[Olhares sobre o ESC2022] Polónia

Polónia
Intérprete(s): Ochman
Tema: "River"



Adão Nogueira - Apesar de uma final nacional sem grande qualidade, a Polónia não desiludiu e escolheu a única opção viável para seu representante. Krystian Ochman e "River" eram a única hipótese de voltar a fazer este país brilhar no ESC. Uma proposta sólida, moderna e num registo contemporâneo que nos envolve e leva a viver a história. Krystian é dono de uma bela voz, poderosa e que encaixa perfeitamente nesta proposta, elevando-a também pela forma como é cantada. Pontuação: 10 pontos


Alina Aleixo - “River” tem vindo a crescer em mim, ainda que não seja das minhas favoritas. Remete-me para algumas canções da Eurovisão dos últimos 10 anos. A voz de Ochman é incrível e a melodia é bastante profunda. Os violinos dão-lhe sem dúvida um toque especial. Esta canção não pede mais nada em palco a não ser o intérprete, violinistas, e um jogo de luzes simples mas que a torne ainda mais grandiosa. Temo que não consiga um lugar na final, mas até lá tudo é possível. Pontuação: 6 pontos


Fernando Pereira - Muito boa música, canção e interpretação. Faz-me lembrar algo também, mas de uma boa maneira. Acredito num ótimo resultado e é isso que gostaria. Mereciam um palco brutal para ficar mesmo aquele fator wow. Espetacular proposta polaca. Pontuação: 10 pontos


João Monteiro - Sou suspeito de que a voz não é a ideal para a canção que a Polónia quer levar e pode ser um "fiasco" para as atuações, mas espero que esteja enganado porque eu até gosto da música que a candidatura polaca irá levar para Turim. A Polónia irá levar uma canção que, a meu ver, é lugar certo para a Grande Final após 5 anos de interregno, e pode alcançar um bom lugar. Pontuação: 7 pontos


Marcelo da Silva - Eu sei, a Polónia é uma das favoritas à vitória. Eu simplesmente não me consigo conectar com a música. Ochman tem uma das melhores vozes do ano. Contudo, e mesmo sabendo que conquistará bastantes pontos do júri, este tema não me fez clique até ao momento. E poderemos ter aqui o ‘flop’ do ano, pois na semifinal 2 está tudo em aberto. Pontuação: 1 ponto


Miguel Braga - Uma canção fortíssima, um interprete fortíssimo, um vídeo fortíssimo, uma prestação ao vivo fraquíssima...A canção da Polónia é considerada uma das potenciais vencedoras desta edição, mas tem que melhorar imenso a sua prestação ao vivo. A voz do cantor está presente sempre, mas não tem nada impactante. Tem também uma encenação básica, que para mim não está nada interligada com o vídeo! Mas nem tudo é mau... O representante polaco tem um vozeirão estrondoso, com uns falsetes e graves completamente poderosos, que preenchem qualquer um! Será a primeira vitória da Polónia? Tudo será ditado pela sua prestação ao vivo.Pontuação: 10 pontos


Sofia Oliveira - Depois de ter ficado pela semifinal em 2021, a Polónia aposta numa canção bastante mais competitiva. "River" tem, na minha opinião, grandes probabilidades de se qualificar e obter um resultado satisfatório em Turim. Gosto especialmente do instrumental desta canção, em particular do piano. Ainda que a letra seja repetitiva, acho que a simplicidade da mesma, bem como da melodia, ficarão na cabeça de muitos europeus, e que esta performance será um momento memorável. Pontuação: 7 pontos


Tiago Ribeiro - Alerta! Alerta! Alerta! Para mim teremos aqui um possível vencedor se, e reforço, se, a performance em maio for bastante melhor do que a apresentada na final nacional. A estação televisiva polaca só tem de aproveitar o excelente cantor que tem, a excelente música que tem, e a excelente letra que tem. É um tipo de canção que agrada ao júri e também consegue agradar o televoto. "River" é uma lufada de ar fresco quando comparado com os últimos anos da Polónia. Penso que o lugar na final não está em causa e, pelo menos, um top 10 também não deveria estar. Vamos ver como corre em maio. Pontuação: 12 pontos


Tomás Nabais - A par da Lituânia, outro tema que é para mim um dos favoritos deste ano: "River" interpretado por Ochman, defendendo as cores polacas. Em comparação com "The Ride" do ano passado , este tema é mil vezes melhor, devido ao instrumental soberbo, à voz magnífica de Ochman (para mim o melhor intérprete masculino desta edição) e à letra simplesmente bonita. Creio que agradará quer ao júri, quer ao televoto. Agora é urgente que mudem o staging, pois o da final polaca deixou muito a desejar. Acredito que passará facilmente à Final e ficará num top10. Pontuação: 12 pontos


Média de pontuação do Júri: 8,09 pts

Média de pontuação dos Leitores: 8,35 pts

Média Final: 8,22 pts

Aceda AQUI à classificação na íntegra 

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

1 comentário:

  1. Polónia-Ochman "River": Catadupas de temas carregados de tristeza e desilusão sobrecarregam, diria que ano após ano, o cancioneiro eurovisivo, alguns muito bem alinhavados e dá muito prazer ouvi-los mas outros nem por isso, como é o caso deste rio que há-de ter que levar ao longo do seu leito com o peso de um corpo despojado da sua alma por demais atormentada. A interpretação é um tanto ridícula por querer oferecer num cálice quebrado um vinho de boa casta já muito contaminado.Péssima atuação quero eu dizer, cansa até ouvir tais lamúrias. Pontuo com: 0 pontos.

    ResponderEliminar