[Olhares sobre o JESC2021] Países Baixos


Países Baixos
Intérprete(s): Ayana
Tema: "Mata Sugu Aō Ne"



André Pereira - Eis a primeira canção revelada desta edição do JESC. "Mata Sugu Aō Ne" é uma canção super linda e interpretada pela maravilhosa voz da Ayana, só que pelo facto de a canção já se conhecer á tanto tempo a canção torna-se chata e já não dá tanta vontade de ouvir a mesma completamente. Acredito que os Países Baixos tenham um resultado bom.

Diogo Martins - Depois de grupos carismáticos, os Países Baixos resolveram apostar numa balada. É uma balada fofinha, bonitinha, com uma letra bonita e positiva e a Ayana tem uma voz bonita, mas não sei o quão competitiva ela é. Acho um bocado monocórdica e muito pouco memorável. Vai ficar perdida no meio das outras canções. Desejo sorte a Ayana porque ela tem talento e esta canção consegue ser boa o suficiente. 

Emanuel Filipe - Penso que é uma canção muito bonita, especialmente devido à sua letra, mas não me convence completamente. Passei o tempo da canção à espera de alguma evolução, de algo que a fizesse distinguir, mas nada aconteceu. Acaba por ser demasiado linear, e penso que isso irá refletir-se no resultado, que irá ficar aquém dos resultados holandeses nas últimas edições. Não deixa de ser uma boa proposta por parte dos Países Baixos, mas espero ver algo mais arrojado na próxima edição.

Heldér Simões - Ayana tem uma voz muito fofinha, que se enquadra com o tema da canção, que se adequa ao certame. No entanto, penso que já estamos todos um bocado cansados destas baladas infantis, que sabemos todos que vão subiiiiir por ali acima em dada altura, que vai ter a explosão de fogo-de-artíficio naquele preciso momento… demasiado previsível.

Hugo Sepúlveda - O amor transcende qualquer barreira, inclusive linguística e espacial. E que o diga Ayana, que vai trazer ao palco três idiomas (holandês, inglês e japonês) para fazer chegar a sua mensagem àqueles que estão longe por conta das circunstâncias que vivemos. Mata Sugu Aō é uma balada fofa que, como tal, vai crescendo até ao seu auge. Penso que os Países Baixos estão a passar um pouco despercebidos, mas pode ser que, assim, surpreendam mais ao vivo.

Pedro Caramba - Os Países Baixos habituaram-nos no JESC, durante alguns anos, a actuações em grupo. Este ano, decidiram apresentar uma cantora a solo, de seu nome Ayana. O tema, de seu nome " Mata Sugu Ao Ne" fala-nos da saudade da sua família, da qual está afastada e da possibilidade de um reencontro. Pessoalmente, trata-se de uma canção que se enquadra dentro do espírito infantil desta competição, passando boas energias. Poderá, a meu ver, obter um lugar na primeira parte da tabela.

Pedro Dias - É sempre um prazer ouvir o neerlandês cantado. Sendo que as partes em inglês e japonês dão ainda mais força à canção. No entanto, não consigo achar grande piada a este tema, e considero-o um pouco chato. Penso que ficará na segunda metade da classificação geral, mas quem sabe se daqui a uns anos não teremos possibilidade de ouvir a linda voz da Ayana a representar os Países Baixos na Eurovisão dos “grandes”?

Rodrigo Pinto - Mata Sugu Aō Ne é das canções mais especiais que podemos ouvir este ano - e mais um belo exemplo do que a maioria de nós está a passar com esta situação pandémica. "Hope to see you again" - é muito bonito partilhar a saudade dos entes queridos através da arte musical. Tenho um enorme respeito à jovem Ayana pelo sentimento que transmite com esta música. A atuação na final nacional já tem elementos tão tradicionalmente japoneses que remontam às suas origens e que co-ligam positivamente à mensagem deste tema familiar e próximo. O único reparo que posso fazer: sinto que a estrutura instrumental deste Mata Sugu Aō Ne precisa de uma elevação/maior força para a canção chegar tão perto ao meu coração como chegou a mensagem dela.

Rui Duarte - Uma canção agradável e bem interpretada, acho sinceramente que é uma boa participação, tendo ou não um potencial vencedor. Considero de muito bom agrado se terem lembrado das raízes da Ayana, e terem colocado na composição acordes tipicamente japoneses, e algumas frases em japonês também, que adoro e considero que se encaixam muito bem em todo o conjunto. Tendo em conta a sua prestação ao vivo, a nível vocal está perfeita e mais que pronta para enfrentar o grande palco, e tal como disse anteriormente, embora sem potencial vendedor, pode muito bem ficar numa posição risonha. 

Pontuações:
Aan Branco - 5 pontos
André Pereira - 4 pontos
Diogo Martins - 2 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Fábio Ventura - 2 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hélder Simões - 2 pontos
Huno Sepúlveda - 7 pontos
Ivo Mendonça - 4 pontos
João Diogo - 5 pontos 
Luís Coelho - 8 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 4 pontos
Ricardo Matias - 6 pontos
Rodrigo Pinto - 8 pontos
Rui Duarte - 6 pontos

TOTAL: 81 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. PAÍSES BAIXOS- Faltam aqui pelo menos as túlipas para eu perceber que é da Holanda que se trata. A minha pontuação: 0 pontos.

    ResponderEliminar