[Olhares sobre o FC2023] Neon Soho - "Endless World"

 


Intérprete(s): Neon Soho
Tema: Endless World


Adão Nogueira - E finalmente chega a proposta mais fora da caixa desta semifinal, em inglês, mas que nos presenteou com um belo momento de televisão. Uma das mais promissoras músicas desta semi, não percebo como teve que ir à “repescagem”… mas falando do momento que nos proporcionaram, foram os que melhor aproveitaram a escuridão do palco, mas não ficaram por aí, desde os planos de câmara à prestação muito capaz da vocalista, conseguiram levar o espectador para outro lugar.

8 pontos

Ivo Mendonça - Endless World é uma performance digna de uma playlist de loja de roupa, juntando um beat mais moderno com uma interpretação segura e confiante dos vocalistas do Grupo. A canção em si não tem um crescendo, mas acaba por cumprir o seu papel de nos levar para "outro mundo". Em termos visuais, esperava mais um bocadinho, nomeadamente ver os vocalistas com mais movimento no palco em vez de estarem estáticos (nas mesmas posições) durante os 3 minutos.

8 pontos

Nuno Carrilho - Provavelmente o melhor staging da noite, um dos melhores figurinos e uma das atuações que prendeu a minha atenção durante toda a duração. O problema? A canção. Não "Endless World" mas todo o estilo eletrónico, longe das minhas preferências... Contudo, não tenho problema nenhum em admitir que foi uma das melhores da noite e merecia o apuramento para a Grande Final. 

7 pontos

Hugo Sepúlveda - “Endless World” é um tipo de música que por norma costumo gostar, mas que não me dizia nada até ontem! A grande surpresa da noite! Neon Soho mostraram ser os “dark horse“ da 1ª semifinal, e realmente muito “dark” , já que na sua actuação fizeram um grande uso do contraste entre preto e branco! A meu ver, não só tiveram uma das melhores vozes da noite, como os Neon Soho foram dos que melhor trabalharam o lado visual da performance! Penso que se outros artistas tivessem tirado partido de um fundo escuro como eles, as suas actuações teriam um destaque maior! Não sei como é que  tiveram de passar pela repescagem para chegar à final, mas pelo menos estão lá! Enquanto áudio, “Endless World” ainda não me conquistou totalmente, mas enquanto conjunto, está incrível!

8 pontos

Cláudio Guerreiro - "Endless World" foi uma das músicas que melhor impressão me causou na primeira audição. Sinto até que, se participasse num qualquer outro país que não Portugal, seria candidata à vitória na respetiva final nacional. Mas sempre temi que não seria colocada em palco da maneira que merece. Enganei-me profundamente (e ainda bem)! Tudo funciona aqui a nível visual (realização, iluminação, figurinos…) de uma maneira muito profissional ao ponto de achar que estava já pronta para colocar no palco de Liverpool. Tenho de destacar claramente o último minuto da canção que depois de um belíssimo instrumental, termina com uma vocais do outro mundo que elevam ainda mais a qualidade desta performance. Não vai lutar pela vitória, mas merecia. 

10 pontos

Patrícia Gargaté - Acho que ainda estou estendida no chão desde o fim desta atuação. Apesar de já gostar deste tema não estava à espera de uma apresentação tão bem pensada e cativante. Um staging perfeito, elegante e estéticamente interessante aleado a uma surpresa vocal por parte da intérprete. Criminoso ter ido à repescagem.

12 pontos

Pedro Dias - Soaram as sirenes de “alerta escandaleira”, mas graças a todas as entidades divinas, os Neon Soho estão na final. Como é possível que a proposta mais conceptual, mais avant-garde, mais fora da caixa, não tenho ficado nos primeiros lugares desta semi-final? Tudo aqui foi concretizado na perfeição. É certo que é um som de nicho, e que o português comum não consegue alcançar a classe desta canção, que se nos representasse em Inglaterra iria proporcionar-nos uma classificação estupenda. É uma proposta simplesmente espetacular, onde o guarda-roupa está fabuloso, a presença em palco brutal, e a voz da vocalista é, talvez, a mais consistente deste festival. Neon Soho, não vos conhecia, mas ganharam um fã!

10 pontos

Pedro Maia - Teria sido muito injusto se os Neon Soho não tivessem sido apurados para a final do festival. Foi uma das melhores atuações da noite, desde o staging alternativo e bem conseguido à voz da vocalista que esteve irrepreensível. É um dos casos que a canção cresceu muito com a atuação ao vivo, e seria uma bela proposta para Portugal levar a Eurovisão. 

12 pontos

Gonçalo Canhoto - A fusão de diversos géneros musicais, desde o indie ao synth-pop, culminou numa cativante e envolvente “Endless World”, que passou inicialmente despercebida a muitos fãs. Determinados em mudar mentalidades, os Neon Soho serviram uma eletrizante e enigmática atuação, que me manteve colado ao ecrã durante três minutos. Além de visualmente soberbo, a Ana Vieira teve um magnífico desempenho vocal, o que elevou uma canção. Confesso que estou ainda perplexo e sem compreender um mundo em que “Endless World” necessitou de ser repescada pelo voto popular para atingir a final. Espero ver justiça ser feita dentro de duas semanas e ver a banda alcançar um lugar de destaque na tabela classificativa. 

8 pontos

João Diogo - Como é que esta canção não conseguiu o apuramento direto para a final do Festival da Canção? Sempre gostei de "Endless World", acho que é uma composição eletrónica super interessante e muito bem conseguida. A apresentação em palco foi das melhores da noite, com conceito, irreverência e personalidade. Não sei como não foi uma das mais votadas por público e júri mas, felizmente conseguiu ser salva.

8 pontos 

Márcia Santana - Seria refutar o óbvio se dissesse que a canção dos Neon Soho não é uma das melhores de todo o Festival da Canção. O palco foi muito bem conseguido também. Todo aquele misticismo que é passado durante a actuação, é quase hipnotizante. Conseguiram a final com um golpe de sorte, diria eu, mas não injustificadamente. Estiverem bem.

7 pontos 

Ricardo Matias - Na minha opinião, são a banda mais moderna a concurso neste Festival. A canção, com um instrumental altamente moderno, uma amplitude vocal da vocalista de admirar, e uma performance alternativa mas ao mesmo tempo super profissional e bem feita, fez-me querer que os Neon Soho passassem à final. Endless World está no meu top 5, e não me importava nada em que fossem os vencedores deste ano no Festival. Portugal precisa de levar algo moderno na Eurovisão, e os Neon Soho são a escolha perfeita para que tal aconteça.

10 pontos 

Total: 108 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário:

  1. ""Endless World" - A mim parece-me um sonho muito agradável. Pontuação: 12 pontos.

    ResponderEliminar