Olhares sobre o ESC2017: Albânia


Albânia
Intérprete(s): Lindita 
Tema: World



Cláudio Rodrigues - Depois da asneirada que foi 2016, eis que Lindita se segue na representação do pequeno país dos balcãs. Um instrumental interessante, algo até orquestral, não fosse o "Festivali i Kenges", um dos poucos que ainda usa uma orquestra ao vivo numa final para a Eurovisão. Na minha opinião, acho a língua albanesa mais “melodiosa” que a inglesa (note-se o que aconteceu em 2016). Infelizmente, optou-se por fazer World, para suceder a Bote e a música perdeu encanto. A cantora tem uma prestação aceitável, mas receio que não terá muito sucesso e as hipóteses de qualificação são mínimas.

2 pontos

Fabiana Silva - Novamente a Albânia não fez bem ao ajustar a canção vencedora do "Festivali i Këngës" para o Eurovision. Botë já não era tão competitiva antes, contudo o albanês lhe dava algum charme. Em inglês, eu não consigo entender quase nada do que Lindita canta. Sem contar que aquele agudo no final é totalmente dispensável. Acho que ela quis mostrar demais seu poder vocal, mas o tiro saiu pela culatra e o resultado extrapolou os limites do aceitável.  

1 ponto

Hugo Sepúlveda - A proposta albanesa é das mais fracas do ano e nem com um "revamp" se salvou. Lindita tem uma boa voz – o ponto forte -, mas a música serve apenas para mostrar isso, acabando por se tornar um exagero e muito cansativa. O próprio instrumental é difícil de digerir nas primeiras vezes, mas posteriormente lá se vai tornando mais fácil de ouvir. A mensagem é básica e a letra também não é propriamente original. Duvido muito que chegue à final, especialmente na semifinal onde se encontra.

4 pontos

Lisa Garden - Não aprecio este tipo de instrumental. É muito pesado! E também não gosto muito da dramatização na interpretação, muito embora ela seja uma ótima cantora. 

8 pontos

Márcia Rodrigues - À semelhança do ano passado, a Albânia decidiu apresentar-nos uma música em albanês e mais tarde traduzi-la para inglês. Não aprende mesmo, não é? Não sei se é por ter sido a primeira canção a ser escolhida, e me ter habituado à versão albanesa, mas não me consigo habituar a World. A voz fantástica da Lindita é o que dá alguma notoriedade ao tema, especialmente no refrão, no entanto não é suficiente para ganhar um lugar entre os finalistas.

1 ponto

Nuno Carrilho - Se aquando da vitória no "Festivali i Këngës" gostei da candidatura vencedora, o mesmo não posso dizer depois das transformações de que a mesma foi alvo... Tem força? Tem. É bem defendida? Muito bem. Mas tornou-se uma canção tão banal, com um instrumental tão sem sal, que perdeu toda a magia... Não estou a ver grande sucesso para a Albânia e suspeito que só consiga apurar-se aproveitando-se de um desaire maior de um dos outros países. Saudades da velha Albânia...

5 pontos

Pedro Lopes - Depois do desaire da edição de 2016, a Albânia poderia ter apostado mais forte numa tentativa de regressar à final da competição. Lindita é uma cantora poderosa, e World é também uma canção com algum teor épico e forte, talvez não o suficiente para conseguir um lugar na final. Pessoalmente, acho que a Albânia continua a fazer más escolhas. Este tema ficaria muito melhor na versão da língua nativa. 

4 pontos

Rúben Ameixa - A música em si faz-me lembrar a trilha de um qualquer filme de ação pelo misto de estranheza com um q.b. de mistério. Gosto da voz da Lindita. Ainda assim, não sei se será música para ocupar um top10 pelo facto de que pode facilmente tornar-se apenas “mais uma” no meio de tantas do género e por isso ser esquecida. 

4 pontos

Rui Canatário - A Albânia apresenta-se este ano na Eurovisão com uma canção que não me enche os ouvidos e muito menos a alma. A música acaba por seguir o tradicional género de música “trágico-romântica” fazendo jus à letra, que apesar ter algum interesse nada nos traz de novo, mantendo o tema habitual deste tipo de canção. Não coloco em causa o valor musical da intérprete (Lindita), que a meu ver, pelo timbre o fulgor da sua voz, foi a escolha ideal para a canção em questão. Contudo, esta não é de modo algum a minha canção favorita.

4 pontos

Tiago Ribeiro - A música que a Albânia nos apresenta este ano é uma música que podemos considerar como sendo poderosa e num constante crescendo. O problema deste país é que nos apresenta sempre algo semelhante todos os anos. A cantora tem uma boa voz e a música não se pode considerar má. Para ajudar, o inglês ainda melhorou a canção, contrariamente a outros anos. No entanto, não prevejo uma passagem à final pelo problema que falei anteriormente e também por este país atuar numa muito forte primeira semifinal.

3 pontos



Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário:

  1. Uma canção tenebrosa, uma música ruidosa e um cenário muito pesado e ofuscante.Ouvi pela primeira vez esta canção e não ganhei nada com isso para meu desespero, porque da música eu espero sempre que me ponha feliz e não foi propriamente o caso. Pontos: um nulo.

    ResponderEliminar