[Olhares sobre o ESC2022] Eslovénia

Eslovénia
Intérprete(s): LPS
Tema: "Disko"



Carlos Fernandes - Os LPS  formam um grupo coeso e isso reflete-se na entrega segura de um tema sólido pelo vocalista competente. "Disko" é uma canção alegre e melancólica ao mesmo tempo, e fica mais rica por ser cantada na linda língua Eslovena.  Pontuação: 10 pontos


Ivo Mendonça - Quando eu achava que só em Portugal é que existiam bandas com nomes relacionados com Pizza (e que grande show que deram), eis que descubro que o grupo selecionado pela Eslovénia se chama "Last Pizza Slice". Embora não me identifique nada com a canção escolhida, consigo reconhecer autenticidade e honestidade nestes jovens. Contraste visível com o estilo vintage e retro da performance. Esta tem sido uma atuação que inicialmente achava que ia passar despercebida - agora já não tenho muita certeza sobre a indiferença que possa deixar no público. Tem a vida dificultada para chegar à final, mas vejo aqui um potencial dark horse. Boa sorte Eslovénia. Pontuação: 5 pontos


Madlen Tutelian - Inicialmente foi um verdadeiro guilty pleasure, mas já não sinto nenhuma culpa, adoro-a. Esta música tem o seu próprio encanto. Recomendo lerem a tradução da letra, é muito meta e conta uma história real. Por mais que queira que seja o dark horse da edição, não guardo muitas esperanças com respeito aos resultados. No entanto, segue sendo uma proposta digna e na língua nativa, o que para mim é sempre uma coisa positiva. Pontuação: 10 pontos


Maria Sousa - A Eslovénia traz-nos um "disko" já muito datado e que pouco acrescenta à competição. Tendo em conta a final nacional, será preciso mais carisma e vontade em palco. Não vejo grande potencial no tema para ir longe, mas tendo em conta que é uma banda jovem, espero que tenham algum sucesso. Pontuação: 1 ponto


Nicolò D'Ignazio - Quando se começa a ouvir esta canção, é natural sorrir, assim como é natural ficar aborrecido alguns segundos depois. A melodia é redundante, e a mudança na ponte infelizmente não consegue melhorar a canção. O cantor tem ainda de trabalhar muito a sua voz, ainda não suficientemente madura por este tipo de competição. Pontuação: 2 pontos


Ricardo Matias - Esta canção e este grupo musical fazem-me lembrar um misto de Portugal e Islândia em 2021, e tudo no bom sentido. A banda tem uma atitude engraçada mas ao mesmo tempo profissional, com uma canção que não surpreende, mas deixa um sorriso na cara. Neste sentido, acredito que tenha dificuldades em passar à final, mas não descarto essa hipótese. Pontuação: 7 pontos


Rita Reis - Foi uma boa escolha a Eslovénia apostar em cantores mais novos e, mais uma vez, na sua língua materna. No entanto, nota-se alguma inexperiência a nível de staging. O vocalista não transmite a emoção necessária nem tem qualquer tipo de interação com o público. Como tal, prevejo que fique na sua semifinal. Pontuação: 2 pontos


Simão Paulo - A Eslovénia traz-nos uma banda que a mim me faz lembrar muito uma banda de escola. Não é uma canção que eu ouça muito, nem faz muito o meu estilo, no entanto consigo achar-lhe alguma piada. Os LPS parecem-me ser divertidos e bastante confiantes em palco fazendo-me lembrar uma versão mais jovem dos Black Mamba. A nível da prestação em palco, espero que em Turim o vocalista não esteja tão estático e que explore mais o palco. A passagem à final parece-me um pouco complicada para a Eslovénia. No entanto, também me dão, mais uma vez, uma vibe de Black Mamba e poderão ser a grande surpresa da noite. Pontuação: 4 pontos


Média de pontuação do Júri: 3,88 pts

Média de pontuação dos Leitores: 4,10 pts

Média Final: 3,99 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Eslovénia-LPS "Disko": uma representação muito fraca esta da Eslovénia tanto a nível musical como interpretativo.Tudo muito frouxo para o meu gosto. Pontuo com 0 pontos.

    ResponderEliminar