Olhares sobre o JESC2016: ARJ da Macedónia



ARJ da Macedónia
Intérprete(s): Martija Stanojkovic
Tema: Love Will Lead Our Way (Ljubovta Ne Vodi) 


Fabiana Silva - É a canção mais adulta da noite, a começar pela própria cantora, que tem 12 anos mas parecer ter, no mínimo, 18. Há várias referências a Justin Bieber em “Love will lead our way” (a melodia, o clipe...), o que faz dela algo pouco original. A popularidade da música é enorme, mas vamos lembrar que os fãs não mandam nada nesse Junior Eurovision e, pelo que conhecemos do júri, essa canção não terá o resultado que o público espera.

4 pontos

Gonçalo Vieira - Após uma extensa polémica com a revelação da canção da Macedónia para o JESC devido a problemas internos com sociedades de autores, eis que um dos países menos inspirados nestas lides apresenta uma canção capaz, adequada à competição e bem interpretada. Martija levará ao palco da competição "Love Will Lead Our Way", uma das poucas canções este ano com uma vertente pop assumida, despertando assim uma maior ligação ao público juvenil. Confesso que aprecio este registo, ainda que, sendo a Macedónia, temo pelo pior quanto à apresentação em palco. 

10 pontos


Hélder  Simões -  Sim! A Macedónia a mostrar que consegue fazer boa música! Este tema tem voz, ritmo, beat. Um top 3? Sim, com uma boa voz live, um atuação com dança, cores e encenação, pode roubar muito bem o lugar de favorito a uma séria candidata: Rússia.

10 pontos


Hugo Sepúlveda - Macedónia aposta numa música com um ritmo bastante actual e que facilmente pode conquistar os ouvintes e até um bom lugar. Aposta também numa temática recorrente, mas que é salva pelo uso da língua materna com uns toques em inglês, que não dominam a letra. Apesar de ser uma boa aposta, considero que Macedónia terá de complementá-la com uma boa performance em palco, se realmente quiser lutar um por bom lugar.

8 pontos

João Diogo - A Macedónia traz um dos temas mais modernos e inovadores da edição e de toda a história da Eurovisão Júnior. Tem um ritmo muito interessante que de certeza agradará aos mais novos. Este tema pede muita cor e dança em palco, tal como acontece no videoclipe.

10 pontos

José Godinho - É uma canção bem construída e tem um bom arranjo. Gosto particularmente do instrumental que acompanha o refrão que, a meu ver, é a característica mais interessante e apelativa. A cantora cumpre bem. Mas no fundo, a canção em si não traz muito de novo.

10 pontos

Nuno Carrilho - Depois de dois últimos lugares, a ARJ Macedónia aposta muito forte para esta edição! Com um tema bastante moderno, um tanto adulto (mas se olharmos para alguns dos últimos vencedores, isto não será qualquer impedimento) e com uma voz forte e consistente, o país tem tudo para arrecadar o melhor resultado de sempre e, talvez, a primeira vitória eurovisiva. Na minha opinião, fica nos primeiros lugares da edição… mas esperemos pela atuação ao vivo.

12 pontos

Patrícia Gargaté - Este tema não me convence... chego a pensar que é um pouco "2002". Claramente abaixo de outros temas desta edição, tenho pouca fé na performance e no resultado final. Parece daqueles músicas dos mundiais e europeus de futebol, mas se há algum tempo atrás.  

5 pontos

Total: 69 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. A maior surpresa da edição. Do país que menos esperava veio a melhor canção do ano. Espero sinceramente que alcance o top 5, mas com a votação do júri temo que não seja possível. Boa sorte, ARJ Macedónia!
    12 pontos

    ResponderEliminar