Olhares sobre o ESC2015: Polónia


Polónia
Intérprete(s): Monika Kuszyńska
Tema: 'In The Name Of Love'


Aáron García-Álvarez - Uma canção com ritmo e, ao mesmo tempo, é clássica. Gosto sem duvida! Na realidade, nesta semifinal fica complicado escolher as finalistas e vou ficar com a lástima que alguma o não consiga. 

7 pontos

Carlos Coelho - A fila de baladas para impressionar o júri tem aqui mais uma canção, mas a deficiência motora da cantora poderá dar-lhe prioridade para passar à frente. A mensagem já foi ouvida 1000 vezes antes, a melodia também. O que poderá fazer a diferença é mesmo o facto de ser a primeira cantora de cadeira de rodas no palco da Eurovisão e o televoto não será indiferente a isso, ainda mais com a sorte acrescida de ser a última canção a actuar. Se passar à final, é a minha aposta para o último lugar.

4 pontos

Eurico Alves - Gosto da mensagem verdadeiramente tocante, mas infelizmente a canção não tem força suficiente. Precisa de uma forte reformulação para só ao ouvi-la dar a entender que tem potencial para chegar longe. Assim sendo, terei de esperar por vê-la no palco do ESC onde acredito poderá surpreender.

4 pontos

Fabiana Silva - A TVP se arriscou bastante em 2015 e não acho que esse risco valerá a pena. A mensagem de Monika é muito bonita e ela é um exemplo de superação que merece ser espalhado pelo mundo, mas seu tema é insosso e, com tantas baladas na competição e em uma semifinal tão forte, a classificação será muito difícil. Ainda que ela feche a semifinal, apresentar-se depois da Eslovênia complica ainda mais suas chances.  

3 pontos

Fernanda Ribeiro - Uma balada preenchida com o som de um piano, numa composição que, a avaliar pela letra, é auto-biográfica. Admiro a coragem da intérprete que ficou paraplégica após um grave acidente de automóvel que a retirou dos palcos. A Monika, desafiando os parâmetros  “estabelecidos” está de volta aos palcos, e eu, tenho muito respeito por todos aqueles que não atiram a toalha ao chão.

7 pontos

Gonçalo Vieira - Para fechar a semifinal 2 vem… mais uma balada! Desta vez, uma canção especial. Quer dizer, uma intérprete diferente. Monika foi a escolhida pela TVP para representar o país no ESC 2015, sendo que esta cantora é portadora de deficiência motora, estando tetraplégica desde um acidente ocorrido há alguns anos. In The Name of Love retrata a história de vida da intérprete, sendo que eu aprecio a forma com a artista encara as câmaras, com carisma! Não é de forma alguma a melhor canção do ano nem desta semifinal, mas é um tema de qualidade. A Polónia volta a fazer uma escolha estratégica para o ESC… 

8 pontos

João Diogo - Balada enfadonha, sem um ponto alto que capte a atenção. É comovente mas não me consegue convencer. A Monika não esteve particularmente bem em Amesterdão e uma boa voz é essencial num tema como este. Se falharem nessa parte vejo as coisas muito complicadas para a Polónia. 

4 pontos

Patrícia Gargaté - Esta canção tem um instrumental muito bonito, sem dúvida dos pontos fortes. Quando à voz da Monika… essa já não me agrada tanto. Claro que vai somar pontos por tudo o que ela representa. 

7 pontos

Paulo Morais - A cantora tem uma boa voz, mas a canção é banal, não me desperta praticamente nada, está um nível acima do bocejo. Por mim ficava pelo caminho, mas acho que a sua condição física e uma apresentação intimista lhe poderá valer uma passagem.

4 pontos

Rui Ramos - A Polónia traz ao ESC Monika Kuszynska que, quer se queira quer não, será mais comentada pela sua condição física do que pela música. Mas quanto à musica, In the Name of Love é só mais uma balada clichê sobre o amor e que tem uma péssima prestação ao vivo feita pela intérprete. Espero que fique pela semifinal.

0 pontos

Total: 48 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Eu penso que o único trunfo da Polónia este ano é o facto da a intérprete ser paraplégica. Os votos virão, muito provavelmente e infelizmente daí, pois a música é muito fraca, na minha opinião. Espero sinceramente que se fique pela semifinal.

    Pontuação: 1 ponto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Eu acho que a Polónia irá passar à final, mas só mesmo pela cantora ser paraplégica, pois caso tivesse outra condição fisica, ela seria bottom 3 da semi-final.

      Eliminar
  2. Tema interessante, música nostálgica sem ser enfadonha. A minha pontuação: 6 pontos.

    ResponderEliminar