Olhares sobre a final do FC10


Imagem: escportugal


André Marques: A noite da grande final do FC 2010 foi boa da parte da RTP e má da parte do público. A RTP esforçou-se por fazer um grande programa de televisão, com inovações técnicas e uma nova abordagem, enquanto que o público preferiu deitar as regras às urtigas e querer à força que ganhasse uma canção que não ganhou. E o alarido continua, sem fim à vista, num desenrolar de discussões, comentários, protestos, etc, que acabam por ridicularizar quem continua à procura de uma vitória de secretaria. Eu também preferia que tivesse ganho a Catarina, no entanto reconheço que a Filipa ganhou de acordo com as regras e, sejamos sinceros, até nem vamos nada mal servidos para a Eurovisão. Uma grande voz e uma actuação em palco com elementos cheios de significado (o apagar da vela, o sair do palco do Augusto, a interpretação da Filipa). Creio que temos todas as condições para ter um bom resultado na Eurovisão. Mais do que uma boa canção é preciso ter uma boa apresentação em palco e "Há Dias Assim" tem-na.
O Festival foi, em termos musicais, mediano. Existe uma grande vontade de algumas pessoas (cantores, compositores) de mudar o paradigma musical do Festival, incluindo novos géneros musicais, arriscando, ousando quebrar "preconceitos", mas esta vontade acaba sempre por esbarrar em algumas limitações. Em primeiro lugar limitações da RTP, que deveria pôr os preconceitos de lado e eliminar de uma vez por todas a regra da obrigatoriedade da língua portuguesa, regra essa que acaba por cercear, à partida, a vontade de muitas pessoas de enviar maquetas para o Festival. Vivemos num mercado global e a RTP deveria dar o exemplo, incentivado a criação artística sem limitações, de modo a dinamizar o mercado musical português. Por outro lado, a RTP deveria encetar conversações com diversas produtoras musicais por forma a envolver no Festival os artistas já presentes no mercado e com alguma notoriedade. Isto elevaria a credibilidade (e as audiências) do Festival. Outro aspecto que se deveria ter em conta é a apresentação em palco de algumas canções. A produção do Festival deveria trabalhar mais de perto com os artistas por forma a não os deixar entregues a si próprios, tentando pôr em palco actuações cativantes que valorizem as canções.
No entanto, apesar de tudo, a RTP está de parabéns pelo espírito renovado em relação ao Festival, o que significa que podemos esperar coisas muito boas nos próximos anos. O Festival está para durar...

7 pontos

Diogo Silva: Antes de mais quero dar os parabéns à Filipa Azevedo pela vitória obtida no Festiva da Canção. Começo por dizer que se isto continuar assim, o Festival da Canção vai ter o seu fim anunciado para breve, está a perder toda a credibilidade. São cada vez menos os artistas que ainda participam no festival da canção, e o publico deste concurso cada vez é menor. Tudo isto na minha sincera opinião se deve um vez mais a escolha errada da RTP em colocar um Júri na Final, júri esse que não tem credibilidade, e alguns nem formação na área da música. Na minha humilde opinião a escolha canção vencedora, não foi de longe a mais acertada!!! Acredito que poderá ter havido o famoso joguinho de bastidores. Este longe de ser um grande espectáculo. Foram muitos os erros cometidos pela RTP.

5 pontos

Eurico Alves: Assim como diz a canção da Filipa “…a vida é uma só, não volta atrás…”, e esta parte assenta que nem uma luva no FC10, uma vez que, na minha opinião, está perdida uma óptima oportunidade de Portugal vingar lá fora. As injustiças nas semi-finais, principalmente na primeira com a não-passagem das “Ouro” (possivelmente devido ao fraco som ouvido em casa), marcaram-me logo e deixaram-me já um pouco de pé atrás acerca daquilo que se viria a passar no dia 6. O palco estava espectacular, e o Campo Pequeno foi também um bom local escolhido, se bem que na minha opinião foi algo precipitado, pois passou-se do 8 para o 80, e talvez tenham sido depositadas demasiadas expectativas que não se vieram a realizar; no meu ver para já não compensa haver semis; podiam criar outra maneira de revelar as finalistas sem ser em mais 2 espectáculos, pois o publico português cansa-se com muita facilidade. Enfim, voltando-me agora para a final, confesso que ainda estou triste com o resultado final; no dia 7 fui incapaz de falar acerca da noite passada, embora ela estivesse sempre presente no meu pensamento. Muito gostava eu de saber o que é que a canção da Filipa tem que a da Vanessa não tem, isto para não fugir das baladas, pois tendo em conta que o ESC já tem baladas que chegue, “Canta Por Mim” era a canção mais indicada para nos representar, mas “Alvorada” era a melhor a concurso, e mesmo sendo esta última a ir ao ESC, era sem dúvida uma canção muito forte para a vitória. Continuo indignado, e não percebo, de todo, a votação do júri, não é que a canção da Filipa Azevedo não seja boa, mas havia melhores a concurso e, deste modo, a representação portuguesa não passará de mais uma, devido à sua “banalidade” e capacidade de facilmente ser esquecida. Ficar em 2º ou 3º lugar não é mau, mas nos dias de hoje, se a canção vencedora já tem pouco impacto na sociedade, então as classificadas em 3º ou 2º, neste caso muito injustamente, serão completamente “abafadas” e esquecidas; haja alguém que as ponha a passar numa rádio ou numa novela da TVI, a ver se finalmente vingam. Ainda mais espécie me faz o facto da canção vencedora tê-lo sido “por acaso”, pois não fazia parte dos planos do autor participar nesta edição, e canções como a da Vanessa que tão bem foram pensadas por parte quer da intérprete como dos autores, acabaram por não vencer. O sucesso do FC10 poderia ter sido maior, caso a RTP não necessariamente tivesse feito mais publicidade, mas sim tê-la feito em melhores horários (5 min antes do Telejornal era o essencial) por isso as baixas audiências são muito devido à forma como a RTP divulgou o evento. Em casa quem assistia ao FC dificilmente ficava empolgado; o som em casa estava mau (instrumental leve e muito seco). No entanto há que dar os parabéns ao palco, realização, etc, já soava a ESC! O FC10 podia ter sido perfeito, mas não foi… :( Se fosse eu que estivesse no lugar da Filipa Azevedo, teria o bom senso de tentar perceber o porquê de tanto rebuliço, e depois chegaria à conclusão de que de facto a “minha” não era a melhor canção a concurso, e depois, das duas uma, falava com o compositor e tentava perceber até que medida a canção pode ser alterada de modo a ficar tão boa ou melhor que a “minha” principal concorrente (Alvorada), ou então teria o bom senso de desistir. Que mais nos resta senão apoiar a Filipa?! Parece-me que este foi uma ano… “cobaia”.

7 pontos

Fabiana Silva: Em grande parte, o Festival da Canção 2010 foi um espectáculo lindíssimo, não só pelo nível das canções concorrentes quanto pelo entorno - interval acts, público, local, organização... Um grande exemplo de como se fazer uma final nacional. Porém, um problema com o júri tirou um pouco do brilho à grande festa. Visivelmente, o público português queria a Catarina em Oslo, e ela mostrou que estava preparada para isso, com uma belíssima apresentação, impecável na parte vocal, levando o público ao delírio. Mas o júri quis que Filipa fosse a escolhida e assim, foi. A Filipa também apresentou muito bem o seu tema, porém, num ESC já cheio de baladas, um país sem vizinhos e do oeste pode acabar sendo ofuscado. O resultado final não foi o mais justo possível, mas é indiscutível a qualidade da Filipa para representar Portugal, ainda que Catarina o fizesse melhor. Problemas de parte, também devemos lembrar de uma 'injustiçada' da noite, a Vanessa, que, na minha opinião, teve a melhor performance vocal do Festival da Canção. Talvez "Alvorada" não fosse muito longe no ESC, mas ela poderia ter um grande efeito Jade Ewen no público. A maior surpresa, na minha visão, foi The Agency. Não gostava muito da canção quando ouvi os sampler mas, na versão ao vivo, fiquei impressionada. Como cantam bem, como sabem se pôr-se à frente do público! Merecem um enorme “Parabéns”, assim como todos os participantes, que deixaram o corpo e a alma para os fãs que estavam no Campo Pequeno. Espero que 2011 tenha o mesmo alto nível de 2010! Parabéns a todos os organizadores e boa sorte Portugal! Devido aos erros dos júris, dou a seguinte pontuação:

8 pontos

Gil Silva: Depois de uma semana do festival, e depois de as coisas ficarem mornas o que posso dizer no geral tiveram um dos melhores festivais (desde que eu assisto). A escolha no espaço, Campo Pequeno, foi uma boa aposta da RTP para alargar a plateia, visto que nos anos anteriores não era tanta gente assim que assistia ao vivo (também não comparemos os espaços). O palco foi sem dúvida aquilo que mais me agradou, muito bem concebido, tivemos um dos melhores cenários a nível das finais nacionais este ano. A imagem também não esteve má, porém preferia o antigo logótipo. Agora a parte mais importante, as músicas, a nível geral tivemos grandes músicas a concurso, mas algumas delas ao vivo não mostraram a qualidade que tinham nos respectivos demos. Referindo-me agora apenas á grande final, tínhamos 3 “grandes” músicas a disputar pela vitória (Filipa, Vanessa e Catarina). A melhor performance foi sem duvida a Catarina e a melhor voz a Vanessa. Quanto à grande vencedora, “Há dias Assim”, marcou o júri, talvez, pela simplicidade, pelo sentimento que transmite ao público e pela excelente voz da Filipa. O que gostei menos foi sem dúvida o final, quando começaram os assobios entre outras coisas para a Filipa, visto que ela não tem culpa acho que foi uma má atitude por parte do público. Tenho também que referir que a Sílvia Alberto conduziu muito bem todo o programa. O que nos resta agora, é apoiar a Filipa que vistas bem as coisas tem uma boa música.

10 pontos

Nuno Carrilho: Este ano o Festival tinha o melhor lote de finalistas de toda a década passada, de baladas a pop/dance, muitos estilos marcaram presença, novos talentos sem mostraram e já artistas com grandes carreiras se demonstraram. Desde o lançamento da semi online, demonstrei o meu apoio a 2 músicas em especial: Alvorada e Canta Por Mim. Apesar de gostar imenso destas 2 músicas também gostava imenso da Chuva, A Tua Voz, O Amor Não Sabe, o Meu Coração Não é Meu e muito em especial a música da Filipa Azevedo "Há Dias Assim". Durante as semis algumas (muitas) ficaram pelo caminho, mas depois das actuações finalizei o meu top: 1ºAlvorada 2ºCanta Por Mim e 3º Há Dias Assim. Uma destas 3 bem podia representar Portugal e foi o que aconteceu. Se houve injustiças, sempre as houve, se houve regalias, sempre as houve, mas uma coisa envergonhou-me muito. A reacção do público (alguns) a assobiarem a Filipa foi muito feio. A Filipa irá certamente representar muito bem Portugal em Oslo e pode ser que para o ano jogaremos em casa. Para finalizar, deixo os meus parabéns á vencedora, mas também a Vanessa e á Catarina pelas brilhantes actuações e aos restantes participantes.

12 pontos

Ricardo Ferreira: Foi um espectáculo excelentemente realizado. A todos os níveis. Imagem, espaço acolhedor, grafismo...sem dúvidas que a RTP esmerou-se.

12 pontos

Total: 61 pontos (média de 8 pontos)

2 comentários:

  1. Ola. Esta conversa de favorecimentos e de quem devia ter ganho era Canta por mim ja cansa e muito.

    A minha opcao como outsider e nao residente em Portugal e a seguinte:

    Canta por mim, seria TALVEZ uma melhor opcao, porque ha imensas baladas sim. MAS, nao e grande cancao e demasiado parecida com participacoes anteriores.

    Alvorada? Nao entendo qual o fascinio por esta cancao. Apenas mais uma cancao mediana, com uma cantora que sim tem uma boa voz, mas que em minha modesta opiniao passou boa parte de cancao a berrar e a cantar demais (tipo o que a Celine Dion faz em muitas das suas cancoes). So teve 6 pontos do publico! Poucos comentam esse facto.

    Ha dias assim, uma cancao mediana, com uma interpretacao simples e eficaz. Vai-se dar bem na Eurovisao? Espero enganar-me, mas nao acho que passe da semi-final. Porque? O de sempre, nao temos vizinhos! Porque sejamos sinceros, comparando com o que vem la dos outros paises, esta cancao tem classe e e boa!

    Os resultados? Bom eu concordo com o juri, em qualidade Ha Dias Assim era a melhor das 3 cancoes. Eu tambem concordo com o publico, Canta por mim era mais apelativa. Mas nao esquecamos umas quantas coisas, este mesmo publico colocou em 2o lugar uma cancao terrivel e fora de moda, este mesmo publico queria a esganicada da Luciana a berrar o ano passado em vez da qualidade dos Flor de Lis. O publico nao esta sempre certo, nao nos esquecamos disso! Vejam como o juri volta a entrar na Eurovisao!

    E deixem-se de birras, a moca ganhou, o resultado esta entregue. O regulamento era claro. Deixem-se de querer encontrar "loopholes".

    PS - mil perdoes pela falta de acentos, mas nao os tenho neste teclado. And finally, the UK jury votes 12 points to Portugal.

    ResponderEliminar
  2. O espectáculo foi bom, a RTP esforçou-se e teve um Festival da Canção com um nível nunca antes visto tem termos de espectáculo. Em termos de canções, foi mediano. Em termos de respeito pelo telespectador e pela sua vontade, assim como respeito pela maioria do público que se deslocou ao Campo Pequeno na final, foi desastroso. Para o ano duvido que a sala encha, onde quer que o espectáculo se realize. Levamos mais uma canção chorosa e uma intérprete que não conhecia praticamente nada do festival. Inadmissível.

    ResponderEliminar