Olhares sobre o ESC2016: Bulgária



Bulgária
Intérprete(s): Poli Genova
Tema: If Love Was a Crime



André Moreira - Poli Genova regressa a terreno eurovisivo com uma música num registo totalmente diferente do de “Na Inat”. Se por um lado considero que “Na Inat” tinha mais impacto, por outro não tenho dúvidas que esta “If Love Was A Crime” é mais do agrado da generalidade. Não é uma obra de arte mas é bastante agradável e fácil de se ouvir. O facto de cruzar idiomas é também um ponto fortíssimo desta proposta. Não a imagino fora da final, porém, dentro desta não a imagino a ir muito longe.

6 pontos

André Pereira - Ao contrário do que aconteceu com a canção da Kaliopi, este sim foi um mega regresso da Bulgária e claro da cantora à Eurovisão! Composição excelente e espero uma atuação excelente! Não tenho mais nada a dizer pois esta canção deixa-me sem palavras.

12 pontos

Daniel Fidalgo - A Bulgária regressa suficientemente forte ao concurso para marcar presença na final, mas pressinto que na hora da votação vai surpreender pela negativa. Muitos fãs têm a Bulgária numa posição alta nos seus tops, inclusive as casas de apostas, que a colocam em posições de destaque, mas, sinceramente, não acredito numa posição acima do décimo lugar. A canção em si vai crescendo durante os três minutos limite e os vocais de Poli Genova são muitos bons, o que não é surpresa, tendo em conta a boa prestação da intérprete em 2011, aquando da primeira participação. A letra não me conveceu totalmente. Não obstante, o país entrega-nos uma aposta atual e dançante, superior às candidaturas anteriores, mas não me parece suficiente para elevar a Bulgária à vitória. 

8 pontos


Fabiana Silva -  Outra artista que volta ao Eurovision em 2016, só que dessa vez com chances bem claras de classificação. “If love was a crime” é a típica canção chiclete, que gruda na sua cabeça e te faz ficar cantarolando pela casa. Ela é contemporânea, tem um bom refrão e a frase em búlgaro é fácil de ser memorizada. Infelizmente, Poli apresentou alguns problemas sérios na parte vocal durante a ‘pré-temporada’ e não sei se há tempo suficiente para que ela os corrija. Ainda assim, uma apresentação visualmente forte pode amenizá-los e levar a cantora para onde ela já deveria ter ido em 2011 – a final!

8 pontos


Hugo Sepúlveda - De regresso à Eurovisão, Poli Genova traz-nos um tema bem mais pop do que o tema anterior. Com um instrumental mais comercial, esta proposta fica facilmente no ouvido e pode facilmente agradar a muita gente. Contudo, não sei se tem o factor vencedor. A letra é certamente o aspecto mais fraco de toda a aposta búlgara. É muito básica, recheada de clichés e acaba por se repetir muito. É de realçar os versos em búlgaro que dão um toquezinho mais agradável. Acredito que até passe à final, mas Bulgária tem de apostar em grande na atuação para se poder afirmar e conseguir sobressair.

6 pontos


João Diogo - Não é uma Na Inat mas mesmo assim é muito boa. If Love Was a Crime tenciona ser um hino ao amor mas parece-me que falhou nessa parte, pois a letra é cheia de clichés e rimas horríveis. As frases em búlgaro são mesmo a melhor parte. O instrumental tem um bom ritmo e isto aliado a uma boa apresentação em palco não deixará ninguém indiferente. A Bulgária tem de apostar nisso.

8 pontos

Nelson Costa - A Bulgária foi o último país a revelar a sua canção, mas valeu a pena a espera. Mais uma seleção interna bem planeada e conseguida, com Poli Genova em grande forma num tema que é a sua cara. Pop contemporâneo e radio-friendly, a melhor participação de sempre da Bulgária e uma das melhores canções do ano. A frase em búlgaro no meio de toda uma canção em inglês é a que mais fica no ouvido. Por outro lado, a temática do amor sem fronteiras e sem barreiras cai sempre bem.

12 pontos

Patrícia Gargaté - Podem achar me esquisita mas não consigo ouvir aquele refrão!! A Poli é muito bem vinda de novo ao ESC e a canção consegue fazer passar a mensagem e até é agradável mas chega ao refrão e estraga tudo! E olhem que eu vou defensora da variedade de idiomas. Aqui simplesmente soa mal, talvez para nós, portugueses porque faz lembrar palavras que nada tem a ver com a música. Tenho ainda receio de que a performance fique aquém das expectativas. Dica para Estocolmo : o background pode fazer a diferença se for projetado um bom espetáculo de fundo. Nada de bailarinos desnecessários, please!

8 pontos

Pedro Fernandes - Alô, alô? Você sabe quem sou eu? Justin Bieber? Não, não, Poli Genova! Brincadeiras de parte, a Bulgária está de parabéns, um tema muito catchy, confesso que quando vi a letra pensei que fosse sair alguma coisa muito azeiteira, mas foi agradavelmente surpreendido. Aquele verso em búlgaro está muito bom, inevitável cantarolar “Oh diai mi ljuvda”! Espero que não estraguem tudo com a apresentação em palco pois este ano a Bulgária tem oportunidade de brilhar e é garantido que Poli Genova vai fazer melhor figura que na sua anterior participação! Muita boa sorte Bulgária!

10 pontos

Rui Ramos - Depois de 2011, Poli Genova regressa as lides eurovisivas e mal. Gostei tanto de 'Na Inat' e esperava algo do género para este ano. Mas como não funcionou na altura, o que para mim foi das maiores injustiças desse ano, assim como a vitória do Azerbaijão, outros quinhentos, a televisão búlgara tenta trazer algo mais comercial, algo mais conseguido no ESC. Não para mim! Não gosto da Poli neste registo, muito menos gosto desta música. Apesar de estar muito bem cotada, acredito que este 'If Love Was A Crime' será o flop da 2ª semifinal. Um pontito pela parte em búlgaro.

1 ponto

Sérgio Rego - A Bulgária regressa à Eurovisão em grande com a repetente Poli Genova e o seu "If Love Was a Crime", uma canção pop muito moderna, melodiosa e orelhuda e ainda por cima com um refrão em búlgaro - "Day mi lyubovta" ("Dá-me amor"). Tal como Malta, usa também as vozinhas do Tico e Teco como artistas convidados (lol). Agora a sério, adoro esta canção, considero-a muito forte e a melhor canção búlgara de sempre na Eurovisão e tenho a certeza que veremos este país numa final pela segunda vez e será totalmente merecido.

12 pontos


Total: 91 pontos

3 comentários:

  1. Palpita-me que vamos assistir à versão 2 de Valentina Monetta. Se à primeira tentativa não teve a sorte ou o aval dos votantes, como se queira, não me parece que por esta amostra o resultado vá ser muito diferente. Não gosto nada deste tema e, por isso, não lhe posso dar melhor do que 0 pontos. Não é para agradecer, é mesmo assim, comigo é de 0 para cima, não há pontos negativos.

    ResponderEliminar
  2. Excelente aposta da Bulgária. Não é uma obra de arte e também não é uma proposta 100% original, ainda assim há qualquer coisa nesta música que hipnotiza e a torna a minha favorita este ano! TEM(!!!) de ir à final e aí espero que alcance, pelo menos, o 15º lugar! FORÇA BULGÁRIA! 12 pontos

    ResponderEliminar