[Olhares sobre o FC2023] You Can't Win, Charlie Brown - "Contraste Mudo"

 


Intérprete(s): You Can't Win, Charlie Brown
Tema: Contraste Mudo


Adão Nogueira - E eis que chega a vez dos YCWCB com o seu “Contraste mudo”. Ao contrário da maioria esta música não me diz nada, e sou eu que fico mudo... Admito que possa ser uma canção calma, cheia de feelings, flawless, mas para mim é aquele momento para fazer outras coisas ou neste caso ainda estar a pensar na atuação anterior… eles cumpriram quer vocalmente quer no cenário, defendendo bem a sua proposta, mas para mim nada mais que isso.

5 pontos

Ivo Mendonça - Contraste Mudo é uma lufada de ar fresco pela sua genialidade. Harmoniosa. Prende-nos num outro universo. Super bem interpretada pelos You Can't Win, Charlie Brown. Uma leveza verdadeira, 3 minutos em que a mente vagueia, livre de medos e de pensamentos. Uma performance que me surpreendeu muito. Por ser tão simples, e ao mesmo tempo, eficaz e graciosa.

12 pontos

Nuno Carrilho - "Contraste Mudo" pediu e os You Can't Win, Charlie Brown deram-lhe o que era preciso: a simplicidade. É uma das canções mais bonitas desta edição e acredito que venha a ser um dark horse desta edição, arriscando-me a dizer que possa ter sido a vencedora do júri desta semifinal. Veremos se não seremos surpreendidos por esta canção na Final... Contudo, a mim ainda não me convenceu por completo!

7 pontos

Hugo Sepúlveda - “Contraste Mudo” é daquelas canções especiais que Portugal consegue ter. Aquelas canções que nós sabemos que não vão pisar o palco da Eurovisão, mas que nos arrebatam completamente! A voz e a melodia tornam-se hipnóticas, quase como que se nos embalasse num conforto introspectivo, onde as memórias e os sentimentos de cada um se tornam num bonito momento cinematográfico “personalizado”. Fico feliz por ter chegado à final, só para termos o privilégio de assistirmos mais uma vez a esta actuação, ainda não tenha sido perfeita!

8 pontos

Cláudio Guerreiro - "Contraste Mudo" é daquelas melodias que nos dá uma certa paz de espírito quando a ouvimos. Não está entre o leque das minhas preferências, mas também é daquelas músicas que não passo à frente. No entanto, só peca por não ser memorável o suficiente por me querer fazer ouvir mais e tenho sempre a sensação que passa num instante. Nada a apontar na atuação, aquele típico caso em que menos é mais. Não me admiraria quer terminasse na primeira metade da tabela da final.

7 pontos

Patrícia Gargaté - Os You Can't Win, Charlie Brown são a prova que não há formulas festivaleiras e a presença deles na final é também prova do bom gosto e da qualidade que há no panorama musical português. Uma canção que cresce à sua maneira e faz com que o ouvinte fique preso à atuação. É calma mas cativante. Um orgulho ter a presença de "Constraste Mudo" na final do Festival da Canção. 

8 pontos

Pedro Dias - Um lindo sussurro musical que obteve o reconhecimento merecido nesta semi-final do Festival da Canção. Uma canção lindíssima que sabe bem ouvir. No entanto podia ser mais trabalhada, especialmente, em termos visuais. O guarda-roupa está demasiado casual e rouba um pouco da classe desta proposta. Não se esqueçam que a canção é o mais importante, mas ninguém vence a Eurovisão de t-shirt e boné na cabeça. YCWCB vejam algumas atuações do Festival de Sanremo, deste ano, e inspirem-se.  

6 pontos

Pedro Maia - “Contraste Mudo” é uma canção bonita, muito linear, diria até relaxante. A performance ao vivo foi boa, muito na onda do que a canção pedia, o ponto negativo é que é uma canção e performance muito esquecíveis, e não nos podemos esquecer que é um concurso televisivo e feito para entreter os espectadores , coisa que penso que não aconteceu nesses 3 minutos de atuação (pelo menos comigo).

6 pontos

Gonçalo Canhoto - Ao longo dos últimos anos, a Eurovisão tem-nos dado várias surpresas que contrariam o conceito da afamada “canção eurovisiva”. Aliás, esse tem sido um estigma que a própria RTP tem tentado contrariar através da diversidade de sonoridades envolvidas no concurso português recentemente. “Contraste Mudo” é disso exemplo. Um aconchego à alma. Um conforto e um aconchego que nos faz flutuar. Uma das canções às quais adoro regressar, por nela conseguir sempre identificar um inaudito detalhe ou adormecida sensação, que até então não conseguira reconhecer. Os YCWCB construíram uma atmosfera etérea e intimista, que beneficiou de um excelente jogo de cores e da serenidade transmitida pela banda ao longo de toda a atuação. Julgo que alguma concorrência terá argumentos mais fortes no que à competição diz respeito, mas “Contraste Mudo” terá um lugar especial reservado no coração de muitos espetadores.  

7 pontos

João Diogo - Sempre achei "Contraste Mudo" uma canção muito bonita. Não tendo qualquer conhecimento técnico sobre música, acho que tem muito valor artístico. Tem um lado muito mágico, misterioso, que nos envolve, uma melodia riquíssima. Mas todas estas qualidades não significam que seja a melhor proposta para um concurso televisivo. O Festival da Canção e a Eurovisão são programas de televisão onde, sim as canções devem ser o mais importante, mas o lado visual também conta e muito. E se os YCWCB tivessem apostado nessa vertente, recriando em palco a magia da canção e investindo neste aspeto, "Contraste Mudo" tinha muito potencial. Isto não significa que devessem ter feito piruetas em palco, mas há formas de transmitir as emoções de uma canção de forma sóbria mas cativante para o público geral. Infelizmente não o fizeram, pelo que se viu não se preocuparam minimamente com nada e por isso creio que não terão hipóteses de vencer. De certeza que o júri lhes dará boa pontuação mas o televoto não deverá estar do seu lado.

7 pontos 

Márcia Santana - Esta canção já tinha uma qualidade imensa na versão estúdio, e acho que o staging só a glorificou. Os YCWCB mostraram no Sábado porque são uma das melhores bandas do actual panorama musical português. A iluminação intimista ficou perfeita e a vocalização do Afonso Cabral foi exactamente igual à versão estúdio. Espero que na final consigam obter um honroso Top 3 porque merecem.

8 pontos 

Ricardo Matias - Esta canção, na minha opinião, tem um feeling muito característico, introspetivo e mágico ao mesmo tempo. É difícil de explicar, mas na minha opinião, ao ouvir esta canção só apetece fechar os olhos, sentir o instrumental (altamente cuidado e com uma qualidade espetacular), emocionar-se e viver os 3 minutos que a canção proporcionada pelos YCWCB pretendem demonstrar (penso eu com algumas semelhanças a Salvador Sobral). Creio que seja a vencedora no júri, mas na minha opinião e por ser uma canção não tão apelativa ao voto do público, não creio que possa ganhar o certame. Mas é sem dúvida uma canção a pôr na playlist.

10 pontos 

Total: 91 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário:

  1. "Contraste Mudo" - Eu diria antes contraste sonoro, o defeito pode ser meu mas na realidade não consigo perceber nada. Pontuação: 1 ponto.

    ResponderEliminar