Olhares sobre o ESC2016: Dinamarca



Dinamarca
Intérprete(s): Lighthouse X
Tema: Soldiers of Love



André Moreira - Uma daquelas que não sei explicar a antipatia. Desde a seleção dinamarquesa que sempre achei a “Heart Shaped Hole” e a “To Sjerner” muito superiores a esta aposta dos Lighthouse X. Estamos a falar de um país que aposta novamente nos grupos masculinos, cuja voz não é nada de especial, a expressividade é forçada tal como a alegria dos intérpretes e a musicalidade é tão óbvia que se assemelha a tantas outras que já se conhece. Ora bem o cliché por vezes funciona e mesmo sendo ruim fica-me na cabeça. Espero que fiquem pela semifinal, pois é sinceramente o que merecem.

3 pontos


André Pereira - Mas que raio de canção é esta? Se eu fosse a Simone fazia uma manif… O cantor que faz as melhores partes da canção tem uma voz que me faz querer cortar os pulsos… Pois esse senhor estraga a música toda. Uma das piores canções da Dinamarca na Eurovisão…

0 pontos


Daniel Fidalgo - Pelo segundo ano consecutivo, espero que a Dinamarca fique fora da final da Eurovisão. A canção é do mais desinteressante e banal que se pode escutar este ano. O tema faz-me lembrar aquelas canções que costumam marcar presença em programas pimba dos domingos à tarde. Chega a ser ridículo ver um trio de pessoas adultas a tentar parecer jovem. A Dinamarca parece ter perdido o rumo na competição e tem estado com dificuldades em acertar na canção. Mas se o país não se qualificou no ano passado com uma canção fraca, duvido ainda mais que o faço este ano, com uma canção ainda mais tediosa.

3 pontos


Fabiana Silva - Nem dá para imaginar que um país que venceu o Eurovision em 2013 tenha caído tanto a qualidade musical em tão pouco tempo. “Soldiers of Love” não é de todo ruim, mas é totalmente datada, como se tivesse saído de um disco do início da carreira dos Backstreet Boys. A performance ao vivo é correta e pode dar uma levantada no conjunto, mas não o suficiente para levá-lo à final. Quem sabe, com o segunda falha consecutiva, a DR não começa a buscar canções realmente competitivas e que podem conseguir até um lugar no top-10? Material para isso o país tem de sobra!

3 pontos


Hugo Sepúlveda - Claramente a Dinamarca é um país que não tem deixado o amor por nada. Acho que está na altura de uma rutura, porque já chega, visto que a final esteve repleta desta temática. À parte disso, Soldiers of Love melodicamente apresenta-se com um instrumental muito catchy, bastante suave e comercial que condiz com a temática da música. Quanto à letra, nem vale a pena comentar, só o título diz tudo. No geral, penso que o trio acabe por ter alguma coesão como um todo, mediante a música que é e com o seu ar “fofo” típico de boysband, mas se querem ter algum destaque vão ter de se esforçar. Duvido que cheguem à final.

4 pontos


João Diogo - Não sou fã de boysband e este é um perfeito exemplo do porquê. Soldiers of Love tem um refrão catchy mas tudo o resto é banal: o instrumental, a letra, as vozes muito medianas, as rotinas em palco, o vestir cabedal...não traz nada de novo. A Dinamarca deve seguir para a final, ao contrário do ano passado, mas só porque está na semifinal mais fraca. Não prevejo um grande resultado na final.

4 pontos

Nelson Costa - É a primeira vez em muitos anos que não coloco uma canção da Dinamarca na final do Festival Eurovisão. Falta ao tema deste ano personalidade, identidade, um refrão que fique no ouvido, um bom coro… Para uma letra que fala de amor, falta-lhe também emoção. A canção típica da boysband dos anos 90. Resta-nos aguardar por uma boa performance em palco, um bom jogo de câmaras e luzes, para descolar dos últimos lugares da semifinal.

3 pontos

Patrícia Gargaté - Este é o tipo de música que vejo a Dinamarca a apresentar, sempre agradável mas com a possibilidade de floparem à grande. Esta é uma daquelas radio friendly que pode agradar a muitos mas ao pé de outras com mais espetáculo podem passar despercebidas. Dica para Estocolmo: manter a ideia da canção, não queremos que se percam este tipo de temas para se transformarem em espetáculo desnecessário. Vale por si só.

7 pontos

Pedro Fernandes - Outro tema que não consigo perceber tão má aceitação por parte dos eurofãs... Não venero, mas gosto o suficiente para dizer que gostava de os ver na final e atingir o meio da tabela classificativa. Os rapazes têm voz, têm pinta, têm uma boa cantiga, parecem os Backstreet Boys, por isso por mim está aprovadíssimo!

7 pontos

Rui Ramos - A Dinamarca não deve querer vencer a Eurovisão tão cedo, outra vez! Isto roça tanto no 'azeiteiro': Take my hand and never let go/ Never let go and let's be soldiers of love. Ai! Nem tenho palavras... Uma tentativa, e peço perdão, rasca de criar um êxito de boysband, que quanto a mim não funciona. Não me dá vontade de os tornar a ver e ouvir, muito menos na final do ESC.

0 pontos

Sérgio Rego - A Dinamarca envia-nos pelo 2º ano consecutivo uma canção pop radiofónica banal, esquecível e igual a tantas outras que ouvimos e esquecemos logo de seguida. Não há nada em particular que considere interessante nesta proposta. Nem a melodia, nem a letra básica, nem as vozes, nada. É tudo um enorme cliché. De início pensei que a Dinamarca não tivesse quaisquer hipóteses mas agora começo a achar que afinal poderá passar à final pois há sempre público para este tipo de propostas.

2 pontos


Total: 36 pontos

2 comentários:

  1. Lighthouse é a cantiga da outra, aqui temos que nos debruçar sobre a tropa do amor. É a segunda vez que oiço este tema e estranhamente gostei, digo-o assim porque da outra vez não me fez borbulhas. Os rapazes até cantam bem e se se esmerarem na sua meia-final ainda vamos ver a Dinamarca na grande final. Eu não quero ser crítico mas parece-me que há gente neste painel com pouca sensibilidade musical.Ah, já me esquecia dos pontos: 8 pontos porque para felicidade deles e principalmente minha gostei de os ouvir e espero que não seja a única vez. Seria frustrante.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo compreender tanto ódio por esta canção! Está certo, To stjerner e HSH tinham mais qualidade, ainda assim não é uma música assim tão má! Acho que se qualificará (9-10º na semifinal), mas na final não passará de um 20º lugar. 6 pontos

    ResponderEliminar