[Olhares sobre o FC2023] Dapunksportif - "World Needs Therapy"

 


Intérprete(s): Dapunksportif
Tema: World Needs Therapy


Adão Nogueira - Chega a hora dos representantes do estilo mais diferente desta semifinal. Os Dapunksportif deram-nos 3 minutos de boa música e entretenimento ao som de “World Needs Therapy”. Não sou grande fã do género mas admito que pegaram o touro pelos cornos e prenderam a minha atenção ao longo da atuação, talvez por ao contrário do esperado não partiram para o exagero tornando assim mais agradável. Uma boa surpresa no final da noite ao ser finalista. 

4 pontos

Ivo Mendonça - Voz. Voz. Voz. Se este concurso fosse um concurso de rádio, o Ivandro provavelmente ganharia facilmente esta competição. Sendo um concurso televisivo, a atuação acaba por ficar perdida com o "palco" que apresentou. Se o melhor ativo da canção é a voz e a letra, então creio que faria sentido ter algo mais intimista em palco - passámos 3 minutos a ver "prédios descaracterizados" - pessoalmente, distraiu-me um pouco da mensagem desta belíssima canção. Não obstante, é um merecido finalista e estará muito provavelmente a lutar pela vitória no próximo sábado.

4 pontos

Nuno Carrilho - "World Needs Therapy" ocupava, antes da semifinal do passado sábado, o meu último lugar no ranking do lote de dez semifinalistas. Não preciso de grande justificação: não é o meu estilo e está longe de ser um tipo de música que ouça regularmente. Contudo: QUE ATUAÇÃO. De longe, a mais bem conseguida da noite, apostando naquilo que são os DAPUNKSPORTIF. Mereceram o apuramento para a Grande Final (ainda que muito inesperadamente) e levam uma das minhas melhores pontuações deste lote.

8 pontos

Hugo Sepúlveda -  E quando muita gente pensava o contrário, eis que DAPUNKSPORTIF está na final do festival. Foi a qualificação mais surpreendente de todas! São sempre estes momentos que nos mostram que no mundo eurovisivo, tudo pode acontecer! Não considero “World Needs Therapy” uma grande canção do género, mas vendo bem, a sua actuação “simples”, tinha os ingredientes para se destacar: energia, ritmo e garra! É sempre bom ter diversidade no alinhamento da final e acaba por ser o seu ponto forte. Espero que esta qualificação sirva de exemplo e incentive outros artistas a apostar noutros géneros no festival, sem medos!

4 pontos

Cláudio Guerreiro - Sempre desconfiei que esta canção, pelo seu estilo, tivesse algumas hipóteses de passar à final. Apesar de achar que até tem um refrão que fica facilmente na memória, sinto sempre que estamos na presença de uma canção sem grande rasgo. Em termos de performance, foi tudo aquilo que se esperava de uma canção deste género, mas percebeu-se claramente que o estúdio da RTP não está pronto para potenciar visualmente canções deste género.

4 pontos

Patrícia Gargaté - Os Dapunksportif foram uma das melhores e mais eficazes atuações da noite, a provar que não é preciso a construção de um grande videoclipe em realização de tv e que se pode brilhar mesmo fazendo apenas “a sua cena”. A nível vocal estiveram no seu melhor e mesmo não sendo uma canção aparentemente exigente tem alguns pontos que foram muito bem Conseguidos. Justos finalistas! 

8 pontos

Pedro Dias - Não sou fã deste tipo de canção rock, mas reconheço que é uma canção bem construída e profissional. A atuação poderia ser muito mais trabalhada, e menos estática, mas no geral é uma canção que mereceu o apuramento à final, mesmo se aí as suas hipóteses de sucesso são bastante reduzidas. 

6 pontos

Pedro Maia - “World Needs Therapy”, é uma canção que não desgosto , sendo que não sou particularmente fã de rock. A atuação foi o mais básico que conseguiram fazer, o intérprete tem um timbre que gosto particularmente, e no geral , tendo em conta as restantes canções e atuação desta semifinal, consigo compreender o apuramento.

5 pontos

Gonçalo Canhoto - A RTP tem-se empenhado em garantir um Festival da Canção em que exista uma ampla diversidade de estilos musicais representados. Desta forma, a inclusão de um tema rock só pode ser recebida com regozijo. Ainda que não seja o maior fã do estilo, reconheço a solidez e a competência da canção, equiparando-se a algumas propostas do mesmo género que vemos a concurso em finais nacionais dos países nórdicos. Os DAPUNKSPORTIF entregaram-nos em palco tudo aquilo que poderíamos esperar: ritmo, energia e determinação. Deste modo, tenho de considerar justo o apuramento conquistado para a final, ainda que pessoalmente tivesse preferência por outras alternativas.

5 pontos

João Diogo - "World Needs Therapy" foi para mim uma das maiores surpresas desta semifinal. É mesmo daquelas canções que ganham vida ao vivo, que foram feitas para serem tocadas num concerto. Os Dapunksportif estiveram muito bem, deram grande performance, bom staging, boa energia, parecia que estava a ouvir a versão estúdio a nível vocal. Sem dúvida que mereceram o apuramento para a final e até acho que o deviam ter conseguido logo na primeira ronda. Não estará na luta pela vitória mas é uma participação muito positiva neste Festival da Canção.

7 pontos 

Márcia Santana - Gosto muito desta canção. Acho que se destacou por ser a única proposta do género nesta edição do Festival. Foi uma actuação consistente, com garra e irreverência. A nível vocal estiveram muito bem, e a energia acompanhou a canção. Parabéns e bem vindos à final!

7 pontos 

Ricardo Matias - O rock que o Festival da Canção necessitava nesta semifinal. Dapunksportif apresentam-se tal e qual como são, com uma canção que os identifica na perfeição, e que os permitiu destacaram-se face à restante concorrência na semifinal. Não acredito que vá vencer, dada a concorrência da final, mas é de salientar a atitude da banda, que complementa muito bem o pedido pela canção, e que mereceu a sua passagem à final.

7 pontos 

Total: 69 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário: