[OLHARES SOBRE O ESC2021] República Checa

República Checa
Intérprete(s): Benny Cristo
Tema: "omaga"


Aan Branco - Benny Cristo desilude com “Omaga”, uma canção cliché e repetitiva. Em 2020, “Kemama” sofreu variados revamps, mas a alma da canção continuava lá: a mistura entre o pop eletrónica e sons étnicos angolanos, numa frescura de melodia que nos metia todos e todas a dançar. “Omaga” não tem o mesmo efeito, apesar do carisma do cantor continuar lá. O videoclip, bem realizado e com “nods” para vários filmes e séries de televisão clássicas, é insuficiente para captar a atenção para uma canção que simplesmente não tem a mesma qualidade que a sua antecessora. Contudo, um bom staging poderá salvar a República Checa de uma não qualificação.

Posição no ranking de Aan Branco: 32


Inês Nunes - “omaga” foi uma surpresa muito positiva! É um tema fresco, moderno, e com um ritmo super contagiante que nos deixa imediatamente bem-dispostos ao ouvir. O Benny conseguiu abordar os tempos que correm de uma forma leve e divertida, e ainda assim transmitir a mensagem de superação que tantos outros temas quiseram passar este ano. Já vimos por várias vezes que o Benny é um artista super competente em palco, e não tenho dúvidas quanto ao seu apuramento à final.

Posição no ranking de Inês Nunes: 12


João Diogo - Fiquei muito contente com o regresso de Benny Cristo à Eurovisão este ano. Se em 2020 era dos meus favoritos...em 2021 a história repete-se. Mais uma vez, Benny trouxe-nos uma das melhores canções uptempo do ano. É atual, refrescante, é aquilo que muita gente ouve no dia-a-dia na rádio ou no Spotify mas, ao mesmo tempo, é fiel ao seu intérprete, não sendo plástica. O único ponto menos positivo em relação a "Kemama" é a falta de influências africanas. Não sei que hipóteses terá em chegar à final. Para já o cenário parece bastante negro e certamente será uma luta difícil. Mas, Benny tem talento que chegue e sobre para fazer a canção ganhar vida em palco e convencer tanto o júri como o público. Fingers crossed

Posição no ranking de João Diogo: 4


João Vargas . No meu bottom 5 pelo segundo ano consecutivo. Benny é carismático, mas a canção não faz jus ao seu talento. Uma canção pop pouco cativante e que não acrescenta nada de novo ao ESC. Na minha opinião, é pouco provável que consiga o apuramento para a grande FINAL.

Posição no ranking de João Vargas: 38


Paulo Lima - A televisão checa tem vindo a mostrar uma atitude muito interessante em relação às escolhas que faz para se fazer representar no Eurofestival. A República Checa optou pelo modernismo despretensioso e mistura de sons que tanto agrada ao público jovem. Este ano novamente irreverente na sua apresentação, traz nos um descendente de mãe angolana, senão estou em erro, com boas qualidades vocais e boas competências para a dança e o resultado é explosivo. Encantado, espero este tema na final com naturalidade e está também no meu Top5.

Posição no ranking de Paulo Lima: 4


Pedro Caramba - Benny Cristo transita de 2020 para 2021 com uma canção bem atual. A meu ver, bem superior à do ano passado. Uma verdadeira lufada de ar fresco. Uma canção pop, com um refrão bem catchy e que nos deixa com vontade de dançar (pelo menos a mim deixa). Estou expectante quanto à interpretação e postura em palco por parte do cantor. Gostava muito de ver a República Checa de novo na final. Vamos ver o que o júri e o público decidem.

Posição no ranking de Pedro Caramba: 19


Ricardo Rodrigues - Benny Cristo é dos melhores cantores pop deste ano na Eurovisão, "Omaga" é pop radiofónico e que contagia qualquer um que o ouve. A par da canção da Croácia, penso que é das mais subvalorizadas pelos fãs e que se dará muito melhor no palco de Roterdão. A República Checa tem tido uma abordagem cada vez mais interessante na Eurovisão e esta é só mais uma prova disso.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 14

Tomás Nabais - Benny Cristo volta a tentar a sua sorte, e neste ano leva a Roterdão o seu “omaga”. Pessoalmente não gosto nada deste tema, por ser confuso musicalmente e uma letra genérica e pobre (vide o refrão). Preferia o seu “Kemama” do ano passado (se bem que não era das minhas favoritas, de longe mas era um tema aceitável). Pode obter muitos votos do televoto e garantir a final, mas por mim ficava “em terra”. 

Posição no ranking de Tomás Nabais - 35

 Média de Classificação: 20,24

Melhor classificação: 4

Pior classificação: 38

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

2 comentários:

  1. REPÚBLICA CHECA - "Omaga", por Benny Cristo: música de feira com os transeuntes a passear e a ouvir descontraìdamente qualquer coisa que soa no ar e a que não dão grande importância, como eu faria em relação a este tema. É uma música pobre sem um nível suficiente para entrar em competitividade com qualquer outra. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar