[Olhares sobre o JESC2021] Macedónia do Norte


Macedónia do Norte
Intérprete(s): Dajte Muzika
Tema: "Green Forces"



André Pereira - À primeira audição achei a canção da Macedónia do Norte muito estranha, mas ao ouvir mais vezes, realmente passei a gostar da canção. Se merece ganhar o JESC tenho as minhas dúvidas, mas ficar num top5 ou top10 já é merecido. Espero uma performance ao nível da canção.

Diogo Martins - Estou encantado e hipnotizado com esta canção. Amo demais. Nem parece algo vindo da Macedónia. Que Bop. As vozes conjugam-se bem, a canção é bem cativante e memorável e o instrumental é fantástico.  A canção não me sai da cabeça. Tenho as maiores espectativas na atuação ao vivo. Quero muito ver a Macedónia do Norte la em cima. Bravo.

Emanuel Filipe - Acho que é uma aposta fantástica por parte da Macedónia do Norte, mas não quero entusiasmar-me demasiado. Por diversas vezes o país enviou candidaturas igualmente modernas e bem produzidas, o que nos fazia augurar uma ótima posição, e depois o resultado ficava sempre aquém dessas mesmas expectativas. O staging será crucial, e estou um pouco reticente quanto às vozes ao vivo. Mas espero que tudo esteja no sítio certo, e que consigam dar continuidade ao legado da Mila Moskov.

Heldér Simões - Jovem, fresco, divertido, moderno. Gostei da forma como a Macedónia do Norte se apresenta a concurso este ano. As vozes parecem funcionar em estúdio, agora o perigo é a dinâmica deles em palco ao vivo. São quatro, têm que mexer, cantar em harmonia, com jeitinho, ainda conseguem fazer disto algo bem bom!

Hugo Sepúlveda - Green Forces: Assemble! Vindos da Macedónia do Norte, Dajte Muzika estão prontos para ajudar a salvar o planeta Terra. Nada como uma geração tão nova a dar o exemplo e apelar a todas as outras para fazermos a nossa parte! Não esquecendo a pegada ecológica, é irresistível dar um “pézinho de dança” ao som desta sonoridade balcã! A canção é catchy, dançável e se, ao vivo, conseguirem cantar bem e transmitir uma boa energia em palco, acredito que a Macedónia do Norte tem potencial para surpreender no JESC.

Pedro Caramba - A Macedónia já nos tem habituado a algumas apresentações bem interessantes em anos anteriores. Mas 2021, a meu ver, esta canção por parte dos Datje Muzika é definitivamente o tema mais forte e com mais consistência de todos. Aproveitando a popularidade deste grupo de crianças, acho que a televisão da Macedónia do Norte pode ser a próxima responsável pela organização do festival. Tema bem construído, com instrumental e mensagem fortes, sem esquecer que se trata de uma competição de crianças, como acontece em algumas canções de outros países. "Green Forces" será, provavelmente, a canção responsável pela melhor posição deste país dos balcãs no Eurovision Junior.

Pedro Dias - Uma canção bastante engraçada e profissional. Gosto particularmente dos sons étnicos da música e da confiança e carisma que os quatro jovens cantores aparentam ter. Por outro lado, a batida é um pouco repetitiva e o refrão torna-se um pouco enfadonho. Nota positiva para o facto da letra da canção abordar um tema que merece toda a nossa atenção.

Rodrigo Pinto - Cada vez mais vou percebendo que a Macedónia do Norte e Eurovisão Junior dão um perfect match. Em 2019 a enorme Mila Moskov conquistou-me logo desde início, sendo a minha favorita pessoal do festival, e este ano estamos lá MUITO perto. Este grupo formado por membros pertencentes do Dajte Muzika, um dos programas de TV infantis mais populares do país, na minha humilde opinião, tem tudo. Tudo para quê? Uma possível vitória? Acredito que sim. Adorava que uma canção como Green Forces estivesse nas playlists das discotecas deste verão, numa altura em que esperemos não estar tão restritos derivado da pandemia neste "place we're calling home". Canção que faz mexer o esqueleto, mensagem forte, elementos étnicos, harmonias muito bem sincronizadas... O que mais querer?

Rui Duarte - A Macedónia do Norte está a apostar forte, como sempre! Merecem uma vitória por todo o trabalho recentemente desenvolvido.  Em relação à canção, o grupo foi muito bem escolhido e a música encaixa-se perfeitamente na harmonia deles. Os sons étnicos, a cumplicidade que têm e a boa disposição são de facto agradáveis e bastante fortes, vão lutar evidentemente pela vitória. A nível da sua performance em palco, se seguirem a ideia do videoclip, a Macedónia do Norte pode, a meu ver, contar com um Top5. 

Pontuações:
Aan Branco - 12 pontos
André Pereira - 8 pontos
Diogo Martins - 12 pontos
Emanuel Filipe - 12 pontos
Fábio Ventura - 10 pontos
Gonçalo Canhoto - 8 pontos
Hélder Simões - 8 pontos
Huno Sepúlveda - 10 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
João Diogo - 10 pontos 
Luís Coelho - 12 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Pedro Caramba - 10 pontos
Pedro Dias - 8 pontos
Ricardo Matias - 7 pontos
Rodrigo Pinto - 12 pontos
Rui Duarte - 6 pontos

TOTAL: 161 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. MACEDÓNIA DO NORTE - O início da música não é muito bem conseguido mas à medida que o tema vai evoluindo alcança também um nível muito agradável. A minha pontuação: 8 pontos.

    ResponderEliminar