[Olhares sobre o FC2023] Teresinha Landeiro - "Enquanto É Tempo"

 


Intérprete(s): Teresinha Landeiro
Tema: Enquanto É Tempo


Adão Nogueira - Eis que chega a altura do fado, e Teresinha Landeiro presenteia-nos com “Enquanto é tempo”.   Que bem que sabe ouvir um bom fado a ser bem interpretado.  O início era uma das canções que não me dizia nada mas com o tempo fui interiorizando a letra e gostando mais.O cenário simples deu sentido ao que por vezes menos é mais e passou bem a mensagem dada pela música. Teresinha como seria de esperar esteve muito bem e não é que o meu maior choque foi mesmo a sua não qualificação para a final, muito desapontante mesmo pois era mais que merecida.

7 pontos

Ivo Mendonça - A típica proposta que envolve fado. Que bonita canção. Que bonita intepretação da Teresinha Landeiro. Não sendo uma canção que se destacava nesta semifinal, conseguiu ser das melhores intepretações da noite. Houve de facto uma tentativa de tornar o palco moderno, focado na artista. Não sei se resultou por completo, pois embora o palco tentasse  ser intimista, a roupa escolhida para a cenografia ia contra esse príncipio - pode ter um significado enorme para a intérprete, mas tirou o impacto do resto do cenário, tornando-o mais confuso. Para mim teria sido uma qualificada, ainda assim.

6 pontos

Nuno Carrilho - Provavelmente, uma das desilusões da segunda semifinal do Festival da Canção 2023. Teresinha Landeiro trazia uma das canções que mais gostava desta edição, não sendo uma "alma velha", mas a prestação com "Enquanto é tempo" acabou por ser uma das mais fracas da noite e acabou por ficar de fora dos apurados, cenário que não pensava que acontecesse... Talvez merecesse uma segunda oportunidade para a Final, mas o público não quis!

4 pontos

Hugo Sepúlveda -  Teresinha Landeiro e “Enquanto é Tempo" foram das que mais cresceram consoante ia ouvindo o álbum do festival. Achava que seria das surpresas da noite e que ia ser arrebatadora ao vivo, especialmente por ser o fado da edição… Infelizmente não senti isso. A voz esteve lá e a própria actuação tinha potencial, mas algo falhou e isso viu-se na sua não qualificação. Acredito que o guarda-roupa também criou uma certa estranheza, devido ao público esperar uma abordagem mais “clássica”, dentro dos padrões a que estamos habituados. E talvez isso também tenha não ajudado nas suas hipóteses de qualificação. Ainda assim, tenho pena, pois considero que iria enriquecer o alinhamento na final!

6 pontos

Cláudio Guerreiro - "Enquanto é tempo" foi uma das canções que mais impacto positivo me proporcionou numa primeira audição. Não só pela bonita forma de a interpretar, como também pelo seu lindo poema. Sempre achei que tinha potencial para uma passagem à final. No entanto, a atuação ao vivo acabou por não mostrar todo o seu potencial, uma vez que pareceu tudo demasiado simples, pouco inspirado e pouco trabalhado. Teresinha é uma cantora cheia de talento e potencial. Por isso mesmo, merecia ter tido uma performance que acompanhasse isso. Mesmo assim, isso não apaga todo o meu gosto pela música, a qual tenho a certeza que continuará na minha playlist por muito tempo.

8 pontos

Patrícia Gargaté - A preencher a cota anual de fado, a Teresinha Landeiro tinha uma missão difícil: a de conquistar um lugar na final perante tantas canções e tanta diversidade. Apesar de estar praticamente irrepreensível a nível vocal faltou o carisma, a garra e a presença que uma canção destas exige. 

4 pontos

Pedro Dias - A Teresinha é das minhas “fadóbetas” preferidas, e fiquei feliz com a sua presença no lote dos concorrentes a concurso. Entretanto, quando ouvi a versão estúdio da canção, confesso que fiquei um pouco desiludido, pois esperava mais. Mas ao vivo, a sua extraordinária e doce voz deu uma força extra ao tema. E se tivesse alcançado a final, não me chocaria. Talvez tenha faltado trabalho cénico - a criação de uma atuação mais memorável, que fizesse as pessoas votarem. Espero que no futuro o fado volte a ser representado no Festival da Canção, mas de preferência de uma forma ainda mais tradicional.

5 pontos

Pedro Maia - Uma canção com muita tradição, e um staging com muita falta de tradição. Esperava um momento diferente, e acho que faltou dar vida a esta canção no momento da atuação. 

3 pontos

Gonçalo Canhoto - Confesso que “Enquanto é tempo” me passou muito despercebida desde a sua revelação. Um bonito poema aliado a uma maravilhosa composição, mas que pouco me disse, não lhe tendo prestado muita atenção até à noite da segunda semifinal. Em palco, a Teresinha deu uma nova roupagem ao género musical, rompendo com os padrões tradicionais do fado e optando por um visual jovial. Apesar do esforço, a atuação pareceu demasiado elementar e vazia. O brilho do momento adveio da sublime prestação vocal da intérprete, que esteve perfeita. Ainda assim, a concorrência mostrou mais cartas na passada noite de sábado e a não qualificação acabou por ser justa. 

5 pontos

João Diogo - Teresinha Landeiro trouxe ao Festival da Canção uma canção bem à sua medida. Bastante sóbria, com uma letra bonita, e sobretudo, maravilhosamente bem interpretada. Infelizmente acho que o televoto não lhe terá dado suficiente valor para conseguir seguir em frente nesta semifinal (pois acredito que o júri terá gostado). A junção dos sons mais tradicionais do fado com a apresentação em palco mais moderna e jovem até resultou bem e foi um bonito momento de televisão. Mas não o suficiente para prender o público.

5 pontos 

Márcia Santana - Não sou apreciadora de fado e como tal, não tinha grandes expectivas para esta actuação. A Teresinha embora seja uma cantora competente, não entregou uma canção com a qual eu me conectasse. O staging por sua vez, foi igualmente pobre. Achei o outfit desajustado e ela sozinha não conseguiu encher o palco. 

2 pontos 

Ricardo Matias - O fado que o Festival da Canção necessitava ter este ano. A Teresinha apresentou-se de uma forma extremamente competente, profissional, e com uma capacidade, amplitude e experiência vocal de admirar, associada a um instrumental já por si muito interessante e caracterizador deste estilo musical. Contudo, acredito na minha opinião que em termos visuais a performance deixou algo a desejar, e como tal não tenha sido suficiente para captar a atenção do público, resultando na sua não qualificação, e em comparação com as restantes canções a concurso nesta semifinal.

6 pontos 

Total: 61 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

1 comentário:

  1. "Enquanto é Tempo" - Voz com um timbre muito bonito e que pode muito bem ser utlizada noutro género de música . Soou-me muito a fado o que não é pecado nenhum mas para este tipo de festival fica sempre um bocado à margem. Pontuação: 10 pontos.

    ResponderEliminar