[Olhares sobre o FC2023] Lara Li - "Funâmbula"

 


Intérprete(s): Lara Li
Tema: Funâmbula


Adão Nogueira - Chega a vez de Lara Li e a “Funâmbula”, palavra que me fez ir ao dicionário quando a vi pela primeira vez. Uma canção audível e que no início até chamou a atenção, não sei se por ser a voz que é ou um conjunto (voz e música) que complementam bem, mas que com o tempo começou a cansar pois parece que nunca sai do sítio. Presenteou-nos com uma prestação simples (demasiado até na minha opinião) para o que a música pedia. Quanto ao único elemento do staging, não percebendo bem a intenção do seu uso acabou por ser mais distrativo que útil.

5 pontos

Ivo Mendonça - Vocalmente Lara Li. Um regresso ao festival que, a meu ver, não deveria ter sido em modo "competição". Lara Li foi Lara Li durante 3 minutos. Vocalmente leve, agradável, com uma letra muito muito apetecível. O instrumental após o primeiro refrão é rico, complexo, desconcertante - para mim a melhor parte da canção. A apresentação em palco merecia mais, nomeadamente ao nível das luzes e cenografia. De qualquer das formas, foi bom ver que o Festival continua vivo em todas as frentes.

5 pontos

Nuno Carrilho - Foi Lara Li do início ao fim. Não era uma canção para disputar um passaporte eurovisivo ou uma vitória no Festival, mas era uma canção de reconhecimento e, acima de tudo, uma canção de afirmação. Afirmação de quem ainda não foi embora e que mostrou aquilo que sempre mostrou na sua carreira: serenidade e voz. Na minha opinião merecia um lugar na Grande Final...

12 pontos

Hugo Sepúlveda -  “Funâmbula” chega-nos por um grande nome: Lara Li. Devo ser das poucas pessoas que gosta desta música. Não foi amor à primeira audição, mas assim que fez o “clique”, não houve volta atrás. Há aqui qualquer coisa de mágico e sublime que me prende, entre a voz e a melodia. A actuação foi bem simples, delicada, mas sem qualquer acrobacia. A luz apaga-se só no fim, apesar do pedido de Lara Li. Também imaginava como acabava, como seria a resposta. Como não gosta de alturas, ficou ali rente ao chão e aos últimos lugares. Pondo fim às referências, não esperava ver “Funâmbula” na final, a não ser que reunisse muito apoio do júri. A actuação foi bastante simples e acho que não pedia mais. A partitura - seja qual for o motivo da sua presença - acabou por ser um pequeno detalhe que se estranhou demais ali no meio. 

4 pontos

Cláudio Guerreiro - "Funâmbula" é uma canção que ganha pela intérprete. A forma límpida como a voz de Lara Li chega até nós acaba por tornar o produto final mais bonito e verdadeiro. Sinto que poderia ficar horas a ouvi-la cantar. No entanto, assistimos a uma atuação que só teve a parte vocal para mostrar. E é uma pena, porque talvez com um bocadinho mais de ambição tivesse conseguido um resultado mais simpático. A eliminação acabou por ser previsível. Ainda assim, soube muito bem termos o privilégio de ouvir novamente o regresso deste grande nome da música portuguesa.

5 pontos

Patrícia Gargaté - A Lara Li levou a letra para o palco caso se esquecesse ou foi impressão minha? Realmente foi uma proposta que apesar da incontestável qualidade não me cativou e parece que não fui a única. A boa qualidade vocal da intérprete não condiz com a ausência de qualquer esforço para apresentar algo “tv friendly”. Senti inclusive alguma indiferença para com a necessidade de se adaptar e apresentar algo com consistência para o festival. Lamentável. 

5 pontos

Pedro Dias - Uma composição musical lindíssima! A grande Lara Li continua em forma e presenteou-nos com uma atuação sólida. O seu carisma foi suficiente para encher o palco, e de uma forma minimalista defendeu fantasticamente esta “Funâmbula” (que confesso ser uma palavra cujo significado não conhecia). Por momentos, pensei que iria conseguir o apuramento para a final, mas infelizmente essa não foi a decisão da combinação dos votos do júri e dos espectadores. Compreendo que não seja uma canção para todos os gostos, mas merecia um lugar no lote de finalistas, sem dúvida. 

7 pontos

Pedro Maia - Que momento… secante! Não deu para ficar os 2 minutos e quê em frente à televisão.
A canção não é do meu agrado, o staging muito monótono, muito vazio. Desta canção fica só a bonita voz da Lara Li. 

1 ponto

Gonçalo Canhoto - Ao legado de Lara Li para o panorama musical português é-nos devido o maior respeito e admiração. Afastada dos grandes holofotes nos últimos anos, a artista acedeu ao convite do compositor André Henriques e regressou ao Festival da Canção, após as suas duas participações na década de 80. A cristalina e inconfundível voz da intérprete encaixou delicadamente no belo poema e na primorosa e intensa orquestração. Apesar da elegância e do primor do tema, há que considerar que o mesmo deverá conseguir apelar a uma heterogénea audiência espalhada pela Europa - por diversos fatores, acredito que tal se revelaria um enorme desafio. Assim, ainda que figurar entre os finalistas fosse, a meu ver, uma consagração condigna, a autenticidade de “Funâmbula” despe-a da competitividade necessária para agradar à generalidade dos europeus.

6 pontos

João Diogo - A participação de Lara Li no Festival da Canção 2023 foi um anúncio que me deixou de boca aberta. Creio que por esta ninguém esperava! A sua canção infelizmente nunca foi das minhas favoritas . É a típica canção que nos vem à cabeça quando pensamos no Festival da Canção entre 2017 e 2021, aquela balada calminha, um pouco monótona, com um staging simplista, mas muito bem interpretada. Tem lugar no lote de semifinalistas mas creio que a sua não qualficação fez todo o sentido.

4 pontos 

Márcia Santana - Disse e volto a dizer que acho que esta canção tem o instrumental mais rico de todas as canções do Festival. O meu "problema" com esta canção é mesmo a confusão que é a letra. Parece-me bastante básica e houve aqui uma tentativa de incluir palavras mais eloquentes para lhe dar força, o que não aconteceu. Quanto ao staging, pareceu-me seguro e conceptual. Ajustado à canção. Eu gostei.

6 pontos 

Ricardo Matias - Admito que já tinha saudades de ver e ouvir uma das artistas mais experientes e conceituadas no Festival da Canção. Na minha opinião, foi uma atuação muitíssimo bem sentida, onde está bem espalhada a maturidade, fragilidade e experiência vocal da Lara Li. Não era preciso muito mais. A sua presença encheu bem o palco, apesar de na minha opinião necessitar de algo mais visual aquando do instrumental, no sentido de o elevar muito mais e de forma a salientar a sua enorme qualidade. Tenho muita pena que não tenha passado à final, pois das baladas em concurso, na minha opinião era a melhor. É a Lara Li. Simplesmente magnífica.

8 pontos 

Total: 68 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário:

  1. Sério que colocaram Lara Li abaixo da musiqueta do Churky? 😐😐

    ResponderEliminar