Olhares sobre o FC2011 - Luta é Alegria


Música: Luta é Alegria
Intérprete(s): Homens da Luta



André Marques: O FC precisa de diversidade e de uma injecção de boa disposição. Não é justo pôr em causa a legitimidade da participação dos Homens da Luta no FC. Eles merecem participar e são uma lufada de ar fresco que vem retirar alguma dormência ao Festival. Serão com certeza um dos candidatos à vitória, mas espero que o público e os júris compreendam a contextualização deste grupo e desta canção: fazem sentido em Portugal e no FC, mas são completamente desnecessários na Eurovisão.

10 pontos

Eurico Alves: No comments… Palavras para que? É NÃO! Quero apenas realçar o esforço feito por levarem ao FC algo mais sonoro e cativante que a canção do ano passado, eu gosto do tema contudo estamos a escolher a nossa representante no ESC e isto jamais seria a melhor escolha. Dadas as circunstâncias (e tendo em conta o esforço):

1 ponto

Fabiana Silva: Esta música dá-me medo (risos). Não questiono a qualidade dos cantores da banda ou o seu estilo, mas isto não é para o ESC! Os Homens da Luta seriam considerados os "friki" e não passariam à final, mesmo com a melhor apresentação do mundo. A irreverência já perdeu seu lugar no festival.

1 ponto

Fotis Konstantopoulos: Hmm esta é uma música feliz; algo mais original que outras músicas portuguesas que tive a oportunidade de ouvir antes. Está em risco de se tornar num segundo “Sobe Sobe Balão Sobre” por ser engraçada. Tenho sentimentos mistos para isto: não é indicada para o ESC, mas quero ouvi-la novamente! Estranho!

3 pontos

Gil Silva: Uma música diferente e que até é agradável de se ouvir, animada e tal. Sinceramente não gostava que fossem os Homens da Luta a ganhar pois acho que apesar se serem muito engraçados em Portugal pela Europa não acontecerá o mesmo. Caso sejam eles os vencedores espero estar enganado.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Ritmada, Gira, Alegre, nada Eurovisiva... Conclusão: República Checa 2009...

2 pontos

José Hernández: Luta é alegria é um hino popular, um tema folclórico, que bebe da tradição portuguesa mais arreigada. Este tipo de temas, na Eurovisão, é uma faca de dois gumes: ou não encaixam com nada, com o que o resultado pode ser péssimo, ou por outro lado, bem apresentado e com una encenação efectiva, como a dos Flor-de-lis, podem ser bem sucedidas; essa é uma condição sine qua non, para que o grupo derrame carisma sobre o cenário para conseguir ter a adesão do público europeu.

3 pontos

Keith Mills: Esta foi a clara vencedora da votação online pelo que acredito que seja uma das favoritas para ir a Dusseldorf. Têm um forte presença na internet, portando devem ser um grupo bem estabelecido, sem grandes problemas na actuação ao vivo. O início da canção faz-me lembrar “Me And Julio Down By The Schoolyard”, do Paul Simon e em geral a sonoridade parece-me mais latino-americana do que portuguesa. No geral gosto do tom étnico da canção e é agradável ter algum um pouco mais “de esquerda” na competição. Certamente vai animar o público em Lisboa e é diferente que chegue para se destacar e qualificar-se na Eurovisão.

8 pontos

Nelson Costa: Apesar das duras críticas dos fans do festival, eu não partilho nem subscrevo as recusas à presença deste grupo e desta canção no FC 2011. Pelo contrário: eu aplaudo! Para além de sabermos da enorme popularidade deste grupo junto de milhares de portugueses, podendo esta popularidade trazer mais destaque ao FC (como se tem visto pela imprensa), a canção é alegre e despretensiosa. Não a coloco como vencedora, como farão muitos espectadores, mas dou-lhe uma pontuação acima da média.

7 Pontos

Nuno Carrilho: Nem sei como hei-de avaliar este tema! Apesar de ser um tema com bom instrumental e uma letra razoável, tenho receio da interpretação dos Homens da Luta. Se for uma boa interpretação e não caía no ridículo, ainda poderá ter um lugar melhor na minha tabela classificativa. Porém como estou a prever uma actuação comediante, tenho pena por ser um bom tema, mas será o 12ºclassificado na minha avaliação.

4 pontos

Sanio Silva: A música em si não é ruim, os artistas é que são o maior problema. Talvez alguém acredite que enviando comediantes ao ESC se possa trazer um resultado como o da Ucrânia em 2008 ou da Lituânia em 2006. Mas vale lembrar que esses são países de leste, comediantes de países do oeste, como Irlanda e Espanha em 2008, não tiveram bons resultados. A música é um folk animado, mas que fica muito atrás da proposta das 7 Saias, ou seja, nem o tema nem os interpretes são competitivos.

2 pontos

Theofilos Toronidis: A Luta é alegria é uma canção tradicional agradável, mas um pouco monótona. Gosto muito da música, que me parece muito portuguesa, mas não creio que possa ir muito longe se for a escolhida.

4 pontos

Total: 52 pontos

Sem comentários