[Olhares sobre o JESC2021] Irlanda


Irlanda
Intérprete(s): Maiú Levi Lawlor
Tema: "Saor (Disappear)"



André Pereira - A Irlanda está de regresso e com um registo diferente do que tem trazido ao JESC. Representados por Maiú Lawlor que tem uma excelente voz e foi mais que justo ter ganho a final nacional, sobre Saor, acho que a canção iria soar melhor em inglês, e adoraria ouvir uma versão em inglês, pois a canção até é boa. Não sei até que ponto esta canção consegue ou não chegar ao TOP10.

Diogo Martins - Este ano a Irlanda brinda-nos com uma canção bem diferente da última participação. Não esperava um rock por parte deste país. Não é um estilo que mais goste, mas o Maiú mostra-se bem entusiasmado e tem um a vontade com a canção. É canção energética. Acho que é daquelas propostas imprevisíveis. Tudo dependerá de como a Irlanda transporta a canção para o palco, mas não é de todo das minhas favoritas neste ano.

Emanuel Filipe - Louvo o facto de a Irlanda apostar no irlandês, aposta essa que gostaria de ver alargada ao Festival Eurovisão dos adultos. No entanto, é das propostas deste ano que menos gosto. Acho a canção demasiado confusa. Passei estes três minutos à espera de algo que me prendesse, e aquilo que consegui foi ouvir o mesmo refrão vezes sem conta, refrão esse sem qualquer impacto ou identidade.

Heldér Simões - A Irlanda tem tido alguns problemas com o JESC, e a meu ver este ano as coisas ainda não estão bem de saúde. A canção não é má, mas falta alguma coisa a meu ver na melodia, algum toque mais moderno, cai no esquecimento pela falta de cor.

Hugo Sepúlveda - Irlanda traz-nos Maiú Levi Lawlor, um miúdo com muita garra e que, neste momento, nos representa a todos com o seu ar desafiador de quem está farto de todas as restrições que vivemos. Apesar de toda esta proposta ter um carácter muito distinto em relação às restantes, com um traço “rock-ish adolescente”! No entanto, não a vejo a ser valorizada o suficiente de modo a obter um grande lugar na classificação. É daquelas que consigo desfrutar no momento e quando calha, onde até nos põe a saltar e a mexer, mas não puxa para ouvir.

Pedro Caramba - A Irlanda traz-nos uma canção bem ritmada e diria que bem direcionado ao público jovem. O intérprete, de seu nome Maíu Lawlor, transmite uma boa energia , que nos contagia a todos. Se não me engano, será a primeira interpretação totalmente em Irlandês por parte dos habitantes da Ilha Esmeralda. O tema, com uma batida rock pop, fala-nos de como as crianças devem ser livres, viverem a vida sem medos e complexos. Espera-se uma interpretação correcta e própria para este festival, por parte dos irlandeses, este ano, em Paris.

Pedro Dias - Peço desculpa mas não consigo gostar desta canção, e digo sem receio, que será uma enorme surpresa se não ficar nos últimos três lugares da classificação geral. Vale pelo empenho do jovem cantor, que tem um ar simpático, e pelo coro final que traz alguma frescura a uma canção que, em si, é muito batida e pouco original.

Rodrigo Pinto - Um idioma que considero interessante é o gaélico irlandês; daí normalmente ter bastante entusiasmo em relação a que peça representará a Irlanda no festival. Em 2019, fui enorme fã da canção da Anna Kearney, e fico muito contente por ver que ela tem uma oportunidade para brilhar com esta representação -  não só como cantora de fundo, mas também como co-autora! A forma como complementam o gaélico, inglês e francês é agradável, e a voz do Maiú tem enormes qualidades, mas infelizmente não é das canções que mais me intriga. Se puder fazer algum género de comparação em termos musicais e festivaleiros: comparo com a qualidade estrutural da canção Calon yn Curo de 2019 (da qual sou maior fã por acaso) Era para presentear 5 pontos, mas aquele toquezinho da Anna dá-lhes direito a mais "un point".

Rui Duarte - Das participações recentes Irlandesas, penso que esta se destaca minimamente. É uma canção animada e divertida com um intérprete à sua altura, capaz de dar o seu melhor para dar à Irlanda um resultado satisfatório. Fico um pouco reticente em relação à canção e ao trabalho que vão desenvolver em torno dela, mas, independentemente de tudo, desejo ao Maiú toda a sorte do mundo e que lhe corra tudo bem! 

Pontuações:
Aan Branco - 6 pontos
André Pereira - 3 pontos
Diogo Martins - 3 pontos
Emanuel Filipe - 4 pontos
Fábio Ventura - 3 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hélder Simões - 2 pontos
Huno Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 5 pontos
João Diogo - 5 pontos
Luís Coelho - 5 pontos
Nuno Carrilho - 10 pontos
Pedro Caramba - 1 ponto
Pedro Dias - 2 pontos
Ricardo Matias - 8 pontos
Rodrigo Pinto - 6 pontos
Rui Duarte - 1 ponto

TOTAL: 74 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. IRLANDA - Não consegui agarrar este tema logo que foi apresentado e continuo sem nutrir qualquer simpatia por ele. Creio que será muito por culpa do intérprete cuja voz é um pouco discordante com o andamento da música. A minha votação: 1 ponto.

    ResponderEliminar