Olhares sobre o ESC2017: Chipre


Chipre
Intérprete(s): Hovig
Tema: Gravity



Adão Nogueira - Logo que começo a ouvir Gravity lembro-me de outra música conhecida (e por sinal bem melhor). Apesar disto a canção começa bem, é uma canção moderna, vibrante que culmina num refrão um pouco chato e cliché, acabando por não ter o seu auge nessa parte. Apesar disso é uma musica interessante de se ouvir, mas falta-lhe um pouco de força para que possa ser memorável. 

7 pontos

André Pereira - Não gosto nada desta música. Esperava mais de Chipre este ano, depois de no ano passado ter levado uma ótima canção! O instrumental é uma espécie de Human de Rag'n'Bone Man. De resto, só desejo mesmo boa sorte a Chipre!

0 pontos

Filipe Batista - Gravity é provavelmente a música que mais desceu no meu top nos últimos tempos. Ouve-se bem, mas acaba por cansar ao longo do tempo. O primeiro impacto é forte, e isso poderá ser essencial para as suas hipóteses de passagem, mas mesmo assim não acredito que a música em si e a apresentação em palco tenham os ingredientes suficientes para colocar este país na final. O seu futuro no ESC é imprevisível.

5 pontos

Mariana Trindade - O “eu” refere-se a alguém para ser a sua gravidade , a sua companhia, o seu coração, mas também que, quando essa pessoa cair, que a apanhe. A letra está original, muito diferente do que se costuma ler, tornando este amor muito “espacial”. O artista tem uma voz muito bonita e forte, e transmite muito bem a mensagem. O instrumental está muito eurovisivo, e é um dos favoritos para vencer. As atuações que o artista já teve, foram muito positivas pois não houve problemas de afinação.

12 pontos

Nelson Costa - Mais uma parceria transnacional na Eurovisão, desta vez com equipas cipriotas e suecas. Contudo, desta vez, o curriculum invejado de Thomas G:Son não traz nada de novo para a Eurovisão, e quem fica a perder é Chipre que não consegue, mais uma vez, inovar no concurso. Fiquei, por isso, surpreendido pela negativa. Hovig tem uma boa voz, interpreta com competência este tema, mas Gravity peca por ser extremamente repetitiva e cansativa, não obstante se tratar de uma canção moderna. Na Eurovisão, uma canção para se destacar em 3 minutos tem de ter o efeito “wow”. Não acontece aqui, pelo menos aos meus olhos e ouvidos. O que poderá salvar Hovig em Kiev é uma boa atuação em palco, muito na linha do videoclip que está muito bem conseguido. 

5 pontos

Paulo Morais - E depois do Space do Slavko vem o Gravity do Hovig. Isto anda muito "out of space"… sei lá, ouço isto e no final nada. Gostava que este pais enviasse temas mais seus, com sonoridades da ilha. Final? Por mim não, para aprenderem…

4 pontos

Ricardo Matias - Esta música faz-me lembrar muito o Human de Rag'n'Bone Man. Neste sentido, a aposta de Chipre para este ano soa-me a algo “cheap” e “bland”. Não querendo deturpar a qualidade da música ou do cantor, a forte semifinal em que se encontra, associado ao historial de passagens da final por parte de Chipre, faz com que este ano Chipre se apresente com “mais uma música dance” que não se destaca ou difere de outras que se apresentam na mesma semifinal. Neste sentido, não acredito que Chipre passe à final este ano, mesmo tendo a Grécia como sua companheira na mesma semifinal.

5 pontos

Tiago Alves - Eu não consigo gostar disto nem ver o que todos gostam nesta canção. Isto soa a mais uma música do G:Son rejeitada para o Melodifestivalen. O instrumental soa muito à Human do Rag'n'Bone Man e a letra, tal como a música, não é memorável. O único ponto a destacar pela positiva nesta proposta é o cantor que merecia uma música melhor. Considero uma das composições mais fracas do G:Son para a Eurovisão. Desde que em 2015 o Chipre se qualificou para a final tudo é possível, e ainda por cima este ano com uma música que está a ser bem recebida pelos eurofãs, prevejo uma passagem à final ficando entre o 20º e 26º lugar. 

3 pontos

Wanda Stuart - A sonoridade lembra Human do Rag'n'Bone Man. É um tema com força, o cantor cumpre, tem uma voz potente e a coreografia do vídeo é interessante.

8 pontos




1 comentário:

  1. Já ouvi isto em qualquer lado, não me parece nada original.Não aprecio muito o estilo do artista, por isso vou dar apenas 1 ponto pelo esforço, na tentativa de querer trazer para a ribalta uma obra fresca com estilo, embora sem resultado.

    ResponderEliminar