[Olhares sobre o ESC2022] Letónia

Letónia
Intérprete(s): Citi Zēni
Tema: "Eat Your Salad"



Aan Gomes - Talvez a canção com a letra mais... "Única" no certame, com um ritmo viciante mas talvez despojado de qualidade vocal. Como a única coisa que distinguiria esta canção de outras tantas de melodia idêntica seria a frase inicial, tal puro memeísmo, e dado que esta tem de ser significativamente alterada, não creio que a canção alcance o sucesso tão desejado pelos letões. Terá certamente dificuldade em passar à Final, se conseguir chegar. Pontuação: 2 pontos


André Pereira - Este ano a Letónia decidiu, novamente, surpreender todos e trazer uma canção que pode ser uma joke entry, mas que até resulta bem. Não é das minhas favoritas, mas também não é das que mais odeio, mas já esteve nos meus últimos lugares no top. Pontuação: 5 pontos


Emanuel Filipe - Vejo um mar de gente a referir-se a "Eat Your Salad" como sendo uma joke entry, e honestamente não percebo. Para mim, uma joke entry é uma tentativa clara de gozar com a competição. Ora, não me parece que esse seja o objetivo do grupo letão. Meus caros, cantar sobre desgostos amorosos, não configura um dos requisitos para se ser uma candidatura séria e digna de ter lugar no Festival Eurovisão. Já todos percebemos que tal como qualquer embalagem de iogurtes, as relações amorosas têm prazo de validade. Ponto. Não me cansem. Para além de uma proposta mais do que válida, a Letónia apresenta-nos uma canção bem disposta, com uma letra inteligente e cheia de humor, e interpretada por um grupo que é a definição de carisma. Comam carne, comam vegetais, comam aquilo que não se pode dizer em nome da moral. O que importa é ter saúde, já dizia a Konstrakta (ou a minha avó, como queiram). Pontuação: 8 pontos


Hugo Sepúlveda - Num ano em que a qualidade não abundou no Supernova, Letónia escolheu Citi Zēni e “Eat Your Salad” como seus representantes! Como o próprio título indica, Letónia decidiu animar o ano de 2022 com  uma “joke entry”! A bem ou mal, fica na cabeça e a energia dos Citi Zēni chega a ser contagiante, mesmo que não nos convença a comer só os veggies. Não é a canção que mais dá vontade de carregar no "replay" ou até de a ouvir por iniciativa, mas quando calha, reconheço que dou por mim a saber grande parte dos versos e isso mostra o quão eficaz é “Eat Your Salad”. Destaco a mensagem que é sem dúvida o melhor de tudo! Pontuação: 3 pontos


Patrícia Gargaté - A Letónia foi para mim o grande “grower” do ano! Confesso que inicialmente a coloquei no lote de canções cringe mas depressa percebi que a mensagem e a irreverência conseguiam chegar até mim e hoje em dia considero uma das minhas favoritas! Os Citi Zeni são super carismáticos e tenho a certeza que vão dar um show brutal! A Eurovisão precisa disto, de canções orelhudas, divertidas e leves e esta é uma fórmula ideal para ser bem recebida e compreendida dentro e fora da Europa. Espero que consigam trazer a irreverência do videoclip e da letra para o palco, ainda que de forma mais subtil! Pontuação: 10 pontos


Pedro Dias - Deus Nosso Senhor me perdoe, mas esta canção é simplesmente… TERRÍVEL! Por muito que tente, não consigo gostar da proposta letã, nem sequer encontrar algo positivo que me permita fazer um comentário mais “bondoso”. A letra é de uma vulgaridade extrema, e só ridiculariza o tema do veganismo. A verdade é que a cada audição, sinto uma forte vontade de comer uma cabidelazorra, de forma a compensar o degredo musical com que os Citi Zēni, inexplicavelmente, venceram a final da Letónia. Mas focando-me novamente na canção, para além da letra, também a música não é nada mais que irritante. E os intérpretes? São… esforçados… pobrezinhos…Em suma, a meu ver é um tema sem quaisquer condições para estar presente numa final Eurovisiva, mas no mundo descompensado em que vivemos, não me surpreenderia se víssemos este país Báltico, injustamente, representado na Final.  Pontuação: 1 ponto


Rafael Fonseca - E eis que chegamos a uma das canções mais divertidas e animadas desta edição eurovisiva de 2022! Os Citi Zeni fizeram o favor de apresentar algo super dançável, original e com uma letra bastante interessante, uma vez que junta um tema relevante da atualidade com uma canção jovial e alegre, acompanhada pelo mítico solo de saxofone que é sempre agradável. Confesso que é capaz de ser daquelas músicas que ou detestamos ou gostamos tanto que fica presa na nossa mente durante horas. Mas, para mim, é uma das favoritas deste ano!!! Ansioso por ver o staging em Turim. Pontuação: 10 pontos


Rita Fonseca - Ainda que ridicularizada por muitos, "Eat Your Salad" é uma grande aposta da Letónia e poderá garantir a desejada qualificação do país para a grande final do certame musical, algo que não acontece desde 2016. Com uma letra original e cativante, e uma melodia que não deixa ninguém indiferente é, indubitavelmente, uma canção que se destacará na primeira semifinal do festival. A energia, carisma e diversão inerentes, tanto à canção como aos artistas que a representam, poderão jogar a favor da Letónia na conquista do coração de muitos eurofãs e consequente resultado positivo no televoto. Pontuação: 8 pontos


Média de pontuação do Júri: 5,65 pts

Média de pontuação dos Leitores: 3,64 pts

Média Final: 4,65 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Letónia- Citi Zēni ""Eat Your Salad": Muito teatro para tão pouca música. Pontuo com 1 ponto.

    ResponderEliminar