Olhares sobre o FC2015: À Espera das Canções (Simone de Oliveira)

Tema: À Espera das Canções
Intérprete: Simone de Oliveira
Compositor: Renato Jr.
Letra: Tiago Torres da Silva


Eurico Alves:
Simone de Oliveira sobe novamente ao palco do FC e arrisca-se a ganhar pela terceira vez. Que me perdoe por dizer isto, mas tal pode acontecer por ela ser efectivamente ‘A’ Simone de Oliveira e não pela canção que me pareceu muito morna, sem clímax, pouco melódica, porém cheia de qualidade. Simone provou ser sinónimo de qualidade, tendo desfrutado e saboreado cada palavra que disse neste tema mais declamado do que propriamente cantado. Simone pode escolher e escolheu aquilo que precisamente mais gosta e mais sentido faz neste momento na sua carreira, mas, pensando em Viena, não acredito que esta canção como representante de Portugal nos pudesse levar muito longe (tal como não consigo entender quem ache o contrário), daí que concorde com a própria Simone sobre dar a oportunidade à segunda classificada de ir ao ESC; o meu apelo é então dirigido à RTP para que aceite esta vontade. Aquilo a que assistimos foi muito bonito e tocante, mas temo que lá fora não sintam o mesmo, pois enquanto que por exemplo o Fado consegue chegar ao coração de qualquer um que não perceba português, acredito que esta canção não.
4 pontos

Fabiana Silva: Minha surpresa positiva de todo o festival! Gosto da música, que é carregada de sentimentos e que foi tão bem interpretada por Simone. Claro que ela já não tem aquela voz firme e potente, mas ainda está muito bem para a idade que tem e ainda consegue transmitir uma mensagem ao público. O que falta à canção é um pouco mais de dinâmica no instrumental, para compensar a limitação vocal da cantora. Não é para o Eurovisão, mas uma vaga na final através do voto do júri não seria algo injusto.
7 pontos

Fernanda Ribeiro: O momento “classe” da semifinal! Simone de Oliveira, do alto da sua maturidade, brindou-nos com o requinte de uma canção que transpira muito bom gosto! Trouxe-nos as mais belas palavras da noite, numa atmosfera intimista, suave e doce. Simone está de parabéns e mereceu a passagem à final. Na Eurovisão, mandam outros gostos e outros ritmos, mas o momento foi muito bonito! Obrigada D. Simone!
10 pontos

João Diogo: Talvez o tema mais sóbrio de toda a competição. Vê-se que foi feito de propósito para a Simone, só vai até onde a voz dela consegue ir e assentou-lhe que nem uma luva. Pensei que não ia gostar desta atuação mas acabei por me render. A Simone é uma diva da música, sabe estar em palco, sorria para a câmara, abanava o vestido, transmitia emoção. O único problema é mesmo a idade da senhora pois já não lhe permite ter a voz que outrora teve. Este tema cantado por alguém com maior capacidade vocal podia chegar longe. Poema lindíssimo.
7 pontos

Luke Fisher: Eu gosto muito, mesmo muito do instrumental e toda a envolvência desta canção e a banda ao vivo deu-lhe um toque especial no final. São 3 minutos de verdadeira intensidade e classe completa... é impossível tirar-lhe os olhos de cima! Uma potencial vencedora.
10 pontos

Nelson Costa: Classe e muito estilo. O momento alto desta semifinal, atraente e comovente. Um poema e uma mensagem fortes que só poderiam ser interpretadas por Simone de Oliveira. Falando da canção, em si, o refrão poderia ter um instrumental mais marcante e envolvente, demarcando-se um pouco mais do resto do tema. Na Eurovisão, considerando ser este momento tão nosso, tão lusitano, será que o público entenderia a mensagem?
8 pontos

Nuno Carrilho: Se há 8 anos atrás me dissessem que um dia veria Simone a participar no FC, iria mandar umas boas gargalhadas… Mas a ‘lenda viva da musica ligeira portuguesa’ está cá e na luta por Viena. A voz não é a de 1969, mas a qualidade do tema está ao nível daquele que nos habituou nos mais de 50 anos de carreira. Simone transmite o melhor poema da edição e controla as câmaras de uma forma avassaladora, tendo tido um dos melhores diretos. Uns arranjos no instrumental, tornando-o mais empolgante na parte final da canção, não seriam maus pensados! Tenho o pressentimento que Simone irá competir com garra pela vitória e quem sabe se depois de Nápoles e Madrid não se segue Viena! Uma das minhas favoritas!
12 pontos

Patrícia Gargaté: Acho que a nossa querida Simone estava demasiado alegre para uma canção tão melancólica. Pois faltou muita coisa para isto ser forte no Festival Eurovisão da Canção. Faltou voz, faltou espetáculo. E infelizmente, não merecia estar na final.
3 pontos

Paulo Morais: Transmitiu amor, entrega, experiência, segurança e força. Esta Grande Senhora mostrou que não tem medo e que não existe idade para nada. Ela não precisa do Festival para a ribalta, mas mesmo assim abraçou com toda a sua garra e amor a aventura. Fez muito bem em regressar e é uma forte concorrente à vitória. Ocupa o 1º lugar do meu Top 6 (faltou qualquer coisa à canção…).
8 pontos

Sânio Silva: Vocalmente, Simone não pode mais oferecer uma performance brilhante como a de 1969. Contudo, mais de 40 anos depois, ela sobe ao palco para apresentar um tema simples mas com muita paixão, carisma e charme. A música não é muito competitiva, mas é uma balada clássica e de muita qualidade. Há belíssimos momentos no instrumental.
8 pontos 

Total: 77 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva e Sânio Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores. 
Os comentários de Luke Fisher foram traduzidos do inglês.

1 comentário: