Sofia: "Claro que adorava trazer uma boa posição, mas o objectivo é a final!"

Na tarde de sol de 29 de Abril, a menos de 13 dias para subir ao palco do maior espectáculo europeu de música para defender as cores nacionais, Sofia aceitou falar connosco sobre a sua participação no Festival Eurovisão da Canção deste ano, a realizar em Istambul.

escportugal: Como te sentes no papel de representante de Portugal no Festival da Eurovisão?
Sofia:
Como é que eu me sinto? Foi uma surpresa enorme saber que tinha esta oportunidade e fiquei muito feliz. No meu caso foi diferente de todos aqueles que passaram pela Eurovisão, uma vez que eu estava na Operação Triunfo e foi exactamente daí que as coisas aconteceram. No pricípio da OT não sabia que uma das hipóteses era a de representar Portugal na Eurovisão e quando o soube foi uma surpresa. Mas senti que estava longe de o atingir, ainda para mais fui nomeada para sair mesmo nas últimas semanas, por isso nunca imaginei que lá chegasse. Foi uma surpresa quando na última semana tudo aconteceu, que eu soube que era uma das vencedoras e que seria a representante de Portugal.
Depois, quando soube que fui a escolhida, fiquei muito feliz, mas também com o peso da responsabilidade. Mas acima de tudo estou orgulhosa.

escportugal: Como defines o tema Foi Magia, que irá interpretar na Eurovisão?
Sofia:
Eu acho que é um tema completamente diferente daqueles que Portugal está habituado a levar lá fora e acho que também foi isso que levou o público português a votar nele. Os outros dois temas eram baladas do género que Portugal tem levado e o público talvez tenha tido a necessidade de fazer a mudança. E estou muito feliz que as pessoas tenham acabado por gostar do Foi Magia. É um tema cheio de alegria, com energia e ritmado.

escportugal: Especulou-se muito na internet, e alguma dessa informação chegou ao nosso site, que tu ias cantar em inglês. Mas depois disse-se que irias fazê-lo em português e foi novamente desmentido, permanecendo a versão em inglês. Por fim, agora, depois do teu esclarecimento, é dado como certo que o irás fazer em português. É isso que vai acontecer?
Sofia:
Eu não sei como é que essas informações apareceram. Nunca ninguém me colocou a hipótese de cantar em inglês, essa informação nunca passou por mim, portanto não faço ideia de como é que isso se espalhou. As pessoas começaram a falar nisso e questionaram-me.Nós gravámos de facto em inglês, mas foi apenas com o intuíto de promover o tema, por forma a que os outros países também possam entender o tema e saber o que é dito, mas desde o início que me disseram que iria cantar 100% em português. Por mim, a informação de que iria cantar em inglês nunca passou, por isso continuo sem saber de onde nasceu essa confusão.

escportugal: Nos útlimos anos, nunca se falou tanto numa participação portuguesa na Eurovisão como se tem falado de ti. Como te sentes neste papel de quase renovadora na Eurovisão em Portugal?
Sofia:
Eu penso que isto está acontecer pelo facto de ter havido esta ligação com a Operação Triunfo. As pessoas que tinham acompanhado o programa acabaram também por ficar agarradas à minha presença para saber onde é que isto ia levar, ou talvez também pelo tema ser um bocadinho diferente. No geral, fico feliz que haja este novo interesse pelo fenómeno Eurovisão, que tem vindo a perder pessoas em Portugal e era uma pena que isso realmente esteja a acontecer. A nossa representação sempre foi uma forma de transmitir a nossa cultura, as nossas diferenças, por isso só me posso sentir feliz por a minha participação ajudar a dar mais visibilidade ao Festival em Portugal.

escportugal: Podes levantar um bocadinho do véu do que vai ser a tua actuação em Istambul?
Sofia:
Isso é surpresa! (risos) Ok! Ensaiámos uma coreografia para reforçar a energia do tema e muito mais também não posso dizer. Liguem a televisão no dia 12 de Maio e vejam.

escportugal: Mas será algo parecida ou do mesmo género daquela que fizeste na TVE, na Gala da Eurovisão?
Sofia:
Vai ser muito diferente, porque no programa da TVE não houve oportunidade de fazer a coreografia, utilizámos os bailarinos do programa, portanto vai ser diferente. É um motivo para os portugueses não perderem este ano a Eurovisão.

escportugal: A actuação que fizeste em Espanha conquistou os espanhóis. Achas que vais conquistar também a Europa?
Sofia:
Eu essencialmente quero que Portugal tenha uma boa prestação, acho que isso é o mais importante. Eu vou dar o meu melhor, mas o grande objectivo é passar à grande final, o que já nos deixaria muito orgulhosos. Sei que não vai ser uma tarefa fácil, porque sei que mesmo na semi-final a qualidade das músicas é muito grande e há interpretes muito bons e será uma grande prova por que vou passar. É claro que adorava trazer uma boa posição, mas é como te digo, o objectivo é passar à final.

escportugal: E achas que tens hipóteses de passar?
Sofia:
Torna-se muito subjectivo. É claro que nesta altura já devem haver favoritos e isso tem influência, mas também acho que as coisas na altura podem mudar por se saber que é o público que vota. E depois poderá também haver interesses diferentes, portanto não sei se sim ou se não. Nós iremos dar o nosso melhor e temos, como já te disse, a final como objectivo, mas é uma incógnita.

escportugal: Em que resultado apostas para Portugal? Tens, por exemplo, esperanças de estar entre os 10 primeiros?
Sofia:
É imprevisível! Não posso estar a dizer que vou ter uma grande clçassificação, porque não tenho a noção se tenho hipóteses ou não. Adoraria imenso que Portugal se saísse bem na final, mas volto a frisar que o nosso objectivo é a final; e já não é pequeno, na minha opinião.

escportugal: Conheces os outros temas e o teus oponentes na Eurovisão?
Sofia:
Eu consegui ouvir alguns temas na internet, não ouvi todos. Achei alguns muito bons (não revelo quais), mas conheço muito pouco, por isso acho que vai ser uma surpresa enorme ouvi-los na Eurovisão, em directo e ao vivo.

escportugal: Uma curiosidade nossa: quem é que te vai vertir na Eurovisão?
Sofia:
É o Nuno Baltazar que nos vai vestir a todos. Aliás, é ele quem veste a Catarina Furtado para as galas da Operação Triunfo. Optou-se pelo mesmo estilista.

escportugal: A Catarina tinha demonstrado interesse de te acompanhar na comitiva portuguesa que irá a Istambul. Ela vai mesmo?
Sofia:
A Catarina infelizmente não poderá ir. Tem trabalho que a vai impossibilitar de nos acompanhar, essencialmente relacionado com a série para a RTP em que participa.

escportugal: Depois da Eurovisão, quais são os teus projecto?
Sofia:
Depois de voltar vou estar na tornée da Operação Triunfo até Setembro e depois vou dedicar-me ao meu trabalho, ao meu projecto e a mim.

escportugal: Já tens algumas ideias para esse trabalho, autores, alguma coisa que nos possas contar sobre ele?
Sofia:
Não, infelizmente não tenho tido tempo para pensar muito nisso. Quando chegar a altura irei dedicar-me a ele, mas agora a OT e a Eurovisão não dá mesmo. Tenho algumas ideias, mas para já não sei muito sobre o meu projecto.

escportugal: Antes de terminarmos, podes deixar uma mensagem ao escportugal e aos nossos leitores?
Sofia:
Quero agradecer imenso o interesse do escportugal e dos seus leitores; agradecer todo o apoio e todas mensagens à participaração portuguesa e a mim em particular. Nós vamos trabalhar imenso para que a nossa participação vos deixe orgulhosos. Espero que nos contiunuem a acompanhar e que no dia 12 estejam connosco.

escportugal: Obrigado pela tua simpatia e por teres dispensado algum do teu tempo para nos dares esta pequena entrevista. E Boa sorte para a Eurovisão. Nós estaremos a torcer para que tragas uma grande classificação para Portugal.
Sofia:
Obrigado eu. É importante sentir que temos pessoas a apoiar-nos em momentos de tanta responsabilidade. E boa sorte também para o escportugal, que chegue longe e que continue o bom trabalho. Eu assim que puder irei voltar a visitar o vosso site.

Sem comentários