[Olhares sobre o JESC2021] Malta


Malta
Intérprete(s): Ike & Kaya
Tema: "My Home"



Aan Branco - O talento da pequena Kaya é indiscutível. Tem uma voz límpida e doce e transporta-nos para outro mundo (para Júpiter, para ser preciso). Infelizmente essa viagem é cortada com o rap, não porque o pequeno Ike não tenha talento, mas porque esta canção não pedia esse interlúdio e na verdade contrasta demasiado, tanto em ritmo como em letra, com o verso anterior da Kaya. Ponto forte: gosto do refrão.

Fábio Ventura - Desculpem miúdos, mas não gosto da vossa canção. É uma das que menos gosto este ano. Ainda que entenda o apelo pela vibe Justin Bieber início de carreira do Ike, misturada com a de Sigrit Ericksdottir de um certo filme já nosso conhecido sobre um festival que tanto adoramos, com um toque à Disney, sinto que “My Home” não se destaca, é facilmente esquecível. Apreciei o rap e acredito que se toda a canção fosse nesse estilo teria bem mais possibilidades.  “My Home” aborda o entusiasmo de se estar apaixonado pela primeira vez quando se é nove. Cute e é só isso, Malta.

Gonçalo Canhoto - Depois de uma época áurea a meio da década passada, a ilha mediterrânea tem tido dificuldades em voltar a encontrar o seu lugar no concurso infantil. “My Home” é uma canção curiosa, com uma combinação interessante com o rap, cuja fusão parece ter bebido a sua inspiração em alguns dos maiores hits norte-americanos do início da década. O ponto mais forte do conjunto é os seus intérpretes: irrepreensíveis. Ainda assim, e apesar de uma ligeira melhoria desde a versão apresentada na final nacional, continuam a faltar à proposta alguma solidez e elementos que a tornem memorável. Por esse motivo, vejo-a como uma provável candidata a terminar do lado direito da tabela classificativa.

Ivo Mendonça - “My home” é a típica canção que queremos ver num filme animado da Disney, quando os 2 personagens estão prestes a trocar juras de amor. Com um ligeiro twist moderno. A inclusão de um estilo muito urbano como o rap. Na minha opinião, não consigo tirar proveito desta junção de balada com o estilo de rap urbano. A coesão musical a meu ver não é muito bem conseguida, o que é uma pena, pois, individualmente, os dois intérpretes são muito bons e têm bastante talento. Infelizmente para Ike & Kaya, ambos mereciam brilhar individualmente neste grandioso palco que é o JESC. Boa sorte Malta.

João Diogo - Malta traz-nos uma canção bastante básica este ano. É bastante cliché e não são as "key changes" que a fazem interessante ou que vão conquistar mais pontos do júri e do público. Na minha opinião é uma aposta falhada da pequena ilha mediterrânica. A fusão do rap com a balada não foi muito bem conseguida apesar dos dois intérpretes serem competentes. 

Nuno Carrilho - Malta traz-nos, este ano, uma das canções mais desinspiradas do ano. Nunca lhe achei grande graça e, dificilmente, virei a achar... Para mim, esta é a canção mais fraca da edição e é uma séria candidata a um dos últimos lugares.

Luís Coelho - Malta traz-nos mais um dueto, Ike & Kaya mostram-nos uma boa balada, mas acho que o rap ali à partida não resulta na totalidade. Tem partes da música que me lembram as baladas da Disney, o que acho bem, mas depois perde-se um pouco a magia quando entra a parte do rap. 

Ricardo Matias - No meio de canções dançantes e altamente produzidas, surge uma balada original por parte de Malta, sobretudo associada a uma parte rap do Ike que complementa de uma forma positiva e sem exagerar a voz da Kaya e o instrumental associado à canção. É uma balada original, mas que na minha opinião não será suficiente para chegar ao top10, num ano altamente competitivo.

Pontuações:
Aan Branco - 1 ponto
André Pereira - 1 ponto
Diogo Martins - 3 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Fábio Ventura - 3 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hélder Simões - 4 pontos
Huno Sepúlveda - 6 pontos
Ivo Mendonça - 4 pontos
João Diogo -  3 pontos
Luís Coelho - 5 pontos
Nuno Carrilho - 5 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 3 pontos
Ricardo Matias - 6 pontos
Rodrigo Pinto - 6 pontos
Rui Duarte - 1 ponto

TOTAL: 63 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Malta- Tema muito piroso, não me satisfaz o ego. A minha votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar