[Olhares sobre o ESC2023] Albânia


Albânia
Intérprete(s): Albina & Familja Kelmendi
Tema: "Duje"



Cláudio Guerreiro - "Duje" é tudo aquilo que podíamos esperar de uma música vinda Albânia: uma proposta com traços étnicos e vocais poderosos. Apesar de não ter sido a minha proposta preferida da final nacional, consigo entender os traços que levaram o público albanês a escolhê-la. A atuação é do mais simples que há, mas acaba por ser muito efetiva e de certo modo até me faz ter vontade de fazer parte da família Kelmendi para ir para o palco cantar com eles e sentir toda aquela energia. Além disso, tem um refrão que fica logo na cabeça na primeira audição. Muita gente coloca a Albânia fora do leque da final, mas sendo das poucas músicas com traços étnicos este ano e estando numa semifinal tão aberta, não tiraria a Albânia tão facilmente do acesso à final. Pontuação: 6 pontos

Emanuel Filipe - A Albânia é presença habitual no meu top 10. No entanto, pelo segundo ano consecutivo, a participação do país ficou aquém das expectativas. Não quero, com isto, comparar a proposta de Albina à da sua antecessora, uma vez que "Sekret" foi o bater no fundo. A Albânia mudou de sistema de votação na sua final nacional no ano errado. A proposta de Elsa Lila, caso conseguisse avançar para a grande final da Eurovisão (o que provavelmente iria acontecer) faria um resultado extraordinário junto do júri. A Albânia decidiu que o público é quem mais ordena, e há que respeitar o tiro no pé. Atenção que tenho imenso respeito por esta proposta, e está entre o meu lote de finalistas. Valorizo sempre países que levam à Eurovisão algo que demonstra o seu caráter nacional. No entanto, tirando o lado étnico desta proposta e a boa performance vocal, temos uma canção que estará sempre muito dependente da diáspora albanesa para escapar aos últimos lugares. Pontuação: 6 pontos

João Monteiro - A Albânia a não fugir ao seu conservadorismo musical! Gosto da canção, voz muito forte como é habitual nas candidaturas albanesas para o festival mas tenho imensas dúvidas se irá à final até porque estão numa meia final teoricamente mais imprevisível onde qualquer um pode passar ou não passar. Estou curioso para saber qual será o destino final (espero vê-los na final). Pontuação: 6 pontos

Marcelo Silva - Um tema familiar e amigável. ‘Duje’, tema que apela à união familiar, e isso representa bem a cultura Albanesa. Eu vivo num país em que a comunidade Albanesa é grande, e o facto de conhecer um pouco esta cultura mais de perto, penso que a Albânia nunca enviou um tema que representasse tão bem a sua cultura como ‘Duje’. Pessoalmente, a proposta da Albânia não move qualquer tipo de sentimento, infelizmente a Albânia deitou tudo a perder em Dezembro, tinham propostas bem melhores a concurso. A passagem à final em Liverpool será possível sim, devido à comunidade Albanesa espalhada pela Europa. Mas isso não chega, por isso, vamos-nos deixar surpreender. Pontuação: 4 pontos

Nuno Carrilho - Normalmente, a Albânia marca presença no meu top10 do Festival Eurovisão, com a classificação a subir aquando do tão tradicional revamp. Contudo, este ano, o caso foi precisamente o contrário. "Duje" nunca me encheu completamente as medidas mas, durante muito tempo, figurou no meu lote de quase-favoritos da edição, do qual saiu com o lançamento da nova versão que acabou por tornar a canção... meh. Posso mudar de opinião com o direto, que longe estou eu de ser coerente, mas tenho muitas dúvidas que a Albânia passe... ou que volte aos meus favoritos. Pontuação: 6 pontos

Tomás Nabais - A Albânia nunca desiste de enviar para o ESC as suas músicas cheias de etnicidade e representativas do seu país e é isso que eu gosto de ver, para além de cantarem sempre em albanês. Quanto ao tema defendido por Albina e sua família (sim, penso que pela primeira vez teremos uma família num palco do ESC: pai, mãe, filha e irmãos) agrada-me sobretudo o instrumental rico e étnico e a voz de Albina, todavia não sei se será suficiente para uma passagem na Grande Final. Pontuação: 5 pontos

Pontuações individuais:
Adão Nogueira - 8 pontos
Cláudio Guerreiro - 6 pontos
Emanuel Filipe - 6 pontos
Gonçalo Canhoto - 5 pontos
Hugo Sepúlveda - 3 pontos
Ivo Mendonça - 5 pontos
Joana Moreno - 5 pontos
João Diogo - 3 pontos
João Monteiro - 6 pontos
Madlen Tutelian - 6 pontos
Marcelo Silva - 4 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Patrícia Gargaté - 2 pontos
Pedro Dias - 8 pontos
Rafael Fonseca - 5 pontos
Rita Fonseca - 4 pontos
Rita Reis - 2 pontos
Sérgio Fernandes - 2 pontos
Sofia Valadar - 4 pontos
Tomás Nabais - 5 pontos

TOTAL: 95 PONTOS

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL /Vídeo: Eurovision.tv

2 comentários:

  1. A Albânia exibe um folclore algo semelhante à música tradicional apresentada pela Espanha e que parece ter raízes ciganas. Este tipo de lengalenga com choros à mistura não me seduz muito. Recebe: 1 ponto.

    ResponderEliminar
  2. A Albânia exibe um folclore algo semelhante à música tradicional apresentada pela Espanha e que parece ter raízes ciganas. Este tipo de lengalenga com choros à mistura não me seduz muito. Recebe: 1 ponto.

    ResponderEliminar