[Olhares sobre o FC2023] Edmundo Inácio - "A Festa"


Intérprete(s): Edmundo Inácio
Tema: A Festa


Adão Nogueira - Eis que chega o momento do Edmundo abrir a segunda semifinal. Não sei se por ser uma das minhas favoritas se por ser a primeira da noite o impacto da atuação não foi o que estava à espera. Foi um pouco mais teatral do que imaginava mas interessante cumprindo completamente a sua função. Em temos de atuação, foi boa no geral como por exemplo o início da atuação mas ainda precisa de alguns ajustes para poder lutar pela vitória, coisas simples como alguns planos de câmara desajustados ou o facto de aparecerem sempre os 2 fantasmas quando podia ser só um a aparecer de cada um dos lados à vez… ainda assim sem dúvida a melhor da noite.

12 pontos

Ivo Mendonça - Quem me conhece sabe que este é um tipo de melodia e canção com os quais me identifico e gosto de ter comigo no dia a dia. Vocalmente, o Edmundo esteve irrepreensível, e a forma como comunica com a câmara é inata. Porém, a minha expetativa para a apresentação em palco era completamente diferente daquela que nos foi apresentada - esperava uma festa mística, com outros elementos no palco (que surgem, mas tarde na atuação). Os LEDs de fundo também não me parecem adequados à mensagem da canção, tornando a performance cenográfica algo estranha. De qualquer das formas, um merecido finalista e com uma interpretação fenomenal.

10 pontos

Nuno Carrilho - Um dos meus favoritos desta edição do Festival da Canção que prometeu, não desiludiu mas que ainda não entregou tudo... pelo menos assim penso eu. Uma atuação livre de acessórios mas pensada ao segundo e que carimbou o passaporte para a luta pelo passaporte para o Festival Eurovisão 2023, disputa essa onde, apesar de ser apontado como um não favorito, acredito que seja aquele que maiores chances tenha de um bom resultado em Liverpool. Afinal, o Edmundo veio mesmo para vencer...

12 pontos

Hugo Sepúlveda -  E eis que a “Festa” começa com o Edmundo Inácio a abrir a 2ª semifinal! Esta era das canções que mais expectativas tinha e juntando isso a ser a primeira actuar, creio que o impacto não foi tão grande quanto esperava! Revendo tudo, gosto e acredito que na final lute por um lugar cimeiro, quiçá pela vitória. Para esta canção, imaginava que a interpretação do Edmundo fosse ser mais “focada” e intensa, e não tão “teatral” e “solta” como foi. Além disso, tal como acontece com a canção, sinto que falta um momento de apoteose! Não sei se até à final dará tempo para grandes retoques e melhorias, mas ainda assim, continua a ser das minhas favoritas desta edição!

8 pontos

Cláudio Guerreiro - Confesso que esta foi aquela música sobre a qual o suposto favoritismo sempre me passou um bocado ao lado. Acho o Edmundo um excelente intérprete e um compositor com muito potencial. No entanto, sempre achei que faltava algo na música que a fizesse elevar e ser memorável além da qualidade do cantor. Fico sempre de pé atrás com músicas que me oferecem muito nas estrofes antes do refrão e depois chega lá e parece que não ganha a força que estava a ser construída. Percebo todo o conceito da atuação, mas visualmente e em termos de performance há vários pontos a melhorar. Ainda assim, tem potencial para terminar nos lugares mais cimeiros da final.

6 pontos

Patrícia Gargaté - O Edmundo conseguiu trazer uma atuação cativante desde o primeiro minuto e apesar de achar que tem vários pontos de melhoria acredito que seja atualmente a proposta mais sólida, passível de evolução e cativante de todo o festival. A fusão de sonoridades é impecável e tem tudo para fazer boa figura cá dentro de lá fora. Antes das galas não estava no meu top 3 mas depois de tudo tornou-se na minha opção para Liverpool. Para a final desejo um palco mais completo e uma expressão corporal mais elaborado. Boa sorte!

12 pontos

Pedro Dias - As minhas expectativas não podiam estar mais elevadas. Afinal o Edmundo era um dos meus concorrentes favoritos de todas as edições do The Voice, e a sua não vitória foi no mínimo escandalosa. Dito isto, “A festa” foi de longe a melhor canção da noite. Nota-se que o trabalho de casa foi muito bem feito, pois tudo foi pensado, e coreografado, ao pormenor. Uma atuação sólida, com um visual marcante e extremamente elegante. A música é deliciosa, e a letra leva-nos até aos tempos áureos do cançonetismo português, com uma mensagem bastante profunda que dá que pensar. Para a final pouco há a melhorar. Não acredito que seja a grande vencedora, mas se o for, ficarei igualmente feliz. Bravo Edmundo!

12 pontos

Pedro Maia - Notei algumas alterações no instrumental desta canção, que não foram muito do meu agrado. O Edmundo é um intérprete irrepreensível, e disso já todos sabíamos. Na atuação houve interesse em contarem uma história e acho que essa parte até foi bem conseguida , no entanto falta ali alguma coisa para me fazer adorar, ou talvez sou eu que esteja a ser demasiado esquisito. Foi, sem dúvida, o melhor da noite! 

10 pontos

Gonçalo Canhoto - Coube ao grande favorito da segunda semifinal abrir as hostilidades no passado sábado. Conhecido pela sua irreverência, Edmundo Inácio foi fiel à sua identidade artística e apresentou-nos “A Festa” – uma canção que me conquistou imediatamente na sua versão estúdio pela sua deliciosa composição e orquestração com toques étnicos. Todavia, a interpretação ao vivo não me impressionou. O Edmundo teve uma performance vocal sólida, mas a encenação pareceu pouco elaborada e o artista pareceu perdido em palco. Ademais, tivemos uns instrumentistas que não podem esperar pelos últimos vinte segundos da atuação para entrarem em palco, sob pena de a fazerem cair na monotonia. Apesar da grande competência do intérprete, a meu ver, há vários aspetos a melhorar se se quiser intrometer na disputa pela vitória.

8 pontos

João Diogo - Sempre fui grande fã de "A Festa" e estava muito expectante para ver a atuação de Edmundo Inácio no palco do Festival da Canção. Devo dizer que fiquei completamente satisfeito quanto à sua entrega e vocal mas um pouco dececionado com o staging. Acho que o conceito está lá mas precisa de ser trabalhado. A atuação precisa de mais continuidade, de um fio condutor, porque a sensação que me deu é que são vários momentos diferentes a acontecer um após o outro. Isto é algo que será fácil de mudar e melhorar. Por isso se "A Festa" vencer o Festival da Canção, como acho que tem boas probabilidades de o conseguir, o staging não será certamente o mesmo. Ficaria muito contente comm a sua vitória (mas não lhe vou dar 12 pontos pelos motivos que inumerei acima). 

10 pontos 

Márcia Santana - A canção do Edmundo era e é aquela que eu considero ser a que mais qualidade tem do lote de 10 canções desta semifinal. No entanto, o staging não elevou a canção como eu estaria à espera. Achei os leds kinda infatis e esperava que ele tivesse algum elemento coreográfico impactante, o que não aconteceu, só os backing vocals a tocar instrumentos. O ponto de destaque vai mesmo para a interpretação do Edmundo e a intensidade com que canta. Still, soube-me a pouco. 

12 pontos 

Ricardo Matias - A canção que o Edmundo traz este ano ao Festival vale imenso pelo seu instrumental, e sobretudo pela atitude vocal do cantor. É uma canção impactante que capta a atenção de quem está a ver e ouvir a performance, e que na minha opinião estará nas 5 primeiras classificadas, contudo na minha opinião o conceito visual deixou algo a desejar, pelo que de momento não consigo dizer que é uma canção vencedora. Foi a melhor performance desta semifinal, contudo creio que não seja o suficiente para arrecadar o 1º lugar este ano, em comparação ás restantes canções a concurso.

8 pontos 

Total: 120 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário: