[Olhares sobre o ESC2019] Sérvia
Sérvia
Intérprete(s): Nevena Božović
Tema: Kruna
Bruno Roque - A Sérvia traz-nos, talvez, a balada mais tradicional de toda a edição deste ano. Uma canção de amor, sem uma letra inspirada, onde a Nevena parece sentir o que diz. A sua voz e beleza prendem-nos, pelo menos, durante uns instantes a este Kruna. E aquelas palavras em inglês perdidas na canção? Não havia necessidade... Está longe das melhores baladas sérvias, mas está na corrida pela passagem à final.
4 pontos
Cláudio Rodrigues - Depois de 2018 nos ter trazido a Sérvia para a Final, em 2019 Nevena Bozovic representa outra vez o país, 6 anos após ter sido parte das Moje 3. E que contraste! Volta com uma power ballad, em que a voz tem um papel importante ao dar uma carga emocional maior à música. O instrumental é melhor trabalhado que em 2013, e a língua sérvia e sempre ótima de se ouvir. Uma pena que tenha adicionado umas frases em inglês, que não traz nada de novo a música, e a torna um bocadinho chata. Espero mesmo que passe a final, e caso o consiga, não ira muito longe.
7 pontos
Diogo Mota - Comparando esta canção à das Moje 3, grupo do qual a intérprete igualmente fazia parte, podemos notar uma evolução, tanto a nível vocal, como a nível da canção em si. A minha pontuação subiu também depois de ver a prestação da Nevena no Eurovision in Concert, no qual ele teve uma prestação notável.
6 pontos
Diogo Quintais - Nevena Božović está de volta à Eurovisão e traz com ela uma canção mesmo ao estilo sérvio que estamos habituados. "Kruna" pode não ter o efeito surpresa que hoje em dia queremos tanto nesta competição, mas traz certamente emoção e sentimentos para cima do palco! A maneira como Nevena se entrega a esta canção prova que ela é uma estrela com muito talento e valida o facto de estar a representar o seu país pela 3ª vez. No entanto, o lugar na final não esta garantido e vai ser a atuação em si em cima do palco que vai decidir o desfecho da Sérvia em Tel Aviv.
8 pontos
João Duarte - É bom ver que o país continua a apostar na sua língua materna, algo que fica sempre bem neste tipo de baladas. No entanto, aquelas frases em inglês no meio da canção tornam a proposta um pouco “azeiteira”. Pessoalmente não gosto de canções que misturam línguas diferentes só porque sim.
3 pontos
João Faria - Nevena regressa ao ESC depois de um mau resultado em 2013 e, a meu ver, vem pronta para vingar a não passagem à final nesse ano. “Kruna” é uma balada balcânica muito bem composta, embora não ganhe pontos no fator criatividade. A interpretação de Nevena é segura, bastante convincente e apelativa. O ponto que mais me desagrada na música são alguns apontamentos mais rock que, embora seja um estilo que me agrade, desvirtuam o conceito deste tipo de baladas. De qualquer forma, penso que a final estará garantida para a Sérvia, visto que é uma canção que apela muito ao júri e vem de um país que tipicamente tem bons resultados no televoto.
6 pontos
Márcio Oliveira - Sérvia é outro país que vai cantar na língua natal, apostando assim pela diferença e dando ao festival a diversidade que este promove. Esta canção é uma balada muito boa de se ouvir e a cantora tem uma boa voz. Com a mensagem da canção, algo que, para mim, é o mais importante, acredito que “Kruna” poderá chegar à Final.
7 pontos
Pedro Fernandes - Tão bom voltar a ver a Sérvia a voltar às poderosas baladas balcânicas que tanto sucesso lhes trouxe nos primeiros anos de participação. Nevena Božovic tem uma voz lindíssima e uma projeção vocal que transporta toda a força que este tema necessita. Acredito que veremos a Sérvia a lutar por um TOP10.
7 pontos
Ricardo Dias - Tirando talvez ser interpretada na língua materna, poderia dizer que não passaria de mais uma balada pop igual a tantas outras que já passaram pelo palco eurovisivo. Nada de novo, e para mim não curto, apesar de ser bem interpretado e composto. Do que se viu na final nacional, não chega Nevena sozinha em palco e uns “foguinhos de artificio” para que esta proposta se destaque. Me parece que a Sérvia este ano se fica pela semifinal ou então na luta pelos últimos lugares de qualificação.
3 pontos
Total dos 35 comentadores: 219 pontos
Ver pontuações na íntegra AQUI
Já está tudo visto aqui nesta representação da Sérvia. Até a coroa já está entregue a quem há-de ser o rei e senhor do seu amor e ela faz questão de que os vejam juntos para que essa entrega passe a ser reconhecida por todos. Portanto, temos uma música sem perfume de marca e uma voz que também não é marcante. Dou-lhe 1 ponto.
ResponderEliminar