[OLHARES SOBRE O ESC2021] Polónia

Polónia
Intérprete(s): RAFAŁ
Tema: "The Ride"


Alexandre Lopes - A Polónia a ir num estilo bem diferente daquilo que estamos habituado a ver do país na Eurovisão, e a mandar uma sonoridade upbeat dos anos 80, mas com uma abordagem moderna. Tem sido a tendência nos dias de hoje, ouvimos este tipo de música e essa tendência a aparecer também na Eurovisão. Confesso, no entanto, que não sou fã do “The Ride”. Como prova, o facto de ser o último classificado no meu top. Acho uma coisa sem sal e desinspirada, não é marcante o suficiente e permanece neste constante loop durante os 3 minutos. Além do mais, acho que não é um tipo de música que favoreça o artista em si, o que não ajuda a causa. Acho que “a viagem” da Polónia, na edição deste ano, irá acabar nas semifinais.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 39


André Pereira - Foi uma surpresa para mim está proposta, pela negativa. Achei uma injustiça a Alicja não ter sido convidada para representar o país novamente. Sobre a canção de Rafal, não consigo mesmo gostar, acho que vai ter uma ótima performance, porque o próprio intérprete vai apostar nisso, e isso pode dar-lhes a qualificação para a Final, coisa que sinceramente não gostava nada, pois é para mim das piores canções da sua semifinal.

Posição no ranking de André Pereira: 39


Carina Ferreira - Pessoalmente, gosto muito do instrumental ao longo desta música e o videoclip apresentado é deveras agradável a nível visual. Além disso, para mim é um tema capaz de ficar no ouvido e dá-me vontade de ouvir mais. Penso que é uma das propostas deste ano cujos ensaios serão determinantes para a sua classificação na semifinal, uma vez que tenho – e creio que mais pessoas também – algumas dúvidas acerca da capacidade/alcance vocal de Rafal ao vivo. Apesar de não ser uma das favoritas deste ano (longe disso, até ao momento), penso que terá uma qualificação merecida se os ensaios forem bem-sucedidos.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 10


Diogo Resgate - Uma canção que tem sido o “ódio de estimação” dos eurofãs desde o dia em que saiu. Uma canção bem animada, o instrumental tem um pouco vibe de ‘Blinding Lights’. O Rafal não é o melhor cantor do mundo mas com uns backing vocals penso que estará bem para Roterdão. Nota positiva para o videoclip muito bem executado, mas espero que na atuação não utilize os óculos de sol - O Rafal perde carisma, e isso é importante. 

Posição no ranking de Diogo Resgate: 17


Emanuel Filipe - Nunca fui grande fã de "Empires", é certo, mas continua a ser uma canção muito mais competente e com mais potencial do que "The Ride". Na verdade, a canção em si não é nenhum desastre, mas o Rafal a nível de carisma é muito parecido comigo, o que não é um bom sinal. Não me parece ser algo que consiga apelar ao voto do júri, e do televoto, não auguro igualmente uma grande votação. O meu conhecimento da indústria musical polaca é extremamente superficial, mas até um leigo na matéria como eu consegue assegurar que isto não representa minimamente o que se faz a nível de música na Polónia. Boa sorte para o ano, meu amigos. 

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 34


Marcel Pessoa - The Ride é uma canção que tenho dificuldade de assimilar direito. A considero muito linear durante toda sua duração seja no ritmo ou na melodia. Parece-me pouco inspirada, resultando em nenhum momento de destaque. A única parte que me chama a atenção é quando o Rafal canta “it doesn't matter if I stumble and fall” (toda vez que ouço a canção, fico esperando por esse momento). Mas o cantor possui seu charme, e caso a equipe polonesa trabalhe a coreografia em palco e o stage como um todo de modo a remeter ao vídeo oficial talvez essa proposta se torne divertida o suficiente para ser um guilty pleasure. É a possibilidade de final que enxergo para a Polónia, caso contrário...mais um ano sem o país na grande final da Eurovisão.  

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 39


Rui Duarte - Uma música com inspirações dos anos 80 e bem produzida, contudo, não se apresentou nada inovador e/ou surpreendente. Não sendo um fã da Polónia na Eurovisão, considero que esta música não lutará pela vitória, arriscando-se seriamente a fixar pela semifinal. O intérprete não traz à canção a energia que esta necessita, fazendo com que nenhum "ingrediente" seja o ideal para que se possa alcançar bons resultados. Desinteressante

Posição no ranking de Rui Duarte: 39

 Média de Classificação: 31,48

Melhor classificação: 8

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. POLÓNIA - "The ride", por Rafal: Foi dar uma volta noite dentro pelos sítios mais apelativos, pegou nos seus óculos escuros e não deixou que as intensas luzes néon o ofuscassem para assim poder gozar bem o panorama ao seu redor. Gosto muito desta música, melódica, bem ritmada, que impele à dança e que o intérprete agarra bem com uma voz segura e bem timbrada. Votação: 6 pontos.

    ResponderEliminar