[Olhares sobre o JESC2021] Itália


Itália
Intérprete(s): Elisabetta Lizza
Tema: "Specchio (Mirror On The Wall)"



Aan Branco - Elisabetta tem uma voz poderosa e tem um domínio muito bom da técnica vocal, indo das partes mais puro Rock para as partes mais calmas onde demonstra o seu timbre. Uma canção muito competente, catchy, com um tema muito importante de amor próprio, confiança, descoberta, aceitação e a nossa imagem perante a sociedade. Claramente inspirada pelos Maneskin sem ser uma cópia do seu tipo de rock. “Specchio” é um rock anthem para miúdos e graúdos, com uma letra verdadeiramente poética e lembrando-nos que temos de nos amar a nós mesmos pois só nós vemos o nosso verdadeiro eu.

Fábio Ventura - É inevitável a comparação, ainda que um tanto ou quanto injusta, aos reis Måneskin, pelo menos, é isso que tenho encontrado por aí. “Spechhio” usa os espelhos como metáfora para as inseguranças que sentimos. A talentosa Elisabetta não tem medos, vemo-la a enfrentar directamente os seus monstros sem pestanejar. Será mais forte que eles? Não sei, tenho alguma dificuldade em imaginar a canção num lugar de topo – este rock italiano, ainda que popularizado de forma geral nos últimos meses, carece de elementos que o distingam e o tragam para 2021. O rock tem voltado aos tops mundiais, é certo, mas será que atingirá o do JESC?

Gonçalo Canhoto - Itália aposta fortíssimo em praticamente a única competição que lhe resta vencer este ano. Numa aproximação previsível ao registo que lhes deu alegrias em maio, “Specchio” galanteia eficazmente o rock, embora de uma forma mais comercial que “Zitti E Buoni”.  Elisabetta é uma vocalista fenomenal e a sua voz funde-se idoneamente com as poderosas guitarras na canção. É um estilo que raramente associamos ao concurso infantil e, por esse motivo, o país transalpino tem muito mérito por marcar pela diferença. É uma óbvia candidata a ocupar os lugares cimeiros da tabela classificativa.

Ivo Mendonça - “Specchio”! Não interessa se é uma performance que puxa mais ao rock. Não interessa se a Itália ganhou a Eurovisão da Canção com uma performance rock. Specchio e Elisabetta Lizza são uma combinação perfeita. Não existe outra performance assim, o rasgo rock e a língua italiana são uma combinação mais que ganha - pelo menos a mim conquistaram-me à primeira audição. A voz da intérprete encaixa muito bem na genialidade do instrumental - para além de que o timbre é muito apropriado para elevar o impactante instrumental necessário no rock. Para além disso, a mensagem desta canção é também ela poderosa e especialmente relevante para os mais jovens - não nos escondamos daquilo que verdadeiramente somos. Letra? Check. Canção? Check. Entrega? Check. Rock’N’Roll? Sim, sempre. Vencedora? Quem sabe? Boa sorte, Itália!

João Diogo - Itália ganhou gosto ao rock e nós agradecemos! Claro que haverá a normal comparação com Maneskin mas é preciso entender que nem todo o rock é igual. As partes em inglês são a parte menos positiva da canção. Nota muito positiva para a interpretação e atitude de Elisabetta Lizza.

Nuno Carrilho - Depois da vitória dos Maneskin em Roterdão, a Itália recuperou a receita e adaptou-a para o concurso infanto-juvenil. "Specchio" não é uma má canção, mas a mim diz-me rigorosamente nada. Espero uma grande atuação, como a canção pede, e poderei mudar de ideias. Contudo, no meu top, fica a meio da tabela.

Luís Coelho - Se uma música rock já é difícil de ser cantada por um edulto, imaginemos cantada por uma criança. O instrumental é pujante q.b. A meu ver peca um tanto ou quanto por ter partes cantadas em inglês, a língua italiana é linda não precisa que lhe juntem outras línguas para elevar a música. 

Ricardo Matias - Itália a apostar no mesmo género que lhe levou à vitória no ESC deste ano. A Elisabetta consegue transmitir muito bem a identidade roqueira que a canção pede. Contudo, e talvez por o rock não ser muito do meu estilo, não acho que esteja no top10 deste ano. Não deixo contudo de destacar o bom instrumental e capacidade e força vocal da artista, que é de elogiar para o que uma canção rock exige.

Pontuações:
Aan Branco - 12 pontos
André Pereira - 10 pontos
Diogo Martins - 7 pontos
Emanuel Filipe - 10 pontos
Fábio Ventura - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 7 pontos
Hélder Simões - 7 pontos
Huno Sepúlveda - 6 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
João Diogo - 8 pontos
Luís Coelho - 6 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Pedro Caramba - 6 pontos
Pedro Dias - 7 pontos
Ricardo Matias - 7 pontos
Rodrigo Pinto - 12 pontos
Rui Duarte - 12 pontos

TOTAL: 140 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

2 comentários:

  1. ITÁLIA - A intérprete usa a sua voz bonita para dar força a um tema que se resume a cantar para um espelho e não reflete muito do talento que poderia revelar noutro género musical. A minha pontuação: 6 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Um rock muito bem produzido dou 10 pontos .

    ResponderEliminar