Olhares sobre o JESC2016: Albânia
Albânia
Intérprete(s): Klesta Qehaja
Tema: Besoj
Fabiana Silva - Essa deve ser a letra mais forte da história do Junior Eurovision, provavelmente forte demais para ser cantada por uma criança. Ainda assim, Klesta consegue transmitir a mensagem, que é suavizada por causa de sua voz meiga e infantil. Dentre as 17 concorrentes, é a que mais me emociona; a versão final ficou muito bem construída e o inglês do primeiro refrão não atrapalha tanto o resultado final.
Gonçalo Vieira - Após uma participação algo surpreendente no ano passado, a Albânia presenteia os telespetadores do JESC com uma abordagem diferente. Klesta é a menina escolhida para representar o país dos balcãs. Através de uma canção que pede um registo vocal forte, a pequena cantora mostrou-se capaz da interpretação excepcional do tema. "Besoj" é uma balada em crescendo que, para além de esta muito bem composta, mostra a musicalidade do albanês.
Hélder Simões - A Albânia, a meu ver, volta a surpreender este ano positivamente. Depois do Dambaje, Besoj é um belíssimo tema interpretado de uma maneira tão forte que rapidamente nos esquecemos que a Klesta é uma criança. Um dos defeitos da música é a repetibilidade, não saímos do ritmo cíclico estrofe - refrão. Não consigo ver esta música a vencer o certame, mas estamos perante uma composição de grande qualidade.
Hugo Sepúlveda - À primeira audição, Besoj não me cativou e o que me recordava desta música seriam os “besoj” constantemente gritados.
Com esta nova versão, Albânia não cometeu o mesmo erro do ESC (vá lá que aprenderam a lição) e alcançou uma nova
dimensão. Ganhou uma simplicidade e delicadeza que juntando à voz da intérprete se traduzem numa grandeza e numa
aposta bem forte. Tematicamente não é nada fora do que se costuma ouvir no JESC mas o toque bilingue acrescenta-lhe
ainda mais valor.
João Diogo - A Albânia a enviar uma balada bonitinha para a Eurovisão Júnior, tal como faz tantas vezes no concurso adulto. Torna-se bastante moroso ouvir este tema pois não desenvolve e é muito repetitivo, apesar do Besoj ficar na cabeça. A Klesta tem, no entanto, uma voz magnífica.
5 pontos
José Godinho - Trata-se de um tema muito interessante, bem construído e bonito. Agrada-me o jogo de expectativas que nos leva a esperar um refrão forte, mas que nos surpreende com uma primeira metade do refrão muito suave, aguda e com menor textura instrumental. A força só surge depois e, diga-se, muito bem. A cantora tem uma ótima voz e uma interpretação convincente. Para mim, uma das melhores canções.
12 pontos
Patrícia Gargaté - É um tema moderno e doce, agradável à primeira vista e com um refrão de impacto. Acredito que não sejam necessários grandes malabarismos para fazer uma boa atuação em palco. Pode ser mantida a linha do videoclipe pois irá resultar muito bem. A pequena Klesta canta bem sim senhora!
12 pontos
Nuno Carrilho - A típica “canção bonitinha” vem, este ano, da Albânia. Contudo, duvido muito que tenha força para altos voos: é secante, monótona e sem qualquer pitada de sal. Destaca-se a voz da cantora Klesta Qehaja, mas deverá ser insuficiente para salvar a prestação. Com a votação exclusiva do júri, a sua classificação é uma incógnita, mas, na minha opinião, ocupará a parte mais baixa da tabela e ficará longe da marca alcançada em Sófia.
4 pontos
Patrícia Gargaté - É um tema moderno e doce, agradável à primeira vista e com um refrão de impacto. Acredito que não sejam necessários grandes malabarismos para fazer uma boa atuação em palco. Pode ser mantida a linha do videoclipe pois irá resultar muito bem. A pequena Klesta canta bem sim senhora!
8 pontos
Total: 67 pontos
Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.
Balada linda, emocionante e uma das minhas favoritas do ano. 12 Pontos!
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