[Olhares sobre o FC2023] Ivandro - "Povo"

 


Intérprete(s): Ivandro
Tema: Povo


Adão Nogueira - E o próximo é o artista de todos nós incluindo os velhos do Restelo. Ivandro partia como uma das minhas favoritas da noite e não defraudou completamente as minhas expectativas. Com um staging simples (inspirado talvez nas casas devolutas do governo) como a música pede e bem vocalmente deixou escapar um dos principais pontos, a emoção. Ponto esse que não estava à espera não encontrar num dos artistas mais ouvidos em 2022. Acabou por toda a atuação ser sempre igual quer na postura quer no que sentimento, que por vezes não era nenhum, mas nada que um pouco mais de acting não resolva.

8 pontos

Ivo Mendonça - Voz. Voz. Voz. Se este concurso fosse um concurso de rádio, o Ivandro provavelmente ganharia facilmente esta competição. Sendo um concurso televisivo, a atuação acaba por ficar perdida com o "palco" que apresentou. Se o melhor ativo da canção é a voz e a letra, então creio que faria sentido ter algo mais intimista em palco - passámos 3 minutos a ver "prédios descaracterizados" - pessoalmente, distraiu-me um pouco da mensagem desta belíssima canção. Não obstante, é um merecido finalista e estará muito provavelmente a lutar pela vitória no próximo sábado.

8 pontos

Nuno Carrilho - "Povo" ainda não me convenceu por completo, mas admito que foi uma das prestações que mais gostei na semifinal. Não acredito que esteja na luta pela vitória, mas não me chocaria a ver esta canção a ficar no pódio do Festival da Canção. Talvez o problema seja meu em ainda não ter feito o click a esta canção, mas nota mais que positiva para esta proposta.

7 pontos

Hugo Sepúlveda -  Chega a vez do outro nome de peso, o artista português mais ouvido no spotify em 2022: Ivandro. Ele que nos traz “Povo” e a resolução do problema da habitação! Brincadeiras à parte, Ivandro prometia muito e acabou por ser das melhores actuações da noite, de certo modo. Esteve muito bem vocalmente, tudo muito bem executado, mas infelizmente “falhou” no ponto mais importante: não me transmitiu nada. Para quem tenha sentido e vivido esta actuação de outro modo, não duvido que tenha sido uma actuação intensa e poderosa. Não me admirou a sua qualificação e se não ganhou a semifinal, deve ter ficado muito perto. Acredito que possa ter bastante apoio, quer do júri, quer do público, e que está na corrida pela vitória.

7 pontos

Cláudio Guerreiro - Ivandro é o cantor com mais alma na voz desta edição e isso consegue-se perceber logo no primeiro verso que canta. Por isso mesmo, tenho muita pena que a música não me chegue à alma da forma que sinto aquele primeiro verso, até porque a letra é, na minha opinião, das mais bonitas deste festival. Pela interpretação, Ivandro conseguiu elevar a canção ao vivo, mas mais uma vez fiquei com a sensação que falta um qualquer rasgo que torne a música mais memorável. 

6 pontos

Patrícia Gargaté - O Ivandro de facto não precisou de muito para mostrar aquilo que sabe fazer e goste-se ou não entregou  show de voz e de vibe incríveis. Não sendo propriamente fã desta proposta defendo que foi um justíssimo finalista e que pode inclusive surpreender no resultado final. Com um staging mais trabalhado arriscava-se a lutar pela vitória. 

7 pontos

Pedro Dias - O som das guitarras é sempre bonito. A voz do Ivandro é excelente. A contemporaneidade da canção é evidente, mas no geral é uma proposta que não me agrada, e que espero que não seja a vencedora do próximo sábado. A letra é muito banal, o guarda-roupa “Cristina Ferreira revisitada” é medonho, e a performance super estática é ótima para chamar o João Pestana. A única solução que encontro para atuação de sábado é: “trocar tudo e fazer de novo”. 

5 pontos

Pedro Maia - O ponto mais forte desta atuação é a peculiar e incrível voz do Ivandro. Não sou fã das músicas do Ivandro e esta não é exceção, porém consigo reconhecer que é uma canção bonita e que pode angariar muitos votos na final do festival. Esperava uma atuação mais intimista, acho que ficou muito aquém.

7 pontos

Gonçalo Canhoto - Sendo o Ivandro uma das recentes revelações do mercado musical nacional, foi com enorme expetativa que encarei a sua participação no Festival da Canção. Além de trazer visibilidade e credibilidade ao concurso, fico extremamente agradado por ter podido testemunhar mais uma vez o seu imenso talento. “Povo” é um tema cru, honesto e autêntico, que celeremente atinge o coração dos muitos que se identificam com o grito de saudade que o poema difunde. A voz e a interpretação sublimes e autênticas do intérprete atribuíram ainda mais significado e emoção a cada estrofe. Contudo, existem alguns pontos menos positivos no que toca à atuação apresentada, nomeadamente a existência de diversos planos de câmara vazios e vagos e a desleixada construção cénica, que foi mais prejudicial do que benéfica. Ainda que não veja “Povo” na disputa pelo primeiro lugar, foi uma merecida finalista e um dos grandes momentos musicais da segunda semifinal. 

8 pontos

João Diogo - "Povo" é uma bonita balada defendida na perfeição por Ivandro. Tem uma letra belíssima e carregada de emoções que são bem veiculadas por Ivandro e pela sua voz. Devo dizer que fiquei um pouco desapontado com esta proposta pois do que conhecia de Ivandro esperava algo diferente. A interpretação de Ivandro é, para mim, o ponto mais alto desta aposta, que é uma justa finalista. Poderá estar na luta pela vitória apesar de não achar que esteja no lote das nossas melhores possibilidades. O staging podia ter sido mais cuidado.

7 pontos 

Márcia Santana - A canção é aborrecida e o staging conseguiu ficar ainda mais aborrecido. Uns blocos de contraplacado não são suficientes para elevar uma canção que por si só já é fraca. Indiscutivelmente, o Ivandro tem a melhor voz do Festival, mas isso só não chega.

4 pontos 

Ricardo Matias - A balada mais sentida e com a mensagem mais forte deste festival, só podendo ser complementada por uma voz também forte, única e sentida como a do Ivandro. Acredito que a canção tenha merecido a passagem á final, sobretudo pela voz, contudo no meu entender a performance deixou algo a desejar, tendo talvez sido considerada algo simplista, para aquilo que é pedido pela canção, quando na minha opinião existem performances que complementam melhor as respetivas canções. Não obstante, o Ivandro merece todo o meu respeito e admiração ao levar uma canção desta natureza e com uma mensagem atual e forte.

7 pontos 

Total: 81 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

Sem comentários