[Olhares sobre o ESC2023] Bélgica


Bélgica
Intérprete(s): Gustaph
Tema: "Because of You"



Cláudio Guerreiro - Não era de todo a minha música preferida da final belga. Mas é daqueles casos que desconfiava que iria crescer no meu gosto com o passar do tempo. E não me enganei. Apesar de não ser uma música que preencha os critérios necessários para fazer parte das minhas preferências, apresenta um refrão bastante orelhudo e que me faz cantarolá-lo muito facilmente. Além disso, Gustaph é um cantor sem nada a apontar e que consegue elevar a canção. Creio que tenha levado algum ódio injusto e desnecessário por conta de ter derrotado as favoritas na final nacional. No entanto, acho que passar à final, ainda para mais quando temos apenas televoto nas semifinais, seria apenas uma surpresa para quem não tem acompanhado o nível das performances que Gustaph tem apresentado. Pontuação: 6 pontos

Emanuel Filipe - A Bélgica tinha canções na sua final nacional que iam muito mais de encontro ao tipo de música que costumo ouvir, e que possivelmente trariam um melhor resultado ao país. No entanto, esta vitória de Gustaph nunca me incomodou. É bom vê-lo ganhar o lugar de destaque após ir à eurovisão como backing vocalist, especialmente sabendo que é fã da competição. Imaginem-me a representar Portugal. Brincadeira, eu não sei cantar. Bem, a Pia Maria também não e isso não a impediu de representar a Áustria. Mas prossigamos. Acho que é um estilo de música que poderia perfeitamente passar em qualquer rádio, e que tem um toque intemporal. Vocalmente Gustaph é impecável durante toda a atuação, e a interação entre o cantor e as backing singers cria um ambiente acolhedor. Torço que passe, não só porque a canção e a atuação assim o merecem, mas também porque valorizo estes artistas em palco. Pontuação: 6 pontos

João Monteiro - A Bélgica ao realizar após muitos anos uma competição para selecionar a canção, mandou a errada para tentarem fazer boa figura. Arrisco em dizer que tiveram sorte ao estarem numa meia final onde tudo pode acontecer (semi final 2). O instrumental até é bom mas a voz não se encaixa na música pois ao ouvi-la é difícil encaixa-la entre os dois pontos. O staging com esta música, tem a obrigação de ser brutal. Curioso para o que irá acontecer. Pontuação: 7 pontos

Marcelo Silva - Ora bem, este tema faz-me lembrar o ‘underground’ de Manhattan, os anos 80, faz-me lembrar retro-disco, faz-me lembrar a série ‘Pose’, faz-me lembrar os tempos gloriosos da Vogue! Muito europeu irá identificar-se com o tema ‘Because of you’, a Bélgica será certamente o maior Dark Horse desta edição Eurovisiva! Pontuação: 8 pontos

Nuno Carrilho - Era o meu último classificado no 'Eurosong 2023', certame que venceu de uma forma totalmente inesperada e por uma margem dificilmente alcançável, mas "Because Of You" tem sido das canções que mais tem subido no meu ranking. Longe de ser uma obra prima da composição ou da qualidade musical, admito que é a minha favorita no ranking de "soltar a franga" em 2023. Para mim vai à Final e espero que fique bastante longe dos últimos lugares (e sim, não me enganei a escrever o comentário!). Pontuação: 7 pontos

Tomás Nabais - Stef Cares, ou melhor dizendo, Gustaph ganhou o passaporte para representar o seu país de origem em Liverpool, sendo a sua canção "Because of You" a 5.ª a desfilar na Segunda Semifinal. Relativamente ao tema em si, penso que pode ser um grower no ESC, pelo seu instrumental groovy e a relembrar a era do disco. Para além disso a nível vocal, Gustaph e sendo ele um vocal coach, é muito bom em palco. E o coro é eficiente. Mas será que é suficiente para passar à Final? Tenho algumas dúvidas... Pontuação: 5 pontos

Pontuações individuais:
Adão Nogueira - 4 pontos
Cláudio Guerreiro - 6 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 4 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
Joana Moreno - 5 pontos
João Diogo - 1 ponto
João Monteiro - 7 pontos
Madlen Tutelian - 7 pontos
Marcelo Silva - 8 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Patrícia Gargaté - 7 pontos
Pedro Dias - 4 pontos
Rafael Fonseca - 7 pontos
Rita Fonseca - 2 pontos
Rita Reis - 6 pontos
Sérgio Fernandes - 2 pontos
Sofia Valadar - 6 pontos
Tomás Nabais - 5 pontos

TOTAL: 106 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. A Bélgica desafia-nos a gostar destes minutos de dança sensual e ao mesmo tempo divertida cuja música serve apenas para auxiliar no ritmo dos movimentos e não pròpriamente para nos deliciar. Recebe: 3 pts.

    ResponderEliminar
  2. A Bélgica desafia-nos a gostar destes minutos de dança sensual e ao mesmo tempo divertida cuja música serve apenas para auxiliar no ritmo dos movimentos e não pròpriamente para nos deliciar. Recebe: 3 pts.

    ResponderEliminar