[Olhares sobre o ESC2019] Noruega



Noruega
Intérprete(s): KEiiNO
Tema: Spirit In The Sky



André Moreira - Uma daquelas canções que considero intragáveis. Não tenho muito de positivo a dizer sobre a mesma! Consigo coordenar-me no ritmo que se desenrola ao longo dos seus 3 minutos, sem nunca tirar grande satisfação dessa mesma experiência. Entendo, nesta música, o quão urge um bom resultado para a Noruega para cativarem mais e melhores composições. Destaco de positivo o facto desta proposta ter o seu arrojo, embora os seus toques deveras antiquados. Não me parece que chegue à final. 

4 pontos

Daniel Neves - É nitidamente uma cantiga de espíritos a precisarem de muita luz, talvez almas penadas à procura de uma reconciliação com alguém a quem envenenaram em vida ou então um anjinho que partiu cedo, abandonando inesperadamente quem não teve tempo suficiente para desfrutar da sua companhia. Não sinto nenhum apego por esta cantilena da Noruega, torna-se confusa
e baralha-me um pouco as ideias. A música é escapatória mas o enredo não me agrada. Dou 3 pontos.

3 pontos

Fábio Cunha -  Spirit in the Sky é aquela canção feita para tentar o sucesso. Moderna com beat moderno e até uma parte mais cultural. Mas muitas das vezes formulas pré-feitas não resultam. Esse é o problema dessa música. Gosto muito da música e prevejo uma ida à final.

7 pontos

João Diogo - Quando se pensa em Eurovisão pensa-se nesta canção. É aquele tipo de música que não se ouve em mais lado nenhum a não ser neste concurso. Na minha perspetiva isso não é positivo, pelo menos neste caso. É uma canção datada, a fazer lembrar os primeiros anos da década passada. Tenta trazer um lado mais tradicional com o rapper mas sinceramente a parte em que a senhora canta é a única de que gosto nesta canção. Apesar da maioria achar o contrário acho que poderá ter sérios problemas em qualificar-se para a final. E se o conseguir não irá longe (ver o exemplo da Finlândia 2018).

3 pontos

Júlio Silva - Este ano a Noruega aposta numa música bastante original que mistura o pop com a música tradicional norueguesa. Relativamente aos KEINO, são uma banda incrível, sendo que todos os membros estão ao mesmo nível vocalmente. A música é bastante cativante, ajudada pelos tambores. Em Tel Aviv deverá disputar o top 10, no entanto não deverá vencer.

7 pontos

Luís Coelho - Vejo muito de "Monsters" da Saara Alto nesta música. Apesar dos Keino cantarem bem não vejo esta música vencedora.

6 pontos

Margarida Garção Lopes -  A Noruega está habituada a trazer músicas de qualidade à Eurovisão e este ano não foi exceção. Spirit In the Sky é uma canção bastante animada que incorpora vários estilos musicais e um pouco da cultura Sami, que tem origem na Noruega. Apenas acho que as semelhanças com a música Monsters que representou a Finlândia em 2018 são inegáveis o que, de algum modo, me desiludi-o. Das atuações ao vivo que já assisti os cantores transmitiram bastante confiança e se em Maio isso se mantiver prevejo a passagem à final e uma boa pontuação.

8 pontos

Ricardo Mota - Apesar de não poder negar as semelhanças com “Monsters” (a música finlandesa do ano passado), “Spirit in the sky” é uma das minhas músicas preferidas deste ano e penso que se vai classificar muito bem em maio. Com um refrão que põe toda a gente a cantar e a dançar, a música norueguesa apresenta também traços da cultura sami, existente na Noruega, o que lhe confere um maior sentido de identidade, tornando a canção única e muito mais interessante, pois deixa de ser apenas mais uma música boa para dançar e passa a ter uma qualidade artística superior.

10 pontos

Total dos 35 comentadores: 251 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI

Sem comentários