Olhares sobre o JESC2015: São Marino
São Marino
Intérprete(s): Kamilla Ismailova
Tema: Mirror
Fabiana Silva - Por um instante, achei que San Marino poderia chegar ao top-5... mas então vi o vídeo de Kamilla cantando ao vivo e, se as coisas forem daquele jeito, teremos um bottom-5. Ela desafina bastante nas notas altas e é muito estática no palco, como se estivesse desconfortável e amedrontada. Digamos que essa é a música certa com a cantora errada.
Gonçalo Vieira - Este ano São Marino apresenta-nos uma das melhores canções da edição... Surpreendido? Eu também! Deste pequeno país que normalmente leva às competições da UER canções sem grande qualidade, este ano no JESC leva material de vitória. Destaco o profissionalismo desta aposta e a boa capacidade vocal que a pequena cantora tem. Em palco, espero algo vistoso! Provavelmente teremos...
João Diogo - São Marino resolveu recorrer a terras russas para escolher a sua representante. Isto poderá passar a ideia de que o micro-Estado está a apostar fortemente no JESC2015, mas acho que isso se perde quando ouvimos a música. Kamilla apresenta-nos um tema que não parece encaixar nada bem na personalidade e que, de forma alguma, encaixa num concurso infantil. Se tivesse sido melhor trabalhado e entregue a um adulto seria um grande tema.
Jorge Leiria - Esta é uma participação que deve estar a dar muito que falar, por várias razões, mas estou numa de falar da música. Começo pela temática, que me parece carregada de mais para os 11 anos de Kamilla. Musicalmente, todo o arranjo está muito bem feito, é atual, equilibrado e potente. A sua voz já mostra qualidade, tendo “material” que pode ir sendo trabalhado ao longo dos próximos anos. O poder da música poderá ser crucial para arrecadar votos.
Nuno Carrilho - "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"! Primeiramente, há que frisar que não sou totalmente de acordo com o "empréstimo" de cantores de uns países aos outros, mas pronto... De uma forma genérica gosto muito do tema e parece-me que subirá bem alto no palco e na pontuação, mesmo tratando-se de São Marino (aka Rússia). Nota menos positiva para a cantora, que me parece ter sérias dificuldades na interpretação do tema, especialmente no que diz respeito ao italiano!
Patrícia Gargaté - Porque é que me parece que isto ao vivo vai ser um tiro ao lado? Uma canção ao estilo "já sou grande", com uma voz que ao vivo pode ser ligeiramente irritante. Preocupo-me com o inglês. Existem imensas baladas melhores este ano.
Pedro Fernandes - Não retiro o mérito do estatuto de favoritismo que esta proposta já conquistou junto dos eurofãs pois de todas as propostas este ano, é a que tem uma estrutura mais eurovisiva. A canção vai num crescendo continuo até ao final até que depois de um breve bridge a canção explode. Só me pergunto o porquê de ser uma criança russa a representar São Marino... Compreendo que se trate de um micro-estado e por isso naturalmente limitado em termos de opções artísticas, mas não havia crianças italianas que o pudessem fazer? O italiano da Kamila está longe de ser perfeito, mas isso pouco importa porque ninguém irá notar a não ser os telespectadores italianos e... são-marinenses. Mas assim sempre vêm mais uns pontitos do leste, dada a popularidade da Kamila por aquelas bandas.
10 pontos
Pedro Madeira - Refrão bom a contrastar com o resto do tema e com a monotonia que a cantora empresta ao mesmo. Poderá surpreender se o refrão ficar ainda mais forte ao vivo. Ainda assim, não é uma das minhas favoritas.
06 pontos
Pedro Madeira - Refrão bom a contrastar com o resto do tema e com a monotonia que a cantora empresta ao mesmo. Poderá surpreender se o refrão ficar ainda mais forte ao vivo. Ainda assim, não é uma das minhas favoritas.
06 pontos
Salomé Silveira - Tem uma voz doce e bonita, mas falta aqui alguma coisa que não sei dizer bem o quê... A música não é das minhas favoritas, apesar de gostar do seu progresso, porém, o refrão estraga tudo!
08 pontos
Total: 69 pontos
Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.
Sem comentários