobre da Kasia Mos da Polónia.

    ResponderEliminar