Sofia: "Vou guardar esta experiência com muito carinho na minha memória!"

Mais uma vez, a nossa Sofia respondeu prontamente às nossas perguntas. Desta vez, entre espectáculos da OT2, falou-nos da sua passagem pelo Festival da Eurovisão deste ano.

escportugal: Como correu a estadia da comitiva portuguesa em Istambul?
Sofia:
Fomos extremamente bem recebidos pelos nossos anfitriões turcos; aliás, o facto de termos tido o acompanhamento diário de uma guia turca que falava português apenas confirma a sua preocupação para que tudo corresse bem. Por outro lado, para cada delegação havia, igualmente, um conjunto de seguranças que estavam sempre presentes, onde quer que estivéssemos ou nos dirigíssemos. Daí que, ao longo da nossa estadia, nos tenhamos sentido sempre extremamente acompanhados, apoiados e respeitados.Fundamentalmente, ficámos encantados com o pouco que tivemos oportunidade de conhecer de Istambul: as pessoas, a gastronomia, os espaços e a profunda riqueza histórica daquela que é a maior cidade europeia e que outrora foi capital de três grandes impérios (Romano, Bizantino e Otomano).

escportugal: Como descreverias a experiência que viveste na Eurovisão 2004?
Sofia:
Poderia falar apenas da "Eurovisão-concurso", mas opto por descrever a "Eurovisão-experiência de vida". Esta última engloba, naturalmente, a primeira, mas ultrapassa-a, uma vez que envolve: o sentimento de respeito e privilégio pelo facto de se representar um país; o peso da expectativa depositada por todos os eurofãs e apoiantes, em geral, da nossa participação; o contacto com diferentes culturas musicais e formas de estar das várias delegações presentes; e a consciência de que tudo isto é fruto e só faz sentido com um bom trabalho de equipa.

escportugal: Que sentiste quando estavas em palco, a interpretar a "nossa" canção?
Sofia:
O momento do palco é aquele por que se trabalha e por que se anseia; precisamente por isso ele é especial e deve ser encarado com alegria ou, como me disse a Vânia minutos antes da nossa entrada, como se fosse a última vez que pisássemos o palco. Ver, logo nas primeiras filas, dezenas de bandeiras portuguesas, reforçou fortemente essa alegria e foi a pensar no nosso país que cantei. Pode parecer um lugar comum, mas julgo que nunca havia "sentido Portugal" tão intensamente.

escportugal: Como foi ver que tivemos um mau resultado, que não passámos à final como era teu objectivo?
Sofia:
A passagem à final era, sem dúvida, um grande objectivo, mas o maior objectivo a que nos propúnhamos foi alcançado: representar da melhor forma possível o nosso país; e, nesse, aspecto sentimos que demos o nosso melhor, quer no palco, quer fora dele.

escportugal: O que achas que nos faltou para "marcar o golo"?
Sofia:
Os "golos" são sempre o resultado de um bom trabalho de equipa e, no meu caso, posso dizer que tive a melhor companhia possível: Laura, Vânia, Francisco, Gonçalo e Eládio que, como já tive oportunidade de anteriormente referir, deram a voz e o coração! Não obstante, obviamente que há uma série de aspectos na nossa participação que podem ser repensados, sendo que a prioridade passa pela forma como nos lançamos nos objectivos a que nos propomos: antes de mais é fundamental compreender o ESC como evento que é na actualidade em todas as suas vertentes e, então, há que nos atirarmos de cabeça (e de coração).

escportugal: Voltavas a repetir a experiência?
Sofia:
Quando há muito de positivo nas experiências por que passamos temos sempre vontade de as repetir... para já, vou guardá-la com muito carinho na minha memória.

escportugal: Pessoalmente, quais os artistas com que competiste que destacarias? (E estou a falar mesmo de relações humanas e não das capacidades musicais, responde se quiseres)
Sofia:
Em várias delegações alguns artistas, e muitos outros "por detrás" dos artistas, apoiaram-nos, incentivaram-nos e contribuíram para que pudéssemos sorrir. A cada uma dessas pessoas agradeço verdadeiramente. Destaco, muito especialmente, toda a delegação de Andorra.

escportugal: Ficaste com alguma música preferida das que competiram contigo? Quais foram na tua opinião as melhores?
Sofia:
Sérvia & Montenegro tocou-me e relembrou-nos que a linguagem musical continua a ser universal.

escportugal: Mais uma vez obrigado pela entrevista. A admiração que nós e os nossos leitores têm por ti faz-nos querer saber tudo...
Sofia:
Um beijo carinhoso de toda a equipa do escportugal e mais uma vez, parabéns e obrigado...

Sem comentários