Olhares sobre o ESC2017: Roménia


Roménia
Intérprete(s): Ilinca ft. Alex Florea
Tema: Yodel It 



Bruno Faria - Esta canção não é totalmente má, isto é, tem algo que me prende, no entanto, aquelas vocalizações da cantora para mim são muito estranhas. Não estou a ver o júri a votar na Roménia. Também não estou muito convicto que terá muito suporte do público.

4 pontos

João Diogo - A Roménia tem um daqueles temas que ou se ama ou se odeia, tal como a canção portuguesa. Eu gosto, mas se ouvir mais do que uma vez torna-se muito irritante. A primeira audição é agradável mas à segunda já é "yodel" de mais para mim. A facilidade com que Ilinca faz o "yodel" deixa-me sempre espantado. É um proposta como não se via há muito e a Eurovisão mudou bastante. Não tenho dúvidas que o público gostará mas prevejo muitas dificuldades com o júri. Ainda assim, deve passar à final sem dificuldades de maior. Alex e Ilinca precisam de trabalhar a presença de palco.

5 pontos

José Godinho - É uma música gira e gosto da batida. Prefiro o cantor, já que a alusão ao "Yodel" dos Alpes é subtil. Em contrapartida, a cantora torna-se um pouco irritante com tanto "Yodel" a sério. Mas enfim! Ouve-se, embora não me deixe vontade de a ouvir muitas vezes!

5 pontos

Mariana Trindade - O “eu” diz a alguém que essa pessoa está sempre a dizer não às boas coisas e para não esconder a luz que está dentro de si. Diz que é um sonhador e que vai ensiná-lo e, que se nunca tentar, nunca vai estar vivo. A parte da rapariga, no Yodel It!, está muito boa e canta algo típico, o “yodeling”, numa forma muito rápida, que é demonstrado na facilidade em cantar esse estilo de música, que necessita de prática. O rap do cantor também está bom, mas não se compara à voz dela. O instrumental está muito simples e deveria ser melhor do que ele está. Ao principio há um  som dos tambores, que parece que destaca só o “yodeling” que a rapariga canta. Ao nível de atuações, a cantora tem uma performance muito melhor que a do rapper e, para mim, se fosse só ela a cantar, a música teria mais sucesso e destaque.

3 pontos

Nelson Costa - Yodel It é daquelas canções que causa o efeito “adoro ou odeio”. Eu fico-me pelo meio da tabela. Uma coisa é certa: ninguém fica indiferente. Todos têm uma opinião depois de ver e sobretudo ouvir a proposta romena deste ano. E não é isto que se quer na Eurovisão? Enquanto uns dizem que a canção é "catchy", dançável e orelhuda, outros acham-na irritante, repetitiva e com letra paupérrima. Eu entendo ambos os lados. Uma coisa é certa: é uma proposta completamente distinta das demais a concurso, sendo certo que dificilmente aquele "yodelei, yodeleio" vá sair tão cedo da cabeça de muitos europeus. 

5 pontos

Pedro Coelho - "Good old Eurovision". Uma música pop que mistura sons regionais com hip-hop. O toque étnico de Yodel It conquistou-me à primeira audição e desconfio que o efeito se pode replicar pela Europa na noite de Kiev, desde que o guarda-roupa melhore substancialmente e os problemas vocais sejam resolvidos. É melhor na versão estúdio que naquela que foi apresentada durante a final nacional, mas este ‘Yodelei, Yodelo’ cola-se mesmo ao cérebro. A delegação romena tem algum trabalho a fazer durante o próximo mês, mas algo me diz que isto vai correr bem.

12 pontos

Rodrigo Sousa - Depois do ano passado serem expulsos do concurso por causa das dívidas, não me parece que a Roménia esteja mesmo preocupada com o concurso. Isto, para mim, parece uma canção apenas para gozar com a nossa cara. Não é toda a gente que consegue fazer aqueles "yodels", mas por amor de Deus...

1 ponto

Tomás Nabais - Uma proposta engraçada, festivaleira e contagiante, mesmo dentro dos padrões eurovisivos. A introdução do Yodel It por parte de Ilinca foi uma aposta certa e dá um ar da sua graça. Penso que muita gente vai cantarolar esta música de inspiração austríaca, mais especificamente do Tirol e que na final se poderá destacar. 

7 pontos

Wanda Stuart - Uma mistura de rap com o tirolês (típico da Áustria, não da Roménia) que não resultou. Além de que a cantora desafinou, o que é imperdoável numa competição deste nível...

2 pontos




1 comentário:

  1. Quer me parecer que o cantor utiliza mais a sua garra na componente corporal quando ao invés devia pôr as suas cordas vocais a trabalhar. Não obstante esta divergência e mesmo sendo a primeira vez que oiço a representação romena gostei do que vi. Um par muito buliçoso tendo ela de facto uma aparência muito agradável. Por isso, os meus 8 pontos.

    ResponderEliminar