[Olhares sobre o FC2023] The Happy Mess - "O Impossível"

 


Intérprete(s): The Happy Mess
Tema: O Impossível


Adão Nogueira - E não é que o impossível tornou-se bem mais que certeza na noite de ontem. Sim, talvez pela falta de uns daiquiris, uma canção  sem nada que chame a atenção acaba por parecer mais um desfile desorganizado que uma atuação para elevar a proposta. Posto isto, não me admirou nada a sua não passagem à final sendo mais que merecida consumando assim a sina de que quem canta em segundo lugar não passar à final.

2 pontos

Ivo Mendonça - Seria impossível eu poder adorar esta atuação, pois a canção dos The Happy Mess, para mim, encontra-se num registo com o qual não me identifico. De qualquer das formas, até achei a interação dos intérpretes muito engraçada, o que me fez rir durante a atuação. Creio que seria sempre um "não-finalista" seguro - de qualquer das formas acabaram por apresentar um produto em palco bastante suportável (para quem não gosta da canção).

4 pontos

Nuno Carrilho - Uma das canção mais fracas desta edição, onde o cenário de apuramento era, segundo o título, "Impossível". Contudo, admito que foi uma das propostas que mais cresceu em palco e que mais atenção conseguiu obter da minha parte... Não me choca que tenha fugido ao último lugar da noite, mas ainda assim fica longe dos meus favoritos da noite.

5 pontos

Hugo Sepúlveda -  Seguimos para mais um 2º lugar fatídico e foi mais um cartucho bem utilizado por parte da RTP. The Happy Mess tinham uma das canções que mais lentamente cresceu em mim e já esperava que a sua probabilidade de qualificação fosse não muito longe de “Impossível”. A actuação foi bem ritmada e conseguiu captar a “vibe” que a canção transmite, mas não conseguiu ser impactante e em alguns momentos fizeram jus ao nome da banda: uma “happy mess”.

3 pontos

Cláudio Guerreiro - Não sendo uma música que tivesse ouvido muitas vezes, tenho de confessar que foi das poucas que me subiu no gosto ao ver a semifinal. Isso aconteceu em grande parte devido ao destaque que a voz feminina recebeu. É daquelas canções que até soam bem no conjunto do alinhamento, mas que já se sabe à partida que não darão qualquer abanão na competição nem ficarão para memória futura.

4 pontos

Patrícia Gargaté - Os The Happy Mess levaram uma proposta morna mas eficaz. Creio que o facto de terem atuado após o Edmundo e antes da Teresinha os tenha anulado. Ainda assim fizeram o possível para a canção que tinham. Foram eles mesmos e no fim de contas e sem qualquer tipo de ironia: obrigada por terem vindo! 

3 pontos

Pedro Dias - Muito “mess”, pouco “happy” é o que me vem logo à cabeça, quando vejo esta atuação. Confesso que quando aceitei o desafio de comentar as canções presentes nesta edição do Festival da Canção, prometi a mim próprio que iria apenas fazer comentários construtivos, fugindo do “haterismo” fácil. Mas o título desta proposta diz tudo: é mesmo “impossível”. Digam-me por favor o que é que este tema acrescentou ao concurso? É que não consigo perceber. É aquele tipo de canção que serve para descredibilizar o Festival em si. Acredito que tenham muita qualidade na garagem onde ensaiam, mas se isto é o melhor que sabem fazer, então permaneçam lá, por favor. Uma canção sem qualquer sentido para o propósito que o Festival da Canção tem. Será que os autores foram avisados que o objetivo era apresentar uma canção que represente Portugal na Eurovisão? De verdade, não consigo compreender, e é mais uma razão para repensarem se faz sentido haver tantos convites a artistas duvidosos. Ainda para mais quando se vê que todas as canções que não foram convidadas estão merecidamente na final e com grandes hipóteses de vencer. Duas últimas notas: - o vocalista é ótimo como… jornalista; - a vocalista estava muito bem vestida, o único ponto positivo desta proposta que, como diziam os antigos, “se eu pudesse desver… eu desveria”.

1 ponto

Pedro Maia - Honestamente? Até gostei desta atuação, achei que houve trabalho e interesse em fazer alguma coisa diferente, gostei da interação entre os cantores e vocalmente estiveram bem. Só não posso pontuar mais esta canção , porque não vai muito à minha missa. 

5 pontos

Gonçalo Canhoto - Os The Happy Mess apresentam-nos um tema indie-pop alegre e fresco, tendo optado por criar em palco uma descontraída e leve atmosfera, onde a simplicidade reinou. A simultânea sincronia e o contraste gerados entre a voz masculina e a voz feminina tornaram-se bastante curiosos ao vivo e foram um dos maiores pontos de interesse da proposta. Acredito que o maior obstáculo ao êxito da banda se tenha prendido com o facto de a canção poder ter sido considerada demasiado repetitiva e monótona pela maioria dos espetadores. Ainda assim, dei por mim a torcer para que conquistassem o último lugar de apuramento para a Final – e considero que teria sido merecido. 

6 pontos

João Diogo - Os The Happy Mess proporcionaram um momento de descontração e de uma alegria leve e fizeram-no de forma simples mas bem. Nunca fui grande fã de "O Impossível" porque não a acho minimamente competitiva e torna-se um pouco monótona. Acho até que a banda tem no seu reportório outras cançóes bastante superiores. Não me choca de todo a não-qualificaçáo e provavelmente ficaram-se pelo último lugar na semifinal.

3 pontos

Márcia Santana - Esperava muito mais dos The Happy Mess. Em todos os aspectos. Esta canção não faz jus ao trabalho que esta banda produz. Fiquei desiludida com a canção em si, e com o staging inexistente com que (não) nos presentearam. Não passagem à final merecida.

3 pontos 

Ricardo Matias - Fico contente por ver que o Festival tem também espaço para artistas de canais da concorrência (como o jornalista Miguel Ribeiro, da SIC), e fico contente por apresentar uma canção doce, simpática, com um grande toque de ternura e com uma muito boa complementaridade entre as duas vozes, ficando assim bem adaptada à TV, com a performance e o impacto visual transmitido no Festival. Contudo, em comparação às restantes canções, creio que a canção tenha ficado despercebida, ficando pela semifinal. Contudo, foi um bom complemento ao Festival da Canção, e só tenho a agradecer por tal possibilidade.

6 pontos 

Total: 45 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

2 comentários:

  1. "O Impossível" - Não me pareceu nada impossível depois de uma interpretação tão fresca e agradável. E aí estão eles na final .Pontuação: 5 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Se as pessoas conseguissem entender que a música é como as cores: existem muitas e todas diferentes. Para gostos diferentes. E dito isto, Sr Pedro dias, beba chá com mel. Vai fazer bem a toda essa amargura que por aí vai. Não gosta, não precisa de ser indelicado com quem não conhece.
    Adoro esta música, e adorei a actuação. Música de festival? O que é isso?? Música é música. Todas as músicas são músicas de festival. Todos os anos ganham tipos diferentes de músicas. É ou não é verdade?
    Paz para todos.

    ResponderEliminar