[Olhares sobre o FC2023] Mimicat - "Ai Coração"

 


Intérprete(s): Mimicat
Tema: Ai Coração


Adão Nogueira - Ai o meu coração que quase não aguentava de ansiedade para ver com o que a Mimicat nos ia presentear. Desde o início uma das minhas favoritas e daí algum receio de desilusão, até que estava com a cabeça e a garganta num nó. Mas muito pelo contrário, correu tudo bem, pois a Mimicat dançou, cantou, representou e deu tudo e ainda mais para elevar a sua canção. Desde a coreografia simples mas eficaz, quer dela quer das bailarinas, aos planos de câmara e à emoção que entregou, foi tudo muito bom. Então quando chega à parte mais slow da música, foi a cereja no topo do bolo. Claro que há coisas a melhorar, há sempre… se bem que a roupa não me pareceu nada mal.

12 pontos

Ivo Mendonça - Mimicat é o talento desta semifinal. Canção divertida. Orelhuda. Acelerada. Vocalmente sem falhas. Arrojada. Divertida. Não podia pedir melhor - um tipo de canção que não vai deixar ninguém indiferente, o bater do coração acelera com o avançar dos 3 minutos, terminando numa maratona de emoções. Visualmente, creio que está uma atuação bem conseguida e um produto também muito próximo do seu melhor para a Europa.

12 pontos

Nuno Carrilho - A mimicat chegou a esta semifinal como uma das minhas favoritas e fez jus a todo o favoritismo que lhe tem sido dado. Com um visual que parece ter sido inspirado no look de Helena Isabel nos coros de Serafim Saudade, personagem de Herman José, a cantora conseguiu encontrar um equilíbrio entre a canção e a atuação, com as duas a alinharem-se sem desviar a atenção uma da outra. Gostei do produto e com algumas correções acredito que esteja pronta para o Festival Eurovisão. De longe, a melhor da semifinal e uma digna e merecedora representante de Portugal se tal vier a acontecer!

12 pontos

Hugo Sepúlveda - Chega a vez de Mimicat e os nervos chegam com ela! Tendo em conta as notícias que tínhamos sobre o estado de saúde da Mimicat e o peso de ser uma das favoritas, estava muito receoso com aquilo que iríamos ver em palco! Rapidamente o alívio chega e vemos (ai) coração a bater cada vez mais forte e com mais sentimento! O auge chega com aquela nota alta que todos esperávamos! Vendo e revendo a actuação, penso que correspondeu às expectativas, conseguindo superá-las em alguns momentos. Sinto que falta aqui qualquer coisa, um toque extra, mas que ainda assim já esteja num patamar adequado para Liverpool! Vendo o que nos tem dito a Mimicat, acredito que trabalhe ainda mais para a final!

10 pontos

Cláudio Guerreiro - "Ai Coração" é tudo aquilo que eu espero de uma canção: paixão instantânea à primeira audição. Além de excelentes decisões em termos instrumentais, traz-nos ainda um carrocel bem executado de dinâmicas vocais e uma letra fabulosa. E Mimicat, consegue executá-la ao vivo na perfeição. Se o que tivemos em palco foi uma cantora a recuperar de doença, quero imenso saber como é a Mimicat sem limitações (algo que parece até impossível, tendo em conta a qualidade do que ouvimos na semifinal). Apesar de sentir a falta de algo na atuação, não tenho dúvidas que esta tem de ser a escolha para Liverpool, porque o potencial é imenso. Que esta participação seja também uma forma de abrir mais os olhos do público para uma artista que merecia já mais reconhecimento.

12 pontos

Patrícia Gargaté - A Mimicat conseguiu entregar o que os seus fãs tanto queriam. Sem dúvida um dos vozeirões da noite. Ainda assim atuação ficou aquém das minhas expectativas pois mesmo não sendo uma fã da canção, esperava que a apresentação fosse daquelas de deixar qualquer um de queixo caído, o que de facto não aconteceu. Para além disso sinto o tema um tanto ou quanto datado... e com alguma propriedade pois é uma canção com 10 anos. Talvez fosse um sonho de canção há uns aninhos, mas num contexto atual de Eurovisão e até do próprio Festival da Canção deixa muito a desejar. Ainda assim reconheço que é bem "eurofã friendly". Já agora, mais alguém cantou "First i was afraid, i was petrified" após os primeiros acordes desta música?

7 pontos

Pedro Dias - Era a minha canção favorita nesta semi-final, e a Mimicat não decepcionou. Que voz, que atitude, que carisma, que canção! Foi top das galáxias, mas a atuação ainda pode, e deve, ser melhorada. A coreografia é gira, mas se for mais trabalhada e ficar mais profissional, com um momento WoW que acompanhe a genialidade da canção, será muito difícil não se transformar na nossa representante em Liverpool. Por fim, um bocadinho menos de tule também podia ajudar, principalmente na zona do peito – está demasiado bombom de São Valentim.

12 pontos

Pedro Maia - “Ai Coração” é a minha canção favorita na versão estúdio, e não me desiludiu na performance ao vivo, no então achei a atuação muito clichê, se vencer a Mimicat tem que repensar o staging e fazer algo mais memorável. O ponto mais forte da atuação é mesmo o vozeirão da Mimicat que deixa qualquer um boquiaberto. Vai sem dúvida disputar a vitória do festival da canção. 

12 pontos

Gonçalo Canhoto - E se a livre submissão de canções nos dá angústias como “Too Much Sauce”, é fascinante como nos dá a sua completa antítese e nos concede pérolas de qualidade estonteante. “Ai Coração” nasce da fusão entre um genial e intenso jogo de palavras e uma composição que transpira portugalidade. Ademais, concentra em si vários atributos que considero relevantes para um tema que se propõe a representar o nosso país: é acessível ao grande público, divertida, cativante, memorável e autêntica. Sem surpresas, a proposta engrandeceu com o carisma, a energia e a colossal prestação vocal da Marisa, que esteve fenomenal em palco e deu uma lição acerca do que é construir uma atuação. Poucas são as coisas a limar até à verdadeira prova de fogo dentro de duas semanas, mas considero que a inclusão de mais dançarinos e a escolha de um vestuário que permita mais fluidez nos movimentos ao longo da atuação poderão enobrecer ainda mais o fabuloso desempenho da artista. A Mimicat está na luta para a vitória e será uma merecida vencedora do Festival da Canção.

12 pontos

João Diogo - "Ai Coração" era a minha favorita antes desta semifinal e tenho a dizer que continua a ser. Acho que a apresentação em palco resultou, está bem concebida, é impactante e em conjunto com a canção é o melhor pacote que temos para oferecer à Europa neste momento. Nem tudo foi perfeito: acho que falta alguma intenção nalgumas partes da coreografia da Mimicat, que não deveria ter movimentos aleatórios, eu mudaria o vestido para algo menos "fluffy" e reduziria as luzes vermelhas porque em alguns momentos ficou um pouco estranho. Mas isto são tudo detalhes que podem ser trabalhados porque o conceito da atuação está muito bom. E convenhamos, se a Mimicat tem  uma interpretação destas estando doente, então na final vai ser ainda melhor. Aquela nota muito perto do final tem tudo para ficar na memória dos europeus e arrecadrá muitos votos. É uma canção animada, com ritmo, mas com personalidade, com alma, e muito bem interpretada. Certamente que lutará pela vitória neste Festival da Canção.

12 pontos 

Márcia Santana - Confesso que estava um pouco receosa quanto ao staging da Mimicat para "Ai Coração". Bastaram os primeiros segundos de actuação para os receios se dissiparem. A Mimicat disse ao ESC Portugal na conferência de impressa que ia cantar e dançar ao mesmo tempo pela primeira vez, e se foi a primeira vez, não pareceu. Apresentou-nos um staging confiante, seguro, coerente e vocalmente irrepreensível. Gosto muito desta proposta, acho que luta pela vitória e muito merecidamente, na minha opinião.

10 pontos 

Ricardo Matias - Na minha opinião, a melhor canção deste ano no Festival da Canção. A canção cativa o público em todo o seu instrumental, apresenta um conjunto variado de estilos que se complementam de forma exímia, a Mimicat tem uma capacidade, amplitude e personalidade vocal única, e a performance em palco demonstra todas essas características, não só da personalidade da Mimicat como também das suas bailarinas. É uma canção "maluca" no bom sentido, é irreverente, profissional, divertida, e apetece dançar ou entrar neste espírito de maluquice. A parte final então é a apoteose perfeita para eu poder dizer que a canção, na minha opinião, é "winner material". Ainda bem que existe a seleção aberta, pois foi através dela que temos a melhor canção a concurso.

12 pontos 

Total: 135 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

2 comentários:

  1. "Ai Coração" - Uma voz multifacetada num tema de desespero: se não apareces cai o Carmo e a Trindade. Pontuação: 8 pts.

    ResponderEliminar
  2. Respeitando todos os comentários e pontuações, considero “criminoso” avaliar este tema abaixo dos 10 pontos. É para além de sensacional, um verdadeiro “refresh” em tudo o que já por cá apresentámos. Prova que uma canção feita à 10 anos consegue ser bem mais atual que muitas escritas e lançadas no mesmo certame…

    ResponderEliminar