[Olhares sobre o ESC2023] Polónia


Polónia
Intérprete(s): Blanka
Tema: "Solo"



Cláudio Guerreiro - A Polónia continua a ser um dos países que menos me cai no gosto. E este ano não é indiferente. "Solo" é cheia de todos os clichês que são criticados no mundo pop. Sendo um fã do género, confesso que tenho de dar razão a quem a critica. A falta de qualidade vocal na final nacional ficou muito evidente e é, para mim, uma incógnita como é que um júri profissional consegue meter uma prestações destas como favorita. O sucesso de Blanka na competição está dependente de conseguirem esconder a fragilidade vocal através do recurso dos backing vocals e de uma coreografia mais inspirada do que vimos até agora. Mas tendo em conta o pacote completo, a eliminação seria mais do que justa. Pontuação: 3 pontos

Emanuel Filipe - Eu gosto de ficar bem longe desta tendência que existe em Portugal de resumir música pop a lixo. Não tenho muita tendência para ser pseudo-intelectual. No entanto, esta música é sofrível, e um júri que dá 12 pontos a isto merece ser forçado a ouvir Jacques Houdek em loop. E desculpem-me, mas esta moda de inserir palavras em espanhol à toa só porque sim dá dó. Ainda para mais porque parece que têm um dicionário de espanhol que se resume a 6 palavras. Se a Real Academia Espanhola não se pronuncia face a este flagelo, pronuncio-me eu. Não concordando com os ataques pessoais de que a cantora tem sido alvo, acho que é óbvio que não consegue desempenhar o seu papel, mesmo numa canção vocalmente pouco exigente. Isto não é a Miss Polónia, não basta ser linda e sorrir para a câmara. Convém saber cantar. Pontuação: 2 pontos

João Monteiro - Nem parece ser uma candidatura polaca! Uma música bem simples com a voz até a encaixar no instrumental. Pode ser a prova que a simplicidade pode ser a chave e que lhe possa dar a ida à Final! De resto, o ponto fraco (e espero que não o seja) é a interpretação em palco pois espero que seja algo muito bom dada a música e ritmo que a candidatura polaca trás para Liverpool. Pontuação: 7 pontos

Marcelo Silva - A polémica! Ora bem, discussões e polémicas a parte, ‘Solo’ era a melhor proposta a concurso na final nacional da Polónia. O tema não faz parte do meu género musical é certo, mas admiro a Blanka pela forma como tem encarado todas as críticas envolto da sua participação. A performance ao vivo tem de ser melhorada, e a sua prestação vocal também, mas prevejo a passagem da Polónia à final da Eurovisão. Pontuação: 6 pontos

Nuno Carrilho - Longe (mas muito longe mesmo) de ser das minhas favoritas, a Polónia é, este ano, o patinho feio para a comunidade eurovisiva. "Solo" faz jus ao título e é solo uma canção animada e descontraída. A prestação vocal de Blanka deu à "sola" e, caso não melhore em Liverpool (ou não aposte fortemente em backing singers), arrisca-se a um dos últimos lugares da semifinal. Se o merece? Quem sou eu para ditar tais julgamentos, mas facilmente escolho 10 canções com mais razões para marcarem presença na Final. Pontuação: 5 pontos

Tomás Nabais - Esperava mais da Polónia, depois de no ano passado nos ter apresentado um tema muito bom e com um intérprete como o Ochman excelente. Este ano os polacos apostam numa cantora que ao vivo não é nada de especial em termos vocais (até insegura, diria eu) e um tema muito banal, que faria mais sucesso nos anos 2005-2006. Ficará claramente pela Segunda Semifinal. Pontuação: 2 pontos

Pontuações individuais:
Adão Nogueira - 6 pontos
Cláudio Guerreiro - 3 pontos
Emanuel Filipe - 2 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 2 pontos
Ivo Mendonça - 3 pontos
Joana Moreno - 7 pontos
João Diogo - 5 pontos
João Monteiro - 7 pontos
Madlen Tutelian - 4 pontos
Marcelo Silva - 6 pontos
Nuno Carrilho - 5pontos
Patrícia Gargaté - 4 pontos
Pedro Dias - 3 pontos
Rafael Fonseca - 4 pontos
Rita Fonseca - 6 pontos
Rita Reis - 5 pontos
Sérgio Fernandes - 5 pontos
Sofia Valadar - 6 pontos
Tomás Nabais - 2 pontos

TOTAL: 90 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. A Polónia apresenta um grupo de rapariguinhas giras que interpretam uma música muito simples e dançável. Por momentos pareceu-me que estava a ver um programa juvenil devido à natureza da composição que em comparação com as demais é muito suave e muito sonsa. Mas gostei,senti-me bem enquanto escutava esta actuação tão leve, tão maravilhosa. Recebe 10 pontos meus.

    ResponderEliminar
  2. A Polónia apresenta um grupo de rapariguinhas giras que interpretam uma música muito simples e dançável. Por momentos pareceu-me que estava a ver um programa juvenil devido à natureza da composição que em comparação com as demais é muito suave e muito sonsa. Mas gostei,senti-me bem enquanto escutava esta actuação tão leve, tão maravilhosa. Recebe 10 pontos meus.

    ResponderEliminar