[Olhares sobre o ESC2019] Holanda



Holanda
Intérprete(s): Duncan Laurence
Tema: Arcade



André Moreira - O grande candidato à vitória! "Arcade" tem uma produção moderna e radiofónica e a melodiosa voz de Duncan a concretizar a obra. Musicalmente esta proposta leva-me desde os mais etéreos The XX e RYX até à força instrumental de Imagine Dragons. Consigo entender o que motiva a maioria a gostar desta proposta, porém há algo na sua "magia" que me escapa. Considero que a junção instrumental e voz poderiam ter ido muito além do que aquilo que foi conseguido, sendo que considero que há momentos bastante clichê e um desenvolvimento demasiado previsível.


7 pontos

Daniel Neves - Mais uma canção de amor em que há alguém que submerge no desespero de um jogo passional que não resultou. O conteúdo formal desta composição é bastante frágil, não me consegue prender desde o início.  O Duncan tem aqui uma interpretação que se adequa perfeitamente ao tema numa voz por vezes sensual e que a espaços recorre ao jogo de falsetes. Aqui vão para ele os meus 5 pontos.

5 pontos

Fábio Cunha - Diga o que eu disser sobre esta música nunca conseguirei transmitir o quanto esta música vale. É tão sentimental tão profunda que ninguém consegue ficar indiferente a esta canção. E aqueles coros no refrão matam tudo é nesse momento que a pessoa fica encantada e conquistada por esta obra de arte. Em que posição vai acabar? Depende muito da interpretação do Duncan Laurence e também do coros ao vivo. Mas prevejo uma vitória fácil e até com a maior pontuação de sempre.

12 pontos

João Diogo - Os grandes favoritos...e totalmente merecido na minha opinião. "Arcade" é aquele tipo de canção que mexe com os teus sentimentos, que te faz reviver momentos e memórias. É o tipo de canção vencedora. Daquelas que batem recordes de pontos. Transmite uma simplicidade sem ser uma composição simples, tem uma interpretação sublime de um cantor sem qualquer experiência de palco mas que sente tanto esta canção que faz um excelente trabalho. Não há muito mais a dizer, é apenas sentir.

12 pontos

Júlio Silva - A música da Holanda é uma das favoritas por muitos, no entanto apesar de ser uma óptima canção, não acho que seja uma canção para a vitória. No entanto gosto imenso da música, bem como do videoclip. Além disso, salienta a grande capacidade vocal de Duncan Laurence. O sucesso desta canção também será condicionado pela sua apresentação em palco.

10 pontos

Margarida Garção Lopes -  Depois do country que nos tem vindo a habituar a Holanda conseguiu levar este ano à Eurovisão uma verdadeira obra de arte. Arcarde consegue transmitir vários sentimentos: tanto de calma, como de desespero. Acho bastante interessante o facto de o cantor estar despido no videoclipe, mostrando a vulnerabilidade que sentimos quando perdemos um amor ao qual estávamos bastante apegados. De todas as atuações ao vivo que já vi, Duncan Laurence cantou praticamente sem imperfeições a nível vocal transmitindo a emoção que a canção pede. O feedback tem sido tão positivo que as probabilidades de ganhar o festival são enormes e caso isso se verifique vai ser mais do que merecido.

12 pontos

Ricardo Mota - Embora não seja a minha favorita, “Arcade” é sem dúvida uma música que gosto bastante e uma forte candidata à vitória. Uma música atual, mas que não se desvanece no meio das outras. A introdução e conclusão da música, com vozes que nos remetem para um ambiente aquático, e o instrumental da parte mais forte são para mim alguns dos pequenos toques que torna “Arcade” tão especial. Quanto à performance do cantor em maio não tenho qualquer receio, dado que Duncan já nos deu provas de que consegue cantar igualmente bem ao vivo. Não é uma música que se destaca pela espetacularidade, mas sim pela emoção.

12 pontos
Total dos 35 comentadores: 358 pontos

Ver pontuações na íntegra AQUI

Sem comentários