[Olhares sobre o FC2023] Esse Povo - "Sapatos de Cimento"

 


Intérprete(s): Esse Povo
Tema: Sapatos de Cimento


Adão Nogueira - Quando ouvi pela primeira vez achei esta canção um bocado chata mas com o tempo fui dando por mim a cantarolar o refrão, e não é que começou a subir no meu top. Não sabia o que esperar da performance ao vivo mas sem qualquer dúvida que foi um momento  em conseguido, alegre e que passou muito bem a mensagem. Desde a coreografia à parte vocal tudo bom, apenas não percebi o momento do culto ao sol. Estavam a divertir-se e passaram essa boa disposição, se tivessem a vender algo eu comprava... No geral foi uma boa atuação e um boa aposta para fechar o lote de prestações.

7 pontos

Ivo Mendonça - Pessoalmente considero Sapatos de Cimento uma canção de intervenção, as quais não se adequam de todo ao estilo musical que gosto de ouvir. Tem um refrão que fica na cabeça, pela forma animada que foi contruído. De qualquer das formas, em termos de performance, os intérpretes são seguros do seu papel vocal na canção, mas entregam um staging que considero fraquinho para o tipo de mensagem que pretendem passar.

6 pontos

Nuno Carrilho - A encerrar o alinhamento, a canção mais animada da noite: "Sapatos de Cimento". Esperava uma atuação completamente diferente, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a descontração que foi mostrada pelo quarteto que, de longe, foram os melhores no que diz respeito à interação com as câmaras. A nível vocal há algumas melhorias e acredito que, na Grande Final, esteja na luta por um lugar a meio da tabela classificativa.

7 pontos

Hugo Sepúlveda - Esse Povo fecha o alinhamento e, já que chegou à final, ainda vai acabar por abri-la! Era e continua a ser uma daquelas músicas que me passa ao lado! A actuação trouxe muito ritmo, cor e energia, o que ajuda a elevar a canção, mas não consigo ficar propriamente convencido por ela. Aquele “não devo nada” fica na cabeça e facilmente estamos a cantá-la, mas é só isso. Quando estou a ver esta actuação, sinto mais que estou a ver um dos medleys ou interval acts da RTP quando a votação ainda está aberta, do que propriamente uma canção que está no alinhamento do festival! Não deixa de ser um momento muito animado!

5 pontos

Cláudio Guerreiro - Esta é uma das propostas com um dos refrões mais memoráveis desta edição do Festival de Canção. Disso não há dúvida. A atuação acaba por transmitir alguma da energia da canção, senti claramente a falta de umas harmonias vocais mais bem definidas, algo que é essencial quando se juntam quatro vozes. "Sapatos de Cimento" é daquelas canções que, pelo ritmo que nos oferece, fica muito bem na final.

7 pontos

Patrícia Gargaté - "PASSEI" é a primeira palavra desta canção. E ainda bem que passou. "Sapatos de Cimento" é o hino que ninguém sabia que precisava mas que é necessário. É contagiante, animada e boa vibe, tudo o que faz falta neste tipo de concursos. A atuação é básica mas eficaz, com alguns pormenores que deixam um sorriso no rosto. Vocalmente foram impecáveis. Podemos ter este refrão durante os 3 minutos? Eu agradeço!

10 pontos

Pedro Dias - Se houvesse um prémio “refrão viciante”, Esse Povo ganhava-o sem qualquer dificuldade. Ouve-se uma vez, e o “nada, nada, nada” apodera-se de nós com uma mestria magistral. Toda a atuação está muito bem conseguida. Parece tudo muito descontraído, mas acredito que está muito trabalhinho por trás desta atuação, de forma a ficar assim tão fluída, e despretensiosa. Um ritmo cativante que conquistou o seu merecido lugar na final. Agora é só melhorem um pouco mais as harmonias, e não mexe mais.

8 pontos

Pedro Maia - “Sapatos de cimento” é um canção que eu até gosto, tem ritmo, uma boa harmonia de vozes, e penso que tenham sido esses os pontos mais positivos da canção. No entanto achei a performance muito confusa, estive sempre à espera do momento em que se iam atropelar uns aos outros, e no fim acho que foi isso mesmo, uma grande confusão em palco. Surpreendeu-me a passagem à final.

5 pontos

Gonçalo Canhoto - “Nada, eu não devo nada, nada nada a ninguém” cantaram os Esse Povo no passado sábado. Pois bem, permitam-me discordar. Devem o apuramento para a final do concurso à falha de uma operadora telefónica. Sapatos de Cimento conta com uma letra básica, alicerçada numa composição previsível e muito datada, que não chega a lado algum. Apesar de a canção nunca ter caído no meu gosto, sublinho a excelente atuação e a entrega dos Esse Povo – transmitiram-nos a energia, a cor e a diversão que a canção pede e foram o ponto de maior destaque em toda esta participação. 

4 pontos

João Diogo - Teria sido muito injusto se "Sapatos de Cimento" tivesse ficado de fora da grande final do Festival da Canção 2023. É uma das minhas favoritas do ano principalmente pelo refrão aditivo. Ando há quase dois meses a cantarolar "nada eu não devo nada, nada nada a ninguém" e não sei quando isto irá parar. É uma proposta descontraída, bem divertida e ainda bem que a vamos ouvir novamente. O único ponto negativo da atuação na semifinal foram as harmonias. Não sei quanta margem haverá para ensaiar uma e outra vez para a coisa soar melhor mas espero que o façam.

8 pontos 

Márcia Santana - Esse Povo são para mim o grande dark horse da noite. Estou segura de que conseguiriam ir à final na mesma se não tivessem tido problemas na votação. A harmonia entre os quatro é notória e contagiante. Acho a coreografia confusa. No entanto, isso não me impediu de disfrutar do que fizeram em palco, embora eu nem sequer goste da canção. A dada altura, estava a torcer muito para que fossem finalistas e por obra do acaso ou do destino, tal aconteceu.

4 pontos 

Ricardo Matias - Uma das canções mais humildemente divertidas neste festival. Na performance sente-se o espírito de camaradagem e de animação que Esse Povo tem para cada um dos seus elementos, e a canção mais ajuda para transmitir esse espírito de união, diversão, alegria e entusiasmo. Contudo, acredito que a performance tenha ficado aquém das minhas expectativas, parecendo-me demasiado simples e com algumas falhas vocais, pelo que na minha opinião, seria uma das canções que não passaria para a final. Tendo ocorrido o problema telefónico que os fez passar à final, não acredito que vença o festival, tendo em conta as restantes canções em competição.

7 pontos 

Total: 79 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário:

  1. " Sapatos de Cimento"- Eu também não devo nada e se devesse era um problema meu e preferia andar descalço a trazer sapatos de cimento, seria uma tortura infligida a mim próprio. Pontuação: 1 ponto.

    ResponderEliminar